sábado, dezembro 29, 2007

Grêmio homenageia Adalberto Vianna

Adalberto Vianna
27.12.2007
Homenagem póstuma ao conselheiro
Faleceu na madrugada do último dia 25, o conselheiro gremista Adalberto Buys Vianna.
Vianna nasceu em Porto Alegre no dia 22 de maio de 1927 e era conselheiro do Grêmio desde 1983.
Em 1985, durante a gestão do presidente Irany Sant’Anna, Adalberto Vianna foi Vice-Presidente de Administração.
Nesse período, o Grêmio conquistou o bi-campeonato gaúcho de 85/86, o troféu Palma de Mallorca na Espanha e as copas Rotterdam e Phillips, na Holanda.
O Grêmio se solidariza com a família do conselheiro e presta homenagens pelos diversos serviços prestados ao clube.
Em 1982, Adalberto Vianna foi Diretor Administrativo do Grêmio (Vice-Presidência de Administração) e, em 1983, foi Diretor na Vice-Presidência de Assuntos Extraordinários, primeiros dois mandatos da gestão Fábio Koff.
Era muito querido, respeitado e admirado por todos que o conheciam.

segunda-feira, dezembro 24, 2007


domingo, dezembro 23, 2007

Nosso presente de Natal para você

O presente de Natal do Blog Grêmio Imortal para você é a dica de um site que descobrimos neste final de semana e que foi para o ar agora no mês de dezembro. Trata-se de um blog destinado especialmente ao título mundial gremista de 1983 e que certamente emocionará você torcedor tricolor. Há uma série de imagens e recortes de matérias da imprensa que oferecem ao público mais jovem, que não testemunhou a façanha, a dimensão do acontecimento de 24 anos atrás. As fotografias de Porto Alegre recebendo os heróis da conquista gremista são inacreditáveis para os padrões atuais de comemoração na cidade. A recepção foi infinitamente maior que qualquer uma já registrada na capital, justficando a machete de capa do jornal da época de que "Porto Alegre enlouqueceu". Parabéns ao autor André Kruse pelo blog (acesse aqui) que promove este resgate do maior título da história do futebol gaúcho.

sexta-feira, dezembro 21, 2007

Dicas do Pires

Uma das formas de loucura é fazer sempre as mesmas coisas e esperar resultados diferentes.

segunda-feira, dezembro 17, 2007

GRÊMIO É DESTAQUE NO SITE DA FIFA


O Grêmio é destaque no site da Fifa entre os CLUBES CLÁSSICOS campeões do mundo.
Clubes clásicos
Grêmio
El Grêmio Football Porto-Alegrense fue fundado el 15 de septiembre de 1903 en un restaurante de Porto Alegre. Estaban presentes veinte personas, entre ellas Cândido Dias, Guilherme Kaelfels y el primer presidente, Carlos Luiz Bohrer. Todos eran descendientes de inmigrantes portugueses y alemanes instalados en Porto Alegre, la capital de Rio Grande do Sul, situada a unos 150 kilómetros de la frontera con Uruguay.

Grêmio
Perspectiva general
Detalles
Un Renato intratable lleva a Grêmio hasta la gloria

Un poco de historia
El Grêmio Football Porto-Alegrense fue fundado el 15 de septiembre de 1903 en un restaurante de Porto Alegre. Estaban presentes veinte personas, entre ellas Cândido Dias, Guilherme Kaelfels y el primer presidente, Carlos Luiz Bohrer. Todos eran descendientes de inmigrantes portugueses y alemanes instalados en Porto Alegre, la capital de Rio Grande do Sul, situada a unos 150 kilómetros de la frontera con Uruguay.
Este Estado, el más meridional de Brasil, presenta un clima más riguroso que el resto del país. Algunos afirman que esta realidad geográfica ejercería una influencia sobre la forma de jugar al fútbol en la región: allí el deporte rey sería, de forma natural, mucho más físico y directo que el tradicional fútbol samba tan apreciado en la nación sudamericana.
En un principio, el Grêmio debía lucir los colores azul y habano del Exeter City inglés, pero la falta de tela de esta última tonalidad en Porto Alegre hizo que la camiseta fuese evolucionando, hasta la adopción del modelo definitivo en 1929. Azul, negro y blanco son ahora los colores del club.
El 6 de marzo de 1904, el Grêmio disputa su primer partido oficial en el Estádio da Baixada, recién construido en el barrio de Moinhos de Vento. Cincuenta años más tarde se erige el Estádio Olímpico Monumental, con un aforo de 60,000 localidades. A pesar de estas sólidas bases, una treintena de títulos gaúchos (liga estatal) y una espectacular rivalidad con el Internacional de Porto Alegre, el Grêmio no conquistaría su primer título de Brasil hasta 1981, es decir, 78 años después de su creación. Entonces dio comienzo su época dorada: en el decenio de 1980, el Grêmio gana una Copa Toyota y una Copa Libertadores, pasando a ocupar desde entonces un lugar destacado en el panteón de los clubes brasileños y rivalizando con los poderosos equipos de Rio de Janeiro y São Paulo.
Partidos
Copa Toyota 1983
Grêmio 2-1 Hamburgo
Reporte del partido
Perfil del club
Grêmio Football Porto Alegrense Ciudad: Porto Alegre (Brasil) Fundación: 15 de septiembre de 1903 Estadio: Olímpico Monumental Colores: Camiseta azul con rayas verticales negras Palmarés:2 Copas Libertadores (1983, 1995), Finalista Copa Libertadores (1984), 1 Copa Toyota (1983), Finalista Copa Toyota (1995), 1 Recopa Sudamericana (1996), 2 ligas de Brasil (1981, 1996), 4 Copas de Brasil (1989, 1994, 1997, 2001), 1 Supercopa de Brasil (1990), 34 ligas del Estado de Rio Grande do Sul 33 ligas de la ciudad de Porto Alegre. Nombres ilustres:Leão, Eurico Lara, Paulo Roberto, De León, Casemiro, Wilson Tadei, Paulo Isidoro, Tarcísio, Odair, Renato Gaúcho, Valdo, Nilson, Paulão, Charles, Roberto Assis, Jardel, Ronaldinho Récords:85,721 espectadores en 1981 para el partido de la liga brasileña Grêmio-Ponte Preta (0-1) Página web oficial:http://www.gremio.net/
Veja em:

Transferência para o exterior: desbloqueio de valores


Venda de jogador de futebol ao exterior: bloqueio de valores em execução fiscal é medida excepcional
AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº 2007.04.00.024629-9/RS
RELATOR : Des. Federal JOEL ILAN PACIORNIK
AGRAVANTE : GRÊMIO FOOTBALL PORTO-ALEGRENSE
ADVOGADO : Claudio Leite Pimentel e outro
AGRAVADO : UNIÃO FEDERAL (FAZENDA NACIONAL)
ADVOGADO : Simone Anacleto Lopes
EMENTA
TRIBUTÁRIO. PROCESSUAL CIVIL. EXECUÇÃO FISCAL. INEXISTÊNCIA DE COMPROVAÇÃO DO PARCELAMENTO DOS DÉBITOS À ÉPOCA DO BLOQUEIO DE VALORES ORIUNDOS DA VENDA DE ATLETA DE FUTEBOL PROFISSIONAL AO EXTERIOR. ART. 185-A DO CTN. REQUISITOS. INOCORRÊNCIA. OFERECIMENTO, NO PRAZO LEGAL, DE BEM IMÓVEL À PENHORA. RECUSA ILEGÍTIMA.
1. O fato de existir previsão na Lei 11.345/2006 – recentemente alterada pela Lei nº 11.505/2007 – acerca da possibilidade de parcelamento dos débitos tributários e de FGTS em até 240 meses é desinfluente para o deslinde da controvérsia, isso porque, apesar de já regulamentado o aludido parcelamento pelo Decreto nº 6.187, de 14 de agosto de 2007, não existia qualquer comprovação de que tivesse o executado a ele aderido no momento da determinação do bloqueio dos valores. Com efeito, ainda que o agravante esteja se encaminhando para a adesão ao aludido parcelamento, tal circunstância deverá ser objeto de análise no Juízo da execução, sob pena de subtração de instância.
2. O cerne da controvérsia posta no recurso resume-se a saber se é possível a determinação do bloqueio dos valores provenientes do exterior por conta da alienação de direitos vinculados a atletas de futebol, mesmo diante do oferecimento, no prazo legal, de bem imóvel à penhora pelo executado. Neste passo, importa fixar, desde logo, que em nenhum momento foi ordenada a penhora sobre os ativos financeiros do executado provenientes do exterior. Como deixou claro o Magistrado, trata-se de medida cautelar, tomada com o escopo de resguardo do numerário
eventualmente recebido para, posteriormente, diante da análise dos resultados obtidos com o bloqueio, converter os valores indisponibilizados em penhora ou depósito à disposição do juízo.
3. No que se refere à possibilidade de bloqueio de ativos financeiros do executado, segundo o art. 185-A do CTN, incluído pela LC nº 118, de 2005, os requisitos para tal medida são cumulativos, ou seja, é necessário que (a) exista citação, que (b) seja aguardado o prazo para pagamento ou para apresentação de bens à penhora e que (c) não seja encontrado patrimônio penhorável em nome do devedor. O decreto de indisponibilização de bens constitui medida interventiva no direito de propriedade, razão por que a sua incidência restringe-se aos casos em que, tomadas as
providências necessárias no sentido de encontrar bens do devedor, estas findaram inexitosas.
4. Na hipótese, quando da determinação de bloqueio, sequer havia transcorrido o prazo para pagamento ou apresentação de bens à penhora pelo executado. Tal fato ganha relevo se se considerar que, ainda dentro do prazo legal, efetivamente foi apresentado bem imóvel à penhora. Se é certo que o bem ofertado encontra-se abaixo do dinheiro na ordem estabelecida no art. 11 da Lei 6.830/80, não menos certo é que a penhora de ativos financeiros, como a que incide sobre percentual do faturamento do executado, ou sobre valores que este possua em instituições bancárias, é medida excepcional, apenas se justificando diante da inexistência de outros bens aptos à garantia do Juízo, à semelhança das exigências elencadas pelo artigo 185-A do CTN. Precedentes. Dessa forma, revela-se inviável o bloqueio dos valores a serem recebidos pelo executado provenientes do exterior, ao menos no presente momento processual.
5. A exeqüente não deve ser compelida à aceitação dos bens nomeados à penhora pelo executado. Não obstante, tal recusa deve ser justificada, amparada em argumentos razoáveis que indiquem a inviabilidade de aceitação do bem, tais como a sua imprestabilidade, dificuldades na sua eventual alienação ou mesmo a impugnação ao valor atribuído pelo executado ao bem. No caso, ao menos em princípio, verifica-se a possibilidade de o imóvel ofertado suportar o gravame
da presente execução, porquanto, segundo laudo de avaliação, possui valor suficiente à garantia da execução, mesmo consideradas as penhoras já existentes sobre o bem. Embora tenha a exeqüente expressamente refutado o bem oferecido, o fez sob a alegação de que a substituição da penhora apenas seria admitida por dinheiro ou fiança bancária, segundo dicção do art. 15 da Lei 6.830/80, dispositivo que não se aplica ao presente caso, porquanto não se trata de pedido de substituição de penhora, mas sim de oferecimento de bem em garantia, na forma do art. 9º, III, da LEF.
Dessa forma, não se afigura legítima a recusa manifestada pela exeqüente.
6. Nessa senda, deve se levar em consideração que, se, de um lado, não há olvidar a utilidade e a viabilidade à satisfação do crédito do exeqüente, doutro, a execução deve ser realizada na forma menos gravosa ao devedor, de acordo com a regra consagrada no art. 620 do CPC. Assim, tendo em vista que o bloqueio dos ativos financeiros é medida por assaz gravosa, só devendo ser deferida à mingua de outros meios a garantir o débito, deve ser afastada a aludida indisponibilização. Todavia, não deve o débito ficar a descoberto, devendo, por conseguinte, a penhora recair sobre o bem imóvel indicado pelo executado, pois, dessa forma, restará atendido o binômio satisfação do credor e menor onerosidade ao devedor.
7. Agravo de instrumento provido para afastar o decreto de indisponibilidade exarado nos autos dos executivos fiscais nos 2006.71.00.047301-2 e 2006.71.00.049326-6.
ACÓRDÃO
Para quem tiver interesse em conhecer o inteiro teor, clicar em

Dicas do Pires

Saibam o motivo pelo qual ' eles' festejam e nós não. Tem havido, entre nós, muito ciúme, inveja e interesses personalistas a provocar, inclusive, o aparecimento dos Iejov.

domingo, dezembro 16, 2007

A técnica de Iejov: desaparecimento



Uma das especialidades de Iejov, além das torturas e fuzilamentos, era retocar as fotografias com as personagens que tinham participado na Revolução de Outubro. Um qualquer companheiro de Lenine caía em desgraça e, zás, Iejov ia aos arquivos fotográficos e apagava-os da cena. Trotski, por exemplo, tinha sido um dos que tinha dado mais nas vistas nos eventos revolucionários e, foto aqui, foto ali, lá estava ele ao lado do líder. Apagar Trotski das fotos revolucionárias foi uma das maiores canseiras de Iejov mas a tarefa foi levada a bom termo. E a evolução dos textos ia acompanhando a mudança das imagens como a reescrita da história do PCUS em que os antigos dirigentes assassinados ou mal vistos iam “desaparecendo” dos acontecimentos em que tinham participado com destaque.

Fuzilado Iejov, foi a vez de lhe ser aplicada a técnica do desaparecimento do registo histórico em imagem e nos textos. Se era preciso garantir que Iejov nunca tinha existido, havia que usar a “técnica de Iejov” ao desaparecido Iejov (muito menos, lembrá-lo ao lado de Estaline). Um caso concreto de feitiço aplicado ao feiticeiro. Compare as imagens do cimo – aquele que falta na segunda versão é Iejov.
Blogue de João Tunes
Por aqui, assassinato ainda não entrou na moda, mas o desaparecimento do registro histórico se está tornando especialidade dos nossos Iejov.
Veja outros exemplos dessa técnica



A atitude de Emerson tem de ser valorizada


Emerson comemora revanche e diz ter vingado Grêmio
16.12.2007
Obrigado nosso campeão
vitória do Milan sobre o Boca Juniors por 4 a 2, neste domingo, na decisão do Mundial de Clubes, teve um sabor especial para o volante brasileiro Emerson. O jogador, que entrou no segundo tempo no lugar de Gattuso, mostrou uma camisa com a frase
"Vinguei meu Grêmio" após a partida.
O volante comemorou sua vingança particular sobre o time argentino, já que, na decisão da Copa Libertadores, o Boca Juniors derrotou o Grêmio em ambas as partidas. Emerson foi revelado no time tricolor gaúcho e deixou a equipe em 1997, ao assinar com o Bayer Leverkusen, da Alemanha. Lancepress!


sábado, dezembro 15, 2007

Lembrados e Esquecidos

ESQUECIMENTO
Uma edição extra da Folha da Tarde de 11 de dezembro de 1983 trazia, na capa, a manchete 'Grêmio, campeão do mundo' e, em uma das 20 páginas, abria reportagem sob o título 'Uma direção que cuidou de cada detalhe', para elogiar a importância da diretoria na conquista.
Entre outros, destaca Mauro Rosito, 'que equilibrou as finanças do clube', Mário Leitão e Adalberto Preis, 'que organizou a publicação da história do Grêmio em fascículos'. Todos eram vices e Mauro Rosito chegou a ocupar a presidência do clube quando da estada de Koff em Tóquio.
Lembro tais fatos porque, talvez por esquecimento, e se foi o caso, basta a inclusão para que seja feita a reparação, o site do Grêmio, que abre uma página especial para registrar o feito sob o título 'O mundo rende-se ao Grêmio', não faz menção aos três dirigentes que, no entanto, não foram esquecidos pela Folha da Tarde.
LEMBRADOS
Citados no site: Flávio Obino e Irany Sant’anna (presidente e vice do CD); Fábio Koff, presidente do clube; e Alberto Galia, vice de futebol, os diretores Túlio Macedo e Rudy Petry, o supervisor Verardi, o preparador físico Ithon Fritzen e o médico Ziuton Bohmgahrem.
(Coluna "De Primeira", Hiltor Mombach, cpovo)

sexta-feira, dezembro 14, 2007

Como desgraçou-se todo um esporte




Imagine se em determinado dia um relatório do Congresso Nacional anunciasse de uma só vez que oitenta dos maiores jogadores do futebol brasileiro atuam dopados e que entre eles se encontram as maiores estrelas do esporte nacional. A repercussão seria dramática e haveria comoção na sociedade. O futebol cairia em desgraça. Exatamente isso ocorre agora nos Estados Unidos com o beisebol. E "desgraça" é a manchete de capa de hoje do popular New York Post que traz como arte seringas com nomes de jogadores famosos da MLB (Major League Baseball) sendo injetadas numa bola de beisebol. "Tapeadores" é o título de capa do Daily News. O Newsday traz as fotos de todos os denunciados com destaque no centro para os jogadores que atuam na região tristate de Nova Iorque. Clique sobre as imagens das capas dos jornais para ampliá-las.

quarta-feira, dezembro 12, 2007

AOS IMORTAIS TRICOLORES: GRÊMIO CAMPEÃO DO MUNDO


Anúncio publicado nos jornais de Porto Alegre em comemoração ao aniversário da Conquista do Título Mundial Internclubes pelo Grêmio, em Tóquio, no Japão.

terça-feira, dezembro 11, 2007

SALVE GRÊMIO IMORTAL CAMPEÃO DO MUNDO!


Histórico de Campeones
Histórico de Campeones
Grêmio FootBall Porto-Alegrense
Desde el primer duelo entre los campeones continentales en 1960, 26 equipos pueden presumir de tener el trofeo mundial de clubes en sus vitrinas. Aquí están los perfiles de los campeones de la Copa Intercontinental (1960-1979), la Copa Toyota (1980-2004) y el Campeonato Mundial de Clubes de la FIFA (2000 y 2005).
Champions dans l'histoire
Depuis la première joute intercontinentale en 1960, 26 équipes ont pu rapporter dans leur musée des trophées la couronne mondiale. Lisez les portraits des vainqueurs de la Coupe Intercontinentale (1960 - 1979), de la Coupe Toyota (1980 - 2004) et du Championnat du Monde des Clubs de la FIFA (2000 et 2005).
Champions dans l'histoire
Gremio Football Porto-Alegrense

Liste der bisherigen Sieger
Seit dem ersten interkontinentalen Duell 1960 konnten 26 Mannschaften den heiß begehrten Pokal ihrer Trophäensammlung hinzufügen. Lesen Sie die Teamprofile der Sieger im Intercontinental-Cup (1960 - 1979), im TOYOTA Cup (1980 - 2004) und bei der FIFA Klub-Weltmeisterschaft (2000 und 2005).

Liste der bisherigen Sieger

Gremio Football Porto-Alegrense
Champions through history
Since the first duel between continental champions in 1960, 26 teams can boast the world club crown within their trophy cabinet. We profile the winners of the Intercontinental Cup (1960-1979), Toyota Cup (1980-2004) and FIFA Club World Championship (2000 and 2005).
Champions through history

Gremio Football Porto-Alegrense
(textos do site da FIFA)

quinta-feira, dezembro 06, 2007

Dicas do Pires: Um profissional para a Grêmio Empreendimentos

Paulo Odone foi eleito para a Presidência do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. Faz bem em ficar até o final do mandato. Nesses tempos de "modernização e profissionalização", impõe-se um GESTOR PROFISSIONAL -com dedicação exclusiva - para a Presidência da Grêmio Empreendimentos.
Beto Pires

Dicas do Pires

O novo papel dos gestores é atuar estrategicamente, focando-se em resultados.
Maria Clarice Moreira

terça-feira, dezembro 04, 2007

Você concorda? Ou é só para amenizar a queda do Corinthians?

O presidente da FBA acredita que o negócio "Corinthians na Série B" possa ser vantajoso para os dois lados (embora o clube paulista vá receber do Clube dos 13 só metade da cota de televisionamento, que foi de R$ 21 milhões em 2007).
- Foi bom para Palmeiras, Botafogo, Grêmio, Atlético-MG e Coritiba, agora. Para o Corinthians, será melhor ainda, por causa da torcida. O clube vai bater recordes de público.
Não é de se duvidar (confira no quadro ao lado). E, além do reencontro com a torcida, a temporada no inferno pode ser encarada como um spa para clubes grandes em crise. No primeiro ano de volta à elite, Palmeiras e Grêmio, por exemplo, conquistaram vaga na Copa Libertadores.

Fora da elite, grandes reforçam caixa
Se no âmbito esportivo parece o fim do mundo, cair para Série B no Brasil não significa a bancarrota para os clubes mais tradicionais do país. Isso é o que se verifica comparando os balanços oficiais dos fundadores do Clube dos 13 rebaixados no Campeonato Brasileiro neste século, em levantamento feito pela Casual Auditores Independentes.
Dos cinco que estiveram nessa situação, quatro viram suas receitas subirem no ano que passaram na segunda divisão em relação à temporada anterior (o Botafogo foi a exceção).
Palmeiras (2003)
O faturamento com venda de ingressos e direitos de televisão aumentou em R$ 550 mil em relação a 2002. A receita com venda de jogadores pulou de R$ 3,2 milhões para R$ 5 milhões.
Bahia (2004)
No primeiro ano na Série B, mesmo não tendo conseguido acesso, a receita com bilheteria ficou em R$ 5,1 milhões, ou 82% a mais do que conseguiu em 2003, quando caiu.
Grêmio (2005)
A principal injeção de receita foi a venda por 6 milhões de euros de 70% dos direitos federativos do meia Anderson para o Porto. O clube também teve as duas maiores bilheterias da Série B. E o público de 44.237 pagantes em jogo contra o Santa Cruz ficaria entre os quatro maiores da Série A daquele ano.
Atlético-MG (2006)
Na Série A de 2005, ano do rebaixamento, o clube arrecadou R$ 2,23 milhões com ingressos. Na segundona, esse número mais do que dobrou, chegando a R$ 4,53 milhões. Foi o time de melhor média de público em todo o Brasil: 31.992 torcedores por partida.
TICIANO OSÓRIO
zh

domingo, dezembro 02, 2007

Arena Gremista: os dois projetos


O projeto da parte superior é da empresa Norberto Odebrecht. Propõe-se a construir no Bairro Humaitá, área entre a free-way e a Br 116, na altura da estação Anchieta do Trensurb. Acesso, atualmente pela Avenida AJ Renner. Prazo de entrega: 36 meses.
O projeto da parte inferior é de um consórcio liderado pelas empresas TBZ/OAS para o terreno onde atualmente se localiza o Estádio Olímpico, Bairro Azenha. Promete entregar em 24 meses.
Ao contrário da manchete de Zero Hora, de hoje, não há nenhum terreno do Estado previsto para essa área do Humaitá, projeto Odebrecht. O terreno do Estado fica próximo e serviria para outras finalidades que não a construção da Arena.

Renúncia do Presidente: Quem assume?


Art. 89. Ficando vago o cargo de Presidente do GRÊMIO por renúncia, exoneração, morte ou outro impedimento definitivo, será preenchido pelo tempo faltante do mandato, mediante nova eleição que será realizada até 30 (trinta) dias a contar da vacância.
§ 1º. Se o mandato tiver sido cumprido por tempo superior à metade do previsto, o cargo vago será preenchido automaticamente pelo Vice-Presidente com matrícula social mais antiga.
§ 2º. No caso de renúncia completa dos Membros do Conselho de Administração, assumirá a sua direção o Presidente do Conselho Deliberativo, que procederá nova eleição, na forma do caput.