sábado, novembro 14, 2009

Workshop - Planejamento Estratégico 2009-2013
















14.11.2009

Estruturação dos próximos cinco anos do Grêmio

Aconteceu durante todo o sábado o Workshop do Planejamento Estratégico para 2009-2013, projetando a estruturação dos próximos cinco anos do Grêmio. O encontro contou com as presenças do vice-presidente do Conselho Deliberativo e seu vice-presidente, Raul Régis de Freitas Lima e André Krieger, os vice-presidentes do Conselho de Administração, Marcos Herrmann, Flávio Paiva e Irany Santana Junior, o presidente da Grêmio Empreendimentos, Adalberto Preis, além de conselheiros representantes das Comissões Permanentes do Conselho Deliberativo e gerentes executivos do clube.

O workshop, que reuniu diversas lideranças do Grêmio, foi tratado como histórico pelo presidente do Conselho Deliberativo, Raul Régis: “Estamos tratando da estruturação do Planejamento Estratégico e também das questões pós-Arena. É um grande salto e de vital importância para o clube. Os conselheiros presentes estão empolgados e nós vamos buscar o aperfeiçoamento, principalmente agora que o futebol está cada vez mais profissionalizado”, disse. A opinião foi seguida pelo conselheiro Paulo Luz, da Comissão do Planejamento Estratégico do Conselho Deliberativo: “Os desdobramentos dessa reunião serão extremamente favoráveis. Temos um número razoável de lideranças que estão opinando, fazendo avaliações profundas, projetando o futuro do clube em um novo contexto, focados na ótica da modernidade e da profissionalização”, disse.

O vice-presidente Marcos Herrmann fez uso da palavra e destacou a evolução profissional do Grêmio: “Esse grupo aqui reunido representa todas as áreas críticas do clube. O Grêmio evoluiu muito em diversas áreas e esse é o momento ideal para dar o salto de qualidade. Temos que continuar a modernização e a profissionalização do clube”, disse. Dentro do workshop, o presidente da Grêmio Empreendimentos, Adalberto Preis, fez uma rápida explanação sobre o andamento do Projeto Arena, afirmando que “está tudo no prazo, sem nenhum atropelo ou prejuízo nas questões finais”.

Um dos pontos destacados por Claus Süffert, consultor da empresa Quality Inn e um dos organizadores do workshop foi a história do clube: “Quando o Grêmio foi fundado, o objetivo era apenas jogar futebol. Hoje é muito mais do que isso. São mais de sete milhões de torcedores que querem ficar satisfeitos com os resultados do clube. Esses resultados serão alcançados com planejamento”, disse Süffert, que apresentou um resumo do Planejamento Estratégico desde sua implementação no Grêmio, a partir de 2004, até hoje. Já o gerente executivo de planejamento do Grêmio, Cristiano Koehler, ressaltou a importância do cumprimento do Planejamento Estratégico em todas as áreas do clube para atingir os objetivos e metas propostas até 2013: “Só existe um caminho a seguir. Caso contrário, qualquer caminho será válido, fazendo com que a organização seja influenciada por riscos financeiros e operacionais”, disse Koehler.

O empresário e conselheiro gremista, Jorge Gerdau Johannpeter, também contribuiu com o workshop, trazendo suas próprias experiências profissionais. Segundo ele, somente se atinge o máximo de eficiência quando se tem conhecimento total dos processos e que, para isso, é preciso qualificar a estrutura da instituição: “O que o Grêmio está fazendo hoje é de suma importância para a execução do Planejamento Estratégico”, disse Johannpeter, afirmando que um clube somente é vencedor com a continuidade dos processos: “Hoje em dia, nada se consegue sem plano de gestão. Nas empresas é assim e no futebol também é assim. Todos os lugares trabalham dessa maneira”, finalizou.


Um comentário:

Maria disse...

Muito interessante o evento, mas com ressalvas em relação à manifestação do dono do Grupo Gerdau:
- Eficiência: capacidade do administrador de obter bons produtos utilizando os menores recursos possíveis,como materiais,recursos humanos, entre outros.
- Eficácia: é a capacidade do administrador fazer aquilo que é preciso, que é certo para alcançar determinados objetivos. Ou seja, eu posso ser eficiente mas não eficaz.
Eu espero que os administradores do Grêmio e as pessoas que estão na linha de frente e,portanto, decidindo sejam eficazes.