quarta-feira, novembro 25, 2009

Profissionalismo:ironia das ironias

Está publicado na coluna de Luiz Zini Pires, Zero Hora de hoje:

Referências

O presidente Duda Kroeff fez uma leve ironia a Rodrigo Caetano, ex-diretor executivo de futebol do clube (2005 – 2008), quando explicou por que algumas contratações fracassaram no Grêmio.

– Rodrigo me disse: ‘Jadilson é excelente, pode trazer, é um grande lateral. O Diogo (ex-Figueirense) também é muito bom, já o observo há dois anos’.


A de Diogo, eu próprio ouvi, de viva voz, e vi, em viva imagem, Rodrigo Caetano, ainda no Grêmio, dizer isso aí, em entrevista na TvCom, programa de esportes do início da noite.

Quanto a Jadilson, acredito na palavra de Kroeff. Duda não é dado a mentiras.

O erro - gravíssimo - de avaliação em relação a Jadilson e Diogo leva a algumas reflexões e indagações:

1. O regime não é para ser o do profissionalismo com o gestor profissional indicando e realizando, por exemplo, as contratações?

2. Num regime profissional, também o treinador indica e aprova contratações.

3. Por que os dirigentes - ditos amadores - são sempre responsabilizados por contratações inexitosas quando essas contratações foram feitas, indicadas ou ratificadas pelos profissionais?

4. No caso presente, como se explica que os que mais se autointitulam "defensores do profissionalismo" e de Rodrigo Caetano, são os que mais acusam os dirigentes amadores pelas contratações fracassadas feitas, indicadas ou ratificadas pelos profissionais?

Desculpem: eu só queria entender!

Um comentário:

João Luiz disse...

e quais outros jogadores o rodrigo caetano indicou? sem saber disso, fica fácil levar a sério o que disse o duda, que até agora está igualzinho ao obino: só fala bem e bonito, mas resultado em campo que é bom, nada.