segunda-feira, fevereiro 18, 2008

Hélio Paz (2)

Amigos do GRÊMIO IMORTAL,

Segundo enquete proposta pelo blog, eu considero fundamental a escolha de executivos profissionais para a gestão do projeto da Arena. Todavia, esses executivos não podem ter vínculos profissionais (empregatícios ou autônomos) nem com políticos, nem com dirigentes-políticos e tampouco com conselheiros que ora são credores ou devedores do clube.

Talvez seja querer demais, pois a rede social montada no Conselho Deliberativo há mais de um século mantém informalmente a mesma estrutura hegemônica de rede social, com as mesmas famílias, os mesmos amigos, a mesma casta da sociedade porto-alegrense.

Isso independe de competência/incompetência boa fé/má fé na condução dos destinos do clube mas, sim, em ampliar RADICALMENTE a participação de pessoas que não sejam indicadas para ingressar no clube a partir dos "de sempre".
[]'s,
Hélio

3 comentários:

manfredsilva disse...

COMO ESCOLHER O EXECUTIVO PROFISSIONAL. ESCOLHA PROFISSIONAL. Com a devida metodologia. Vejam o que escreveu Beto Pires a uma postagem dele próprio de 06/12/2007. Se a escolha for de uma amiguinho, aí, vira capacho, é pior ainda, pois o figurão não vai parecer ter responsabilidade pessoal direta.

Beto Pires disse...
Prezado anônimo. Seria amadorismo nós indicarmos nomes. Seria um grande erro como são as indicações políticas para cargos que não são prioritariamente políticos. Como esse futuro gestor de interesses comerciais do Grêmio.

O caminho é a contratação de um headhunter como explicado abaixo:

"HEADHUNTER: CAÇADOR DE TALENTOS
* Viviane Macedo

Com certeza você já ouviu falar em headhunter, mas você sabe, realmente, o que esse profissional faz?

Se traduzirmos literalmente, headhunter significa "caçador de cabeças". Mas, na verdade, ele é muito mais que isso. Podemos dizer que headhunter é um caçador de talentos, ou especialista em recrutamento. Ele parte em busca de grandes potenciais, a fim de encontrar a pessoa certa para ocupar um importante cargo na empresa que contratou seus serviços. Geralmente, essa empresa precisa que a contratação seja rápida e sigilosa.


COMO ACONTECE

Muitas empresas, quando precisam buscar um talento específico, que vá ocupar um cargo de importância estratégica, optam por contratar os serviços de um headhunter. A companhia procura escolher um profissional que seja de sua confiança, pois esse trabalho precisa de muita descrição e responsabilidade.

Após a escolha do headhunter, o gestor responsável pela vaga esclarece qual o perfil da vaga que será preenchida e quais são os requisitos que deve ter o profissional a ser "caçado". Enfim, na reunião de briefing, requisitante e recrutador traçam um perfil completo do colaborador desejado, da vaga e de todas as necessidades da empresa com relação à contratação.

O papel do headhunter, nessa hora, é extrair todo tipo de informação para tornar a sua busca mais fácil e precisa, pois o próximo encontro com o requisitante já deverá ser para apresentar um "short list" – isto é, uma relação de candidatos pré-selecionados, escolhidos pelo recrutador de acordo com as exigências da empresa e o perfil da vaga.

"Num curto espaço de tempo, nós oferecemos profissionais extremamente qualificados e, praticamente, com 100% de aderência ao perfil que a empresa está precisando", explica Ricardo Nogueira, headhunter da Case Consultores

5:38 AM
Beto Pires disse...
Dentre as várias do mercado, outro exemplo de Headhunter

PERFIL DA DIRECTION RH - Talent Search - Empresa do Grupo DIRECTION RH

Aconselhamento Profissional com Identificação da Melhor Opção de Talentos para sua Empresa.

Talentos são os ativos mais críticos de uma organização, na atual economia global centrada em conhecimentos. Algumas organizações já reconheceram que a falta de profissionais talentosos é um fator de inibição para crescer e atingir os objetivos do negócio.

A DIRECTION RH - Talent Search, que traz o nome do grupo DIRECTION RH, é uma consultoria especializada na busca e seleção de talentos profissionais, empenhando seus esforços e recursos para encontrar e escolher pessoas excepcionalmente bem qualificadas, habilitadas a contribuir de forma contínua e significativa para o sucesso da sua equipe gerencial.

Nossa Missão

Colaborar com as empresas para aumentar sua eficiência, liberar sua energia criativa e mobilizar o ânimo de seus recursos humanos. Somos especialistas na área de recrutamento de talentos executivos e de serviços de desenvolvimento empresarial. Atingimos estes objetivos por meio da consultoria prestada a nossos clientes em suas necessidades de recursos humanos, criando soluções em parceria com eles e, continuamente, aprimorando nossos métodos e processos.

Nossa Visão

Apresentar soluções às empresas, adequando talentos profissionais ao ambiente de cada organização, promovendo o crescimento mútuo e a excelência dos recursos humanos.
(...)

Anônimo disse...

Algumas dessas questões levantadas pelo Hélio Sassen Paz constam do Diagnóstico Interno realizado no Planejamento Estratégico do Grêmio, conforme consta de matéria postada no site do Grêmio Sempre


Fraquezas

Fraquezas são deficiências internas capazes de prejudicar o exercício da Missão e o atendimento dos objetivos e da Visão.


Fraquezas Priorizadas


· Falta de comunicação (divulgação) interna, com informação incompleta, (tardia e equivocada)



· Dívida excessiva



· Fluxo de caixa constantemente negativo



· Pouco planejamento, avaliação e acompanhamento das atividades (cobrança de metas)



· Falta de investimento no profissional (treinamento e educação)



· Descontinuidade administrativa



· Baixo aproveitamento da Marca Grêmio para geração de recursos



· Falta de comprometimento e adequação orçamentária



· Dissociação entre a ação política e operacional



· Relacionamento político fragilizado e instável



· Desinteresse de parte do conselho em cumprir seu papel



· Falta de critérios para ingresso no conselho



· Falta de cumprimento do estatuto

Fonte: www.gremiosempre.com.br

manfredsilva disse...

Interessante colaboração de Maria Vieira

Campeões de audiência
A região metropolitana da Grande São Paulo abriga 12% da população do país - alguma coisa como 22 milhões de pessoas. Em termos de mercado, sem dúvida, é o parâmetro principal - mas nunca o único - para tomadas de decisões. Não é diferente com as empresas que patrocinam o futebol, que valem-se desses números quando decidem quem patrocinar e por quanto. As empresas que têm interesse, ou seja, mercado, em outros pontos do país, analisam outros números e dão-lhes pesos de acordo com sua proporção em relação ao mercado.
A tabela a seguir é o IVF – Índice de Visualização do Futebol – correspondente à Grande São Paulo em 2007. Paradoxalmente, o rebaixamento fez do Corinthians o “vencedor” nesse índice, posição conquistada graças às transmissões dos últimos 4 jogos da equipe, todos com bons índices de audiência, não só entre corintianos: assistiram, também, os “secadores” e os simplesmente curiosos. Mesmo assim, o time alvinegro ficou apenas um ponto à frente do São Paulo, ou cerca de 0,2% no cômputo geral, portanto, empate técnico entre os dois clubes.

Esses números explicam o porque do valor dos patrocínios dos dois times serem os maiores do Brasil, ao lado do Flamengo. Explica, também, os valores pagos a outros clubes, sempre dentro de uma lógica ditada pelo mercado.
É interessante destacar, também, que mesmo tendo maior número de partidas exibidas, as duas equipes têm maior audiência média que as demais com menor número de jogos.

A presença do Grêmio com excelente índice de audiência, é devido aos embates contra São Paulo e Santos pela Libertadores, principalmente.

Já o Cruzeiro foi beneficiado por jogos que ganharam muita importância na reta final, ao passo que o São Caetano foi finalista no Paulistão.
Audiência média por partida:
Corinthians 8,0
São Paulo 8,4
Santos 8,2
Palmeiras 5,4
Grêmio 12,3
São Caetano 8,0
Cruzeiro 4,6
Reparem no índice de audiência do Santos. É esse número que explica o valor do patrocínio santista ser maior que o do Palmeiras.

fonte:
olharcronicoesportivo.blogspot.com
posted by Emerson

Obs. O maior índice é o do Grêmio:12,3. A explicação dada são as partidas contra São Paulo (8,4) e Santos (8,2) pela Libertadores. Porém, não é explicado por que a audiência do Grêmio é bem maior do que os adversários citados.