domingo, janeiro 10, 2010

A Arena "em última análise"- parte IV


Respostas Sobre Arena – Parte 4



Chegamos à 4ª parte da entrevista, talvez a mais extensa de todas por abordar a tão discutida questão dos sócios além de apresentar alguns números do Olímpico e da Arena.

Tivemos um acréscimo de dados nessa parte, uma vez que o Preis disponibilizou algumas imagens (print screen) de arquivos como o estudo da FGV e até trechos de documentos oficiais.

Como na 2ª parte da entrevista, algumas perguntas tiveram suas dúvidas esclarecidas em uma mesma resposta.

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COMPARAÇÃO OLÍMPICO X ARENA


1- Qual é a média de público/ arrecadação por ano apenas nos jogos do Grêmio hoje e quanto é previsto para a Arena?

Tabela enviada pelo Preis Tabela enviada pelo Preis

Público médio por jogo:

Libertadores 2007: 39.555 – projetado para a Arena: 43.338

Campeonatos Brasileiros de 2005 a 2008: 24.144 – projetado para Arena 32.503

Campeonato Gaúcho: 12.946 – projetado para a Arena: 15.535

Copa do Brasil: 2005, 2006, 2008: 16.540 – projetado para a Arena 20.713

2- Quanto o Grêmio ganha com seu estádio atualmente e quanto é a previsão de faturamento com a nova Arena?

Para ter um dado confiável relativo ao ano recém encerrado, solicitei ao setor competente da administração do Grêmio. Informarei assim que os dados me forem repassados.

Quanto à previsão de faturamento com a Arena: O Grêmio receberá preço fixo anual, pago independente da performance da arena (R$ 7 milhões durante o período de pagamento da dívida do financiamento e R$14 milhões após esse período) e parte dopreço variável (participação de 100% do Lucro Líquido Ajustado da SPE Superficiária durante o período de pagamento da dívida e 65% do LLA após este período). O preço fixo será pago em parcelas mensais e o preço variável semestralmente. O valor do preço fixo será reajustado segundo critérios estabelecidos no contrato. Trata-se de valores contratados, como dito, o  preço fixo será recebido independente do resultado.

As simulações projetadas indicam um significativo aumento do fluxo de receitas para o Grêmio, média anual de R$ 32 milhões de reais líquidos.

O Patrimônio a ser recebido pelo Grêmio está estimado em cerca de R$ 300 milhões (valor de 2008).

3- Com o novo estádio, aumentaria também o valor dos patrocínios?

Sim. É prevista receita com a comercialização de naming rightspouring rights (comidas e bebidas) e patrocínios por setor de bancadas através de contratos de longo prazo para garantir a estabilidade do fluxo de caixa.

As projeções foram realizadas para todo o período da parceria (modelo de negócio) e tiveram como base estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas cujos itens seguem abaixo:


Índice do estudo feito pela FGV Índice do estudo feito pela FGV

Aproveito a oportunidade para um esclarecimento quanto à questão número 9 do primeiro bloco. Reproduzo a pergunta e a resposta:
9- Quem está encarregado do pagamento do finaciamento (Grêmio ou OAS)?
A contratação do financiamento, prestação de garantias, pagamento do financiamento, ditos simplificadamente, serão feitos pela OAS.

Ao responder “ditos simplificadamente”, ante o dilema da pergunta, quis dizer que o Grêmio não terá nenhuma participação nessas etapas, as quais ficarão a cargo da OAS. Como se prestou a interpretações em relação a outras questões, percebo a necessidade de maior detalhamento.  Na verdade, quem assumiu essas obrigações foi a OAS, mas a realização futura será por intermédio da SPE (Sociedade de Propósito Específico), previsto criar, no contrato, com a posição jurídica de “Superficiária” que será a Gestora da Arena, com a co-gestão do Grêmio. Essa empresa “Superficiária”, será encarregada da construção da Arena, diretamente ou por intermédio da contratação de terceiros, e ela contratará o financiamento, prestará as garantias diretamente e subsidiariamente com garantias corporativas da Construtora OAS Ltda. e fará o pagamento do financiamento. O Grêmio não será devedor do financiamento, não prestará garantias e não sairá do caixa do Clube o pagamento do financiamento. Dita empresa já foi criada e registrada pela OAS. Chama-se “Arena Porto-Alegrense S/A”. Aliás, também, sem o detalhamento atual, a informação sobre quem será responsável pelo pagamento do financiamento consta da resposta 4 do bloco 3.





SÓCIOS
1- Como ficam os sócios remidos no novo estádio?
2- Já existe algum estudo sobre os valores das mensalidades de todas as categorias de sócios? Pra quanto irão?
3- Gostaria de saber como ficarão os sócios proprietários que pagaram pela jóia quando se associaram?
4- Como ficará o sócio patrimonial na Arena, terá a entrada garantida nos jogos ou terá que comprar o ingresso?
5- Futuramente, o Grêmio vai subsidiar o ingresso para esses sócios, repassando o valor à  OAS ou eles perdem o direito?
6- Quais setores/anéis poderão ser acessados pelos sócios?
7- Quanto está previsto que o Grêmio terá que reembolsar a parceria Grêmio-OAS, para compensar os subsídios referentes aos ingressos dos sócios do clube?
8- Cada associado terá uma cadeira numerada, pré-determinada? Se positivo, como ficam os sócios Torcedores?
9- O acompanhante de sócio terá os mesmos privilégios que o associado, exatamente como é hoje, como o acesso pelo mesmo portão, essas coisas?
10- A arena venderá ingressos para não sócios ou a prioridade será dos associados?
11- Existe alguma definição o sobre as cadeiras locadas?

O contrato firmado entre o Grêmio e a Construtora OAS Ltda prevê que
“O Grêmio poderá conceder descontos especiais, conforme as políticas internas de sua associação, para  seus associados ou torcedores, desde que reembolse à Superficiária o valor equivalente ao desconto ofertado sobre o preço acordado na política de preços em vigor. O Plano Anual deverá conter previsão sobre os limites de concessão de tais descontos e sobre a forma de seu reembolso, que deverá se dar mediante compensação com o valor mensal do Preço Fixo a ser pago no mês imediatamente posterior ao da concessão do desconto, exceto para o último mês de vigência da Superfície quando o reembolso deve se dar em espécie, no próprio mês em que concedido o desconto.”
Então, essa matéria constitui “política interna” do Grêmio. Quem vai definir a questão dos descontos (sócio-torcedor) que, atualmente, paga a metade do valor do ingresso e tem preferência na compra em relação a outros torcedores ou acesso sem a compra do ingresso jogo a jogo (sócios que atualmente pagam mensalidade na qual se considera incluído o pagamento do valor do ingresso) será o Grêmio (clube).

Há, também, os associados isentos do pagamento de mensalidade. Pelos levantamentos realizados não parece ser um número significativo.

Parece não haver motivos para alterar essa política em relação aos associados atuais.

O Presidente do Grêmio, Duda Kroeff, já deu várias declarações dizendo que os direitos dos associados serão assegurados:

“Com relação ao sócio, isso vai se ajeitar. A questão está sendo estudada pelo jurídico. Vamos deixar chegar mais perto pra ver. O certo é que o sócio não será prejudicado. O Grêmio só vai crescer com a Arena. O Clube vai tomar medidas administrativas para se adequar. Já estamos fazendo isso com uma visível melhora administrativa. Além de tudo, a grande maioria do conselho votou e aprovou a Arena.” [aqui]


No mesmo sentido, o Vice-Presidente Irany Sant´Anna Júnior:
“Na questão Arena, está se focando muito na situação dos sócios e acesso ao estádio. O Grêmio tem todo o interesse do mundo de preservar os direitos de quem já os tem.O que ocorre é que não podemos pensar em fazer o quadro social crescer com este tipo de vantagem. Já temos mais de 55 mil sócios e a capacidade do Olímpico está esgotada. Se continuarmos crescendo, daqui a pouco teremos um jogo importante com sócios do lado de fora. E aí vão cobrar.” [aqui]


Existe, no momento, um Grupo de Trabalho que está fazendo um levantamento completo de todas as categorias de associado, pois há várias sub-modalidades de sócios patrimoniais, várias sub-modalidades de sócios-contribuintes e nos casos de cadeiras, considerados os prazos, 21 tipos de cadeiras locadas.

A questão aparentemente mais complexa será a operacionalização do ingresso dos associados na Arena. Mas, para isso, há, ainda, prazo bem longo e a previsão na cláusula transcrita de que o Plano Anual de gestão da Arena (que terá de ser aprovado pelo Grêmio) contenha os mecanismos para fazer valer a política de sócios do Grêmio. Nada que a moderna tecnologia não acabe por tornar uma operação trivial após a respectiva organização.

Acredito que os torcedores gremistas em geral podem ficar tranqüilos quanto à política de preços para a Arena., pois “os preços dos ingressos para os setores mais populares da Arena serão iguais aos preços dos setores mais populares do Olímpico por campeonato…” Com conforto e segurança bem maiores.




Preço dos ingressos também já foi estudado Preço dos ingressos também já foi estudad

Em números, por exemplo, no Setor Superior Norte e Sul estão projetados ingressos com Ticket médio de R$36,00 para Libertadores e Copa do Brasil, R$ 32,00 para o Campeonato Brasileiro e R$20,00 para a Copa Sulamericana e o Campeonato Gaúcho.

Os preços mais elevados serão para os Camarotes (em número de 130 com dois preços) e para as Cadeiras Gold (também com dois preços). Nessa modalidade de Cadeiras Gold haverá 2.816 ao preço médio de R$80,00 por jogo (locação incluído o ingresso).

A questão dos associados está definida, no momento, no Estatuto Social (regras gerais) e nos contratos individuais: [aqui]

Para facilitar a leitura do que prescreve o Estatuto sobre os associados, recolhemos o destaque publicado abaixo, bastando clicar [aqui]

Finalmente, sobre essa questão, cumpre dizer que os órgãos do Clube são compostos, necessariamente, de associados:

Os Conselheiros do Grêmio devem contar, no mínimo, com 5 (cinco) anos ininterruptos como associados do Clube. em dia com o pagamento das mensalidades:

Os candidatos aos cargos de Presidente e Vice-Presidente do Conselho Deliberativo e  de Presidente do Grêmio devem contar, no mínimo, com 10 (dez) anos ininterruptos como associados do Clube.

Vale dizer que a questão será decidida pelos próprios  associados, por seus representantes, e não por terceiros.

Não se pode esquecer, também, que existem as leis de mercado. Para ter sucesso é indispensável oferecer ao público um produto que esse público deseja ao preço que está disposto a pagar. Sob pena de não vingar. Além disso, será vital ter grande massa de torcedores para apoiar o time e aproveitar todas as vantagens que o Estádio/Arena trará.

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