sábado, outubro 17, 2009

XÔ XÔ AMADORISMO! XÔ XÔ FALSO PROFISSIONALISMO!

Encontros com a Direção foca a base gremista

Profissionalismo de verdade!

17.10.2009

Neste sábado, os associados tiveram a oportunidade de participar de mais uma edição do “Encontros com a Direção”. O assessor do futebol das categorias de base, Paulo Deitos, o coordenador administrativo da base, Mauro Rocha, e o coordenador técnico da base, Edson Aguiar, fizeram uma esclarecedora palestra elogiada por todos os presentes.

A conferência focou toda a estrutura de organização intitulada "Categorias de Base: uma nova perspectiva”. O encontro aconteceu no salão nobre do Conselho Deliberativo e foi uma ótima oportunidade para apontar a missão dos profissionais da base: Consolidar uma metodologia de formação de atletas, com uma filosofia própria de desenvolvimento de talentos.

Para isso, é feito um planejamento estratégico, tático e de ação, visando os resultados técnicos e financeiros desta formação. Os palestrantes apresentaram os elementos mutáveis e permanentes da proposta, além de explicar o funcionamento dos contratos dos atletas, as políticas e operacionalização adotadotadas.

A apresentação conseguiu demonstrar o profissionalismo adotado pela equipe, que conta com recursos científicios de ponta, mas não esquece que se trata de uma ciência humana, como afirmou Mauro Rocha: “Todo o planejamento tem uma execução, que será realizada por seres humanos.” Um exemplo disso é o projeto criado para acompanhar periodicamente os dados dos atletas, lesões, treinamento, competições, assim com a parte física, tática e psicológica, visando saber o potencial de crescimento individual.

Foram apresentados ainda a chamada verticalização, a "Identidade no Futebol”, com modelos de jogo e acompanhamento, os cuidados com a formação do cidadão, processos seletivos, intercâmbios, trabalhos psicopedagógicos, qualificação, entre outros. Ao final da palestra os sócios puderam fazer perguntas e esclarecer suas dúvidas sobre a base Tricolor.

Seja sócio do Grêmio!

3 comentários:

João Canoas disse...

Até onde lembro, foi elogiada a administração anterior das categorias de base. então o título do post tá meio errado, não acham?

Grêmio Imortal disse...

João:
O título está certo. Não é crítica à gestão anterior das categorias de base.
Sim, aos principiantes que não entendem nada e ficam defendendo um falso profissionalismo, amadorismo, sem saber o que estão falando.
A própria matéria indica ações positivas da gestão anterior e as distorções a serem corrigidas.
Essa visão madura é que precisa haver.
Não essa bobagem do: eu faço está certo, tu fazes, então está errado.

João Canoas disse...

muito obrigado pela resposta. fiz a mesma crítica em outro blog, ligado a esta direção, e nem sequer publicaram, devem ter achado que eu tinha corneteado. em tempo: foi uma BAITA palestra, e muito dos meus "medos" foram por terra. abraços.