quinta-feira, agosto 27, 2009

Rochemback: a especulação do momento


Fábio Rochemback (Soledade, 10 de Dezembro de 1981) é um futebolista brasileiro.

Carreira

Começou a sua carreira no Internacional de Porto Alegre, em 2000, e cedo ganhou destaque na equipa. Jogador possante (mede 1,83 m e pesa 83 Kg) e com técnica apurada, tem no seu potente remate umas das suas principais armas. A qualidade do seu futebol levou-o a ser chamado à selecção principal do Brasil. O seu valor não passou despercebido aos grandes clubes europeus e em 2001 transferiu-se para o FC Barcelona de Espanha.

Alguns críticos de futebol são de opinião que aí nunca consegui expressar todo o seu valor. O facto de Louis van Gaal, o treinador na época do Barcelona, nunca ter verdadeiramente contado com ele, e algumas lesões, são as razões apontadas para a sua fraca prestação.

Em 2004 transferiu-se para o Sporting Clube de Portugal, envolvido no negócio que levou Ricardo Quaresma para a Catalunha. Cedo se destacou na equipa leonina sendo um dos jogadores mais acarinhados pelos adeptos.

No seu ano de estreia no Sporting, Rochemback fez 21 jogos tendo marcado 8 golos. Foi distinguido com o título de jogador mais valioso da Super liga Portuguesa. Apesar de tudo o fim de temporada foi penoso. Operado em Abril de 2004 a uma grave lesão vê-se afastado da competição por um período de 6 meses, falhando assim o início da presente temporada (2004/2005). O seu regresso à competição deu-se em 16 de Outubro de 2004, na Amoreira, com a vitória fora do Sporting por 4-1 frente ao Estoril-Praia. Nesse jogo a crítica foi unânime ao considerá-lo o melhor jogador em campo.

Na temporada de 2005 transferiu-se para o Middlesbrough FC da Inglaterra até 2008.

A 13 de Maio de 2008 assinou por três temporadas pelo Sporting.[1]

Conhecido pelo "Gordinho" em Portugal, nunca escondeu a sua paixão pelo clube rival, Benfica.

Referências

Seleção Brasileira - Copa das Confederações de 2001 (4º lugar)

2 comentários:

Anônimo disse...

Fábio Rochemback é fera mesma!! O cara joga muito! Chuta forte,cobra falta com potência, tem técnica valiosa e é um tremendo líder de team!! Com ele o Tricolor vai sair sempre ganhando!!

Anônimo disse...

ba se nao vir o leandro fica dificil depender de jonas e perea e dificil nao ten nenhum companheiro pro maxi lopes e o rochemback acho que foi um erro vai ser o orteman o retorno