terça-feira, janeiro 20, 2009

Profissionalização, falso dilema e outras questões

Palavra de Gremista # VIII

19/01/2009

Esta edição do Palavra de Gremista apresenta ADALBERTO PREIS, conselheiro do Grêmio, integrante do Conselho Consultivo e membro do Movimento Grêmio Sempre. Preis é um dos, se não o maior, defensor do Planejamento Estratégico como instrumento de gestão que deve ser plenamente aplicado no Grêmio, independentemente dos gestores.

Com vocês, a Palavra de Gremista de Adalberto Preis.

foto_45073

- Gremista desde quando?

Gremista desde a adolescência. Desde quando, ainda, no ginásio, estudava em São Paulo. Por ouvir dizer, por acompanhar jogadores gremistas em seleções gaúchas. Algo meio inexplicável racionalmente.


- Quais cargos já ocupou no Clube e em que períodos?

Membro permanente do Conselho Deliberativo e integro o Conselho Consultivo.

- Conselheiro desde 1975

- Diretor do Departamento Jurídico (1975);

- Secretário Geral (1975);

- Vice-Presidente de Administração (1982);

- Vice-Presidente para Assuntos Extraordinários (1983);

- Vice-Presidente de Futebol (1985/1986/1998);

- Conselheiro Fiscal(1996/1998).

- Vice-Presidente de Planejamento (2003 e até out/2004 / Planejamento Estratégico);

- Vice-Presidente do Conselho Deliberativo (out/2004/2007);

Entre os títulos conquistados pelo Grêmio enquanto ocupava cargos de Diretoria, destacam-se :

- Libertadores da América e o Mundial Interclubes (1983);

- Campeonato e o Bicampeonato Gaúcho (1985/1986);

- Torneio de Rotterdam (1985, Bayern de Munique);

- Torneio Palma de Mallorca (1985, Barcelona); e

- Copa Philips (1986, Borussia).

- Presidente Interino em várias oportunidades.

- Qual a sua opinião sobre a profissionalização de cargos e funções no Grêmio?

A simples “profissionalização de cargos e funções” é falso dilema por ter um alcance muito pequeno. A “profissionalização de cargos e funções” é necessária, mas não suficiente.

Desde o ano de 2000, venho defendendo a administração estratégica e a gestão pela qualidade. Implica a utilização de Planejamento Estratégico e de todas as ferramentas modernas de gestão.

Em 2003, aceitei a Vice-Presidência de Planejamento, com o único propósito de iniciar a modernização da gestão do clube. Com esse objetivo, foi iniciado, em março de 2003, um Planejamento Estratégico com metodologia rigorosamente profissional. Trabalho coordenado pela Vice-Presidência e realizado por quase duas centenas de gremistas, finalmente aprovado pelo Conselho Deliberativo em setembro de 2004.

Também com esse objetivo, foi incluída, no Estatuto do Grêmio e no Regulamento Geral, a obrigatoriedade do Planejamento Estratégico, aprovação pelo Conselho, e das revisões periódicas e foram criadas uma gerência de planejamento (área executiva) e uma Comissão do Conselho de Acompanhamento do Planejamento Estratégico (Governança Corporativa). Nesse contexto, a profissionalização de cargos e funções (que já existe há muito tempo) tem de estar em sintonia, sempre, com o aperfeiçoamento da gestão estratégica. Mesmo com a imprecisão de toda simplificação, poder-se-ía dizer que a operação do clube deve estar prioritariamente com empregados remunerados e especializados onde isso for requisito. Para a elaboração das grandes definições estratégicas, é indispensável, a participação do talento voluntário a serviço do Clube.

Nada impede que um trabalho rigorosamente profissional seja realizado por talentos voluntários. Assim como, o simples fato de alguém ser remunerado não assegura trabalho de qualidade profissional. A essência da profissionalização está em utilizar metodologias profissionais para a obtenção de eficácia e de resultados otimizados.


- Hoje o Grêmio, politicamente, está dividido em grupos/movimentos. Qual a sua opinião sobre a existência desses grupos/movimentos?

Como quase tudo, tem um lado positivo e um aspecto negativo. O positivo é a organização da vida política do Clube, com o permanente debate das grandes questões, e o acesso das novas gerações à vida política. O negativo, até se alcançar o amadurecimento, é uma excessiva radicalização contrária aos valores consagrados do Grêmio. Na balança, no meu entendimento, os aspectos positivos são maiores do que os negativos.


- Muito se tem falado sobre a falta de transparência do projeto Arena desde a sua concepção até a sua aprovação junto ao Conselho Deliberativo. Qual a sua opinião sobre isso?

A meu juízo, o problema não esteve na “falta de transparência” e, sim, em determinado momento, na resistência à adoção de metodologias profissionais e, no final, no atropelo decorrente de fatos provavelmente alheios à vontade de todos, mas que, objetivamente, levou à impossibilidade de negociação integral e serena das sugestões das Comissões do Conselho Deliberativo.


- Iniciamos uma campanha pública pela redução dos índices da cláusula de barreira nas eleições tricolores. Qual a sua opinião sobre isso.

Sou a favor. Aliás, informação para os novos: tenho comigo – recebido do Ex-Presidente Renato Souza, poucos dias antes do falecimento dele -, a gravação de programa de TV no qual o Dr. Renato, o Conselheiro Antônio Carlos Azambuja e eu defendemos a proporcionalidade das eleições para o Conselho Deliberativo. Até já passei de fita VHS para DVD. Se a memória não me trai, a cláusula de barreira era de 15%. A emenda estatutária apresentada ao Conselho Deliberativo era visionária, mas, viu-se, ainda prematura. Ficou a semente.


- Qual o jogo do Grêmio que mais lhe marcou?

Tóquio: Grêmio 2 x Hamburgo 1. Grêmio Campeão do Mundo.


- Qual o melhor time do Grêmio que já viu jogar?

O time treinado pelo Luiz Felipe Scolari quando no auge.


- Qual seria o time do Grêmio de todos os tempos?

Mazaropi, Nelinho, Airton, De Leon , Everaldo, Dinho, Ronaldinho, Gessi, Renato, Juarez e Valdo

Não assisti ao lendário Lara jogar, daí a opção por Mazaropi deve-se a ter sido campeão da Libertadores e do Mundo, a opção por De Leon segue o mesmo critério e por Everaldo por ser até estrela na bandeira do Grêmio. Na meia-cancha, acomodei.


- Defina o Grêmio em uma palavra.

Paixão.


- Alguma manifestação final?

Tenho o desejo e a esperança de que, de uma vez por todas, o Grêmio implemente definitiva e concretamente a Gestão Estratégica que possibilitará crescimento auto-sustentável e a conquista, cada vez maior, de vitórias e títulos.



Antonio Carlos de Azambuja Disse:

FOI COM AGRADÁVEL SURPRESA QUE FIQUEI, HOJE, SABENDO QUE POSSUIS ESTE DOCUMENTO ( DVD). TANTAS VEZES VI, NO PLENÁRIO DO CONSELHO E NA MÍDIA, HEROIS TRICOLORES JACTAREM-SE DE SEREM OS PATRONOS DA REPRESENTAÇÃO PROPORCIONAL. NO GRÊMIO SÓ QUEM VIVEU AQUELES INESQUECÍVEIS DIAS DO OUTONO-INVERNO DE 1989, NA VELHA E SAUDOSA “CABANA DOS SANTOS” PODE TESTEMUNHAR A LUTA EM QUE NOS ENVOLVEMOS NESSE SENTIDO. TODOS OS QUE FREQUENTARAM AQUELAS REUNIÕES PREPARATÓRIAS PARA A CAMPANHA DAS ELEIÇÕES DO CONSELHO DAQUELE ANO, LIDERANÇA DOS INSÍGNES HÉLIO DOURADO, IRANY SANTANA E, SOBRETUDO, MESTRE RENATO SOUZA. TENHO NA MEMÓRIA DAQUELAS NOITES , TALVEZ, OS MEUS MELHORES MOMENTOS POLÍTICOS VIVIDOS NO CLUBE, DE MUITA DIALÉTICA, COM EPISÓDIOS INSÓLITOS, TEMAS INSTIGANTES, E SOBRETUDO, COISA QUE NÃO VI MAIS DEPOIS NOS EVENTOS ELEITORAIS QUE SE SUDERAM NESSES QUASE VINTE ANOS. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. FUNDO, SUBSTÂNCIA CULTURAL, SERIDADE, ENFIM. JUSTAMENTE A TENTATIVA - TRESLOUCADA E VISIONÁRIA PARA A ÉPOCA - DE INCRUSTRARMOS NOS ESTATUTOS A REPRESENTAÇAO PROPORCIONAL. ERA NOSSA BANDEIRA, NOSSO TEMA DE FUNDO. A 25 DE JULHO DE 1989 CONSEGUÍAMOS, FINALMENTE, LEVAR AO CONSELHO O PROJETO, SUCUMBENTE PELAS RAZÕES QUE TODOS CONHECEMOS ( FALTA DE QUORUM DE VOTAÇÃO, EMBORA HOUVESSE O DE INSTALAÇÃO). DE QUALQUER FORMA, PREZADO AMIGO, ME CONGRATULO POR TERES GUARDADO ESSA RELÍQUIA, QUE MERECE SER ENTREGUE À EMA, NO MEMORIAL DO GRÊMIO, COMO UM DOCUMENTO DE INESTIMÁVEL VALOR PARA SUA HISTÓRIA INSTITUCIONAL, MENOS POR TERMOS NÓS PARTICIPADO DELA MAS PORQUE TRATOU-SE DA PRIMEIRA TENTATIVA DE CONQUISTA, PELOS ASSOCIADOS, DE EFETIVOS DIREITOS POLÍTICOS NO CLUBE.

PARABENS, PREISS.

CACAIO aZAMBUJA

reproduzido do blog www.sempreimortal.wordpress.com



3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns ao Blog Grêmio Sempre Imortal por ter efetuado o merecido destaque a pessoa do Conselheiro Adalberto Preis.

Parabéns, igualmente, ao Conselheiro Preis pela entrevista.

Anônimo disse...

É UMA INJUSTIÇA O PREIS AINDA NÃO TER SIDO PRESIDENTE DO TRICOLOR, ESPERO QUE AINDA TENHA TEMPO PARA CORRIGIR ESSE ERRO HISTÓRICO.

Anônimo disse...

Muito boa a entrevista do Conselheiro Adalberto Preis.Suas colocações sobre a necessidade de um planejamento são muito importantes.É melhor ter um errado, na concepção, do que não ter nenhum,que nesta condição, pode ser revisado e corrigido.Até as dificuldades no decorrer da implantação aparecem.
Quanto à natureza do trabalho,se remunerado ou não, é importante considerar que o trabalho voluntário pode deixar a pessoa e a instuição fragilizadas e,este fator deve ser avaliado para que ambas fiquem protegidas.
O caminho para esta proteção, na minha modesta opinião,deve girar em torno da avaliação do que vem dando certo até o presente momento.