sexta-feira, setembro 05, 2008

Finalmente alguém registrou

Há anos, a imprensa do resto do Brasil - por puro preconceito, alguns, por interesses bem identificáveis, outros - rotula o Grêmio de time violento.
Faz isso especialmente antes de jogos decisivos contra equipes do Rio de Janeiro e de São Paulo. Vem aquela "conversinha" que vira "conversona" pelo destaque exagerado.
Seguidamente, a imprensa daqui, pelos "isentos", acaba fazendo o mesmo jogo safado.
Finalmente, apareceu alguém para evidenciar o que está à disposição de todos, mas fica oculto.
Hiltor Mombach escreveu, hoje, no Correio do Povo:

LUIS GONÇALVES / CP MEMÓRIA

52FOTO1.JPG
TRUCULÊNCIA


Da Folha de ontem: 'Truculência do Palmeiras vai além do atacante Kléber'. Finalmente, leio num jornal do centro do país aquilo que relatei ontem aqui mesmo. Só o centroavante levou oito advertências e foi expulso três vezes. Martinez já recebeu nove amarelos. Acho bom os árbitros e o sempre atento STJD, pelo menos nas questões do Grêmio, ficarem de olho no time de Luxemburgo.

ITAMAR AGUIAR / CP MEMÓRIA
52FOTO2.JPG

RODADA

O Palmeiras, time de Luxemburgo, desabou em casa contra o Sport. Não poderia ter sido melhor para o Grêmio, que se vencer o Fluminense, amanhã – é jogo complicadíssimo –, abrirá oito pontos de diferença para o segundo colocado, agora o Cruzeiro pelos critérios, faltando 14 rodadas, ou 42 pontos. Só em 2007 verificou-se uma vantagem de oito pontos entre o líder e o segundo colocado.

Ontem, o mesmo colunista havia registrado:

Não se trata de paranóia, apenas de uma constatação: o amigo leitor sabe qual o time que mais cartões vermelhos recebeu no Brasileiro? O Palmeiras. Interessante: não se fala, no centro do país, que estamos diante de um time violento. E se fosse o Grêmio? Ainda: o leitor saberia dizer quantos vermelhos tem o Grêmio? Dois. Em comportamento, só perde para o Santos.
Ainda: qual o segundo time que mais recebeu amarelos até agora? O Palmeiras. Foram 73 cartões. O Santos lidera, com 76.

Precisa dizer mais? A matéria de Hiltor não necessita de comentários adicionais. Parabéns Hiltor!

Nenhum comentário: