sexta-feira, junho 25, 2010

" Quatro jogos da Copa disputados neste gramado já abriram sulcos irreparáveis"


Por gramado, Seleção é impedida de treinar no Estádio de Durban
23 de junho de 2010  09h00  atualizado às 14h13

  1. Notícia

Direto de Johannesburgo
Pela segunda vez seguida, a Seleção Brasileira não poderá treinar em um estádio no qual atuará na Copa do Mundo de 2010. O trabalho de reconhecimento do Estádio de Durban, no qual acontecerá a partida contra Portugal na próxima sexta-feira, foi cancelado para poupar o gramado.
Anteriormente, o treinamento no estádio estava marcado para as 12h30 (de Brasília) desta quinta. Porém, a Fifa vetou a atividade, que assim acontecerá em outro local, no Princess Magogo Stadium. O departamento de comunicação da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) informou que o horário de início será às 11h.
Depois do treinamento, os jogadores não poderão conversar com os repórteres. Apenas a entrevista do técnico Dunga está mantida, ocorrendo no Estádio de Durban.
Também para poupar as condições do gramado, a equipe dirigida por Dunga já havia sido impedido de treinar no Estádio Soccer City na véspera do jogo diante da Costa do Marfim, que terminou no último domingo com uma vitória brasileira por 3 a 1. Na ocasião, os jogadores trabalharam na Universidade Saint Sthithians, em Johannesburgo, cujo campo eles já vinham utilizando normalmente.
http://esportes.terra.com.br/futebol/copa/2010/noticias/0,,OI4516500-EI15647,00-Por+gramado+Selecao+e+impedida+de+treinar+no+Estadio+de+Durban.html


Estádio de luxo, mas o gramado...



MARCELO RECH
Enviado Especial/Durban

quatro jogos da copa  disputados neste gramado já abriram sulcos irreparáveis

BURACos do solo sem grama emergem em meio ao verde, sob o espetacular arco.
Como a bola vai rolar ali é uma incógnita. Mas se o cam- po vai desculpar algum eventual mau desempenho, o argu- mento valeria tanto para Brasil quanto para Portugal. Dun- ga já deixou claro que não pretende culpar o gramado. Na entrevista coletiva de ontem, o técnico brasileiro foi ques- tionado sobre sua preocupação com o estado do campo. Dunga redarguiu:
– O Brasil vai entrar para ganhar. Se não, a metralhadora vai disparar – disse o técnico.
O estado do gramado contrasta flagrantemente com as demais instalações do Moses Mabhida. Zero Hora também conseguiu entrar em um dos vestiários que serão usados hoje e fotografá-lo. Estalam de novos – o estádio foi inaugu- rado em novembro passado. Os vestiários são compostos, basicamente, por três grandes salas. À esquerda de quem entra, estão os chuveiros, com ladrilhos brancos e verdes. À direita, a sala de massagens – duas camas aguardam os atletas. Ao fundo, o vestiário propriamente dito, com pias e locais para troca de uniformes. Uma máquina de isotônico e água está à disposição dos atletas.
Oestádio em que o Brasil joga hoje é uma obra-pri- ma da arquitetura. Coroado por um arco de 350 metros de comprimento, a 106 metros do solo, o Moses Mabhida custou R$ 900 milhões. É uma das joias da Copa, com capacidade para extasiar 62,7 mil espectadores nesta sexta. Mas o gramado...
Jornalistas do Grupo RBS tiveram acesso ao campo me- nos de 24 horas antes do início da partida, já noite em Dur- ban. Apenas quatro partidas anteriores disputadas nesta Copa no espetacular Moses Mabhida foram suficientes para abrir sulcos no meio de campo. E isso que o Brasil, cautelo- samente, foi impedido de reconhecer e treinar no gramado do estádio na tarde de ontem para não piorar ainda mais a qualidade do palco do espetáculo.
A providência não resolveu as deficiências. Não que o gramado se pareça com o de um campo de várzea ou de alguns estádios do Gauchão. Longe disso. Mas também não faz jus ao monumento ao futebol erguido às margens do Oceano Índico. Há tufos arrancados e não repostos. Peda-



Nenhum comentário: