segunda-feira, junho 28, 2010

Grêmio: à espera de uma boa explicação

Silas conseguiu, com uma entrevista infeliz, criar imediata reação contrária de considerável parte da torcida.
As considerações sobre Mário Fernandes e Neuton não convenceram ninguém.

Não se trata só da questão técnica. Escalar este ou aquele.

Na verdade, impõe-se maior e urgente cuidado com o patrimônio da Clube.  E uma boa e convincente explicação sobre este tema.

sexta-feira, junho 25, 2010

Dicas do Pires

Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com freqüência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar.

(Shakespeare)

"O verdadeiro problema é o que fazer com aqueles que resolvem problemas, depois dos problemas estarem resolvidos."
(Gay Talesse)

" Quatro jogos da Copa disputados neste gramado já abriram sulcos irreparáveis"


Por gramado, Seleção é impedida de treinar no Estádio de Durban
23 de junho de 2010  09h00  atualizado às 14h13

  1. Notícia

Direto de Johannesburgo
Pela segunda vez seguida, a Seleção Brasileira não poderá treinar em um estádio no qual atuará na Copa do Mundo de 2010. O trabalho de reconhecimento do Estádio de Durban, no qual acontecerá a partida contra Portugal na próxima sexta-feira, foi cancelado para poupar o gramado.
Anteriormente, o treinamento no estádio estava marcado para as 12h30 (de Brasília) desta quinta. Porém, a Fifa vetou a atividade, que assim acontecerá em outro local, no Princess Magogo Stadium. O departamento de comunicação da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) informou que o horário de início será às 11h.
Depois do treinamento, os jogadores não poderão conversar com os repórteres. Apenas a entrevista do técnico Dunga está mantida, ocorrendo no Estádio de Durban.
Também para poupar as condições do gramado, a equipe dirigida por Dunga já havia sido impedido de treinar no Estádio Soccer City na véspera do jogo diante da Costa do Marfim, que terminou no último domingo com uma vitória brasileira por 3 a 1. Na ocasião, os jogadores trabalharam na Universidade Saint Sthithians, em Johannesburgo, cujo campo eles já vinham utilizando normalmente.
http://esportes.terra.com.br/futebol/copa/2010/noticias/0,,OI4516500-EI15647,00-Por+gramado+Selecao+e+impedida+de+treinar+no+Estadio+de+Durban.html


Estádio de luxo, mas o gramado...



MARCELO RECH
Enviado Especial/Durban

quatro jogos da copa  disputados neste gramado já abriram sulcos irreparáveis

BURACos do solo sem grama emergem em meio ao verde, sob o espetacular arco.
Como a bola vai rolar ali é uma incógnita. Mas se o cam- po vai desculpar algum eventual mau desempenho, o argu- mento valeria tanto para Brasil quanto para Portugal. Dun- ga já deixou claro que não pretende culpar o gramado. Na entrevista coletiva de ontem, o técnico brasileiro foi ques- tionado sobre sua preocupação com o estado do campo. Dunga redarguiu:
– O Brasil vai entrar para ganhar. Se não, a metralhadora vai disparar – disse o técnico.
O estado do gramado contrasta flagrantemente com as demais instalações do Moses Mabhida. Zero Hora também conseguiu entrar em um dos vestiários que serão usados hoje e fotografá-lo. Estalam de novos – o estádio foi inaugu- rado em novembro passado. Os vestiários são compostos, basicamente, por três grandes salas. À esquerda de quem entra, estão os chuveiros, com ladrilhos brancos e verdes. À direita, a sala de massagens – duas camas aguardam os atletas. Ao fundo, o vestiário propriamente dito, com pias e locais para troca de uniformes. Uma máquina de isotônico e água está à disposição dos atletas.
Oestádio em que o Brasil joga hoje é uma obra-pri- ma da arquitetura. Coroado por um arco de 350 metros de comprimento, a 106 metros do solo, o Moses Mabhida custou R$ 900 milhões. É uma das joias da Copa, com capacidade para extasiar 62,7 mil espectadores nesta sexta. Mas o gramado...
Jornalistas do Grupo RBS tiveram acesso ao campo me- nos de 24 horas antes do início da partida, já noite em Dur- ban. Apenas quatro partidas anteriores disputadas nesta Copa no espetacular Moses Mabhida foram suficientes para abrir sulcos no meio de campo. E isso que o Brasil, cautelo- samente, foi impedido de reconhecer e treinar no gramado do estádio na tarde de ontem para não piorar ainda mais a qualidade do palco do espetáculo.
A providência não resolveu as deficiências. Não que o gramado se pareça com o de um campo de várzea ou de alguns estádios do Gauchão. Longe disso. Mas também não faz jus ao monumento ao futebol erguido às margens do Oceano Índico. Há tufos arrancados e não repostos. Peda-



segunda-feira, junho 21, 2010

Alteração do período de registro: só para daqui a 12 meses

Segundo o regulamento da Fifa, as Federações e Confederações nacionais têm de comunicar qualquer alteração no período de transferência de atletas com PELO MENOS 12 MESES DE ANTECEDÊNCIA da respectiva vigência
Então, se a CBF alterar o período de registro de transferência, somente entrará em vigor dentro de, pelo menos, 12 meses:

"2.. The first registration period shall begin after the completion of the season
and shall normally end before the new season starts. This period may not
exceed twelve weeks. The second registration period shall normally occur in the middle of the season and may not exceed four weeks.
The two registration periods for the season shall be communicated to FIFA at least 12 months before they come into force. FIFA shall determine the dates for any association that fails to communicate them on time."

http://pt.fifa.com/mm/document/affederation/administration/66/98/97/regulationsstatusandtransfer_en_1210.pdf

domingo, junho 20, 2010

Prestação de contas inédita em 107 anos de História do Grêmio

Workshop Gestão Duda Kroeff

"Chamou atenção a forma responsavel, metódica, minuciosa e profissional com que a Arena está sendo tocada.

Juridico e Finanças: explanações competentes."


cbimbi

Parabéns às equipes da Arena, do Jurídico e das Finanças mencionadas. E, também às demais que expuseram com total transparência e competência todas as ações desenvolvidas e em desenvolvimento pela Gestão Duda Kroeff.

Sem a visão curta da "minha gestão". Ao contrário, com a consciência da preparação do Clube, com Governança Corporativa, Planejamento Estratégico e Qualidade Total.

Um Grêmio com políticas permanentes, contínuas independentes de quem estiver, circunstancialmente,  na administração do Clube.

E parabéns ao Quadro Social pela conquista da ISO 9001.

http://www.gremiosempre.com.br/?id=485

sexta-feira, junho 18, 2010

Dicas do Pires

Não tenhamos pressa. Mas não percamos tempo!

José Saramago

falastrão fracassado e novos piratas

Não é correto desqualificar argumento atacando o autor. Mas justifica-se buscar as motivações após a demonstração da inconsistência da tese.


O fracassado Sócrates pecou pela generalização que por si só destrói o argumento. Se contradisse quando, para fundamentar o argumento, usou como exemplo exatamente um "reacionário" (Ronaldinho Gaúcho).  No mínimo se expressou mal. Queria dizer uma coisa e disse outra.


Na ótica pessoal, percebe-se preconceito e ressentimento.  Sócrates fracassou na Europa. Fracassou com a seleção rebolativa de 1982, enquanto, p. ex., Luiz Felipe foi campeão mundial como treinador e Dunga (fiquem de lado nossas restrições) foi campeão mundial como jogador e foi vencedor em todos os países da Europa nos quais jogou.


Aqui entre nós, os novos piratas estão em acelerada atividade.

quinta-feira, junho 17, 2010

Além do Morumbi outros dois correm risco de exclusão

Além do estádio do Morumbi, excluído oficialmente pelo Comitê Organizador da Copa 2014, os outros dois estádios particulares estão na corda bamba.
A Arena da Baixada também deverá ser cortada amanhã (18 de junho), por não apresentar as garantias financeiras. No entanto, Curitiba tem um Plano B para a construção de um novo estádio no local onde hoje fica o campo do Pinheirão. Este projeto está há mais de um ano nas mãos de uma das maiores construtoras do país.
O Beira-Rio, em Porto Alegre, conseguiu pouco menos de um terço dos recursos para sua reforma e terá que correr para manter seu estádio na Copa. Lembrando que na capital gaúcha existe um projeto para construção de uma arena do Grêmio, cujo arquiteto consultor é o coordenador do Comitê Organizador Local (COL) e o responsável por avaliar tecnicamente os projetos da Copa 2014.
Será que 2014 será a copa das arenas públicas?
*As opiniões do blog são de inteira responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do Portal 2014.

Emenda 07 inclui Arena

quarta-feira, junho 16, 2010

Arena incluída na lei municipal

16jun

PROJETO MUNICIPAL BENEFICIA ARENA

Votação aconteceu na CMPA
A Arena do Grêmio teve mais uma grande vitória nesta quarta-feira à tarde. Foi votado na Câmara Municipal de Porto Alegre o projeto de lei complementar do Executivo que altera a redação da Lei Complementar 605. Conforme o projeto, “será beneficiada da isenção toda pessoa física, jurídica ou equiparada, nacional ou estrangeira, inclusive delegação esportiva, previamente credenciada pela Fifa”. A Arena gremista foi colocada entre as instituições que serão beneficiadas pelo projeto.
Com a isenção haverá redução dos custos de construção da Arena, fato este que foi muito festejado pelos conselheiros gremistas presentes na sessão: o presidente do Conselho Deliberativo, Raul Régis de Freitas Lima, o presidente da Grêmio Empreendimentos, Adalberto Preis e o membro do Conselho de Administração da Grêmio Empreendimentos, Saul Berdichevski: "A partir de agora, o Grêmio tem os mesmos direitos que todos aqueles que sediarão a Copa do Mundo de 2014", comemorou Raul Régis. A aprovação do projeto se deve pelo fato da lei permitir que a cidade tenha um estádio nas condições técnicas exigidas pela FIFA. O projeto foi aprovado com 25 votos dos vereadores municipais.
Com informações da Câmara Municipal de Porto Alegre.
www.gremio.net

 

terça-feira, junho 15, 2010

Falso dilema. Pressupostos falsos

Está lá, textualmente, na coluna "Página 10" da Zero Hora de hoje:


Distorção tributária

Quem deveria receber isenção fiscal? Clubes de futebol, para construir ou reformar estádios, ou o Grupo Hospitalar Conceição, que atende exclusivamente pelo SUS?


Pois o GHC paga R$ 120 milhões em impostos e contribuições por ano e briga na Justiça para obter isenções que outros hospitais que atendem a convênios e pacientes privados recebem.


A culpa é da burocracia: como tecnicamente os hospitais Conceição, Fêmina e Cristo Redentor são sociedades anônimas controladas pela União, têm de pagar ICMS para o Estado, ISSQN para a prefeitura e uma série de taxas cobradas pela União.

Os ERROS da matéria são vários:
O PRIMEIRO: comparar isenção fiscal para uma operação específica (construir ou reformar estádios) com operação permanente.  A isenção para operação pontual só existe porque o Estado Brasileiro se comprometeu perante a FIFA em conceder isenções para trazer para cá a Copa do Mundo. Foi assim - certo ou errado - entendido como de interesse público. O Estado entendeu que irá beneficiar-se com os investimentos privados.

O SEGUNDO: Dizer que é culpa da burocracia. NÃO. A burocracia nada tem a ver com isso. Trata-se de opção dos sócios pela modalidade sociedade anônima. Os hospitais que desfrutam de imunidade tributária são associações beneficentes.

O TERCEIRO: Usar, depreciativamente, e demagogicamente, a comparação entre "Clube de Futebol" e hospital que atende pelo SUS.

Se o "Clube de Futebol" optar pela modalidade sociedade anônima não terá nenhum imunidade tributária.

A imunidade tributária beneficia ASSOCIAÇÕES CIVIS sem finalidade lucrativa.
PRESSUPOSTOS: 1)  Os DIRIGENTES não podem ser remunerados; 2) não poderá haver distribuição nem ostensiva nem disfarçada de lucros; todo o lucro terá de ser reinvestido nas finalidades da associação.

Essas sociedade anônimas hospitalares, sociedades anônimas, remuneram - e muito bem - os dirigentes e distribuem lucro aos sócios.

Então, PAREM DE CHORAR, parem de comparar laranjas com abacaxis. Renunciem aos lucros e às remunerações etc. etc. Trabalhem gratuitamente para as entidades como fazem os dirigentes de clubes. Etc. Etc.

E Sra. Roseane: Diz a antiga sabedoria popular:

NÃO VÁ O SAPATEIRO ALÉM DAS CHINELAS.

segunda-feira, junho 14, 2010

Arena Grêmio: visão estratégica e de futuro

Às 11h de ontem iniciou-se a Copa do Mundo da África do Sul. Exatamente pelos próximos 30 dias milhares de visitantes e turistas ocorrerão ao continente Africano para conhecê-lo e participar deste mega evento desportivo, que será assistido por bilhões de pessoas em todo o mundo.

Toda mídia mundial, através dos mais modernos meios tecnológicos, estará com suas lentes concentradas nas cidades sedes dos jogos da Copa, levando para todos os recantos imagens que nos proporcionarão conviver com a cultura, a história, com a África do Sul e seu povo, seus costumes, suas conquistas e suas mazelas sociais.

A tudo veremos e certamente com muito mais ênfase aos grandes jogos e a infra-estrutura preparada nas principais cidades, estádios, enfim tudo o que diz respeito à preparação e às exigências da FIFA para a realização de um evento desta magnitude.

Por viver e conviver futebol diariamente como uma grande paixão estou envolvido por este clima. Este estado de espírito me remete para o futuro. Gremista incorrigível, não consigo deixar de projetar que, dentro de quatro anos, o nosso país e Porto Alegre estarão vivenciando experiência semelhante.

E neste ponto, sinto um orgulho enorme pela extraordinária e sábia decisão do GRÊMIO FOTT-BALL PORTO ALEGRENSE que, independente de sua participação direta e/ou indireta no evento, soube aproveitar esta oportunidade única, reunindo todas as suas forças, com o apoio incondicional e maciço de sua imensa torcida para projetar, desenvolver e tornar realidade de forma inovadora, moderna, dentro de todos os padrões e exigências FIFA. A construção da nova ARENA GRÊMIO.

Localizada estrategicamente, será cartão e referência de Porto Alegre. Pois não haverá outra forma de nossos visitantes chegarem ao coração de nossa cidade seja por via área ou terrestre sem antes se deparar com aquela extraordinária visão que ARENA TRICOLOR propiciará pela sua grandiosidade e concepção arquitetônica.

Para que este sonho seja plenamente exitoso, um punhado de Gremistas tem vencido adversidades, obstáculos próprios de um projeto desta grandeza. Muito já foi feito e muito há ainda por fazer. O cronograma junto aos Órgãos públicos vem cumprindo os prazos pré-estabelecidos e se encontra em fase final de aprovação para autorização de instalação e inicio das obras.

Todo este processo de enorme responsabilidade e tantas variáveis para o Clube de ordem interna e externa, esta sendo diligenciado por extraordinárias lideranças Gremistas, conscientes de seu papel transcendental e histórico.

Certamente com a mesma coragem, transparência e com o propósito de fazer o melhor para o Grêmio e para os gremistas, dirigentes da cepa de um Duda Kroeff, Adalberto Preis, Raul Régis de Freitas Lima, Paulo Odone e tantos outros, saberão em sintonia com a Maior Torcida do Sul do País, transformar este grande projeto em realidade.

A ARENA DO GRÊMIO será como foi o Fortim da Baixada, é hoje o nosso Olímpico Monumental, um novo legado de ousadia, coragem e fortalecimento de nossa instituição. Uma conquista histórica para muitas gerações de Gremistas e um equipamento que certamente orgulhará Porto Alegre, ao Rio Grande e ao Brasil, por sediar o mais moderno complexo desportivo da América Meridional.

Para este monumental desafio precisamos de todos os Gremistas.

Paulo Luz
Conselheiro do Grêmio
Colaborador da Grêmio Empreendimentos
http://blogdosmosqueteiros.gremio.net/2010/06/12/arena-gremio-visao-estrategica-e-de-futuro/

sábado, junho 12, 2010

Cenário de fiascos

Eles vêm fazendo fiasco atrás de fiasco.  Episódios Luiz Felipe e Adilson festejados histericamente pela mídia.

Envenenados pelos sucessivos fracassos estão pondo as garras de fora na questão dos estádios. Expresso ou tácito - não sabemos - havia um pacto de não agressão.  Pra variar, furado por eles com a utilização de laranjas e dos isentos da imprensa para bombardear o equilíbrio de tratamento e o sucesso do Grêmio.

Não se esqueçam eles que o mundo dá voltas. Toda ação provoca reação e as várias benesses que receberam, recebem e receberão poderão ser questionadas e trancar tudo.

sexta-feira, junho 11, 2010

Dicas do Pires

3. A lei da Mente
É melhor ser o primeiro na mente do que o primeiro no mercado.

Al Ries & Jack Trout

quarta-feira, junho 09, 2010

Curiosidade: matéria do New York Times sobre Supermodels do RS




Finding Supermodels in Rural Brazil
Stereotypes Change, but Not in Search for New Models









terça-feira, junho 08, 2010

Dicas do Pires

“Não há [qualquer] ambiguidade na expressão ‘mau caráter’, que para o apelante (O D F) poderia significar pessoa de gênio difícil ou outros qualificativos de menor contundência (...). Em qualquer circunstância que se aponte alguém como mau caráter, isso não quer dizer outra coisa senão que esse alguém seja mau caráter”.

Trecho do acórdão do Superior Tribunal de Justiça que confirmou a indenização de dano moral no valor de 200 salários mínimos por ODF ter chamado JK de mau caráter em programa de rádio.

Cegueira coletiva: súmula confessa pênalti não marcado

Ainda a expulsão de Edu Dracena e de Jonas no jogo Santos x Grêmio pela Copa do Brasil 2010.
O resultado o julgamento no STJD reacende a histórica e palpitante desigualdade de tratamento entre os times do Rio de Janeiro e de São Paulo e os do Sul do Brasil. Com flagrante e contundente desvantagens para os sulistas.
Muitos evitam comentar o assunto, pois, imediatamente, aparecem os acusadores de teoria da conspiração.

Contrário à corrente conformista, nosso leitor Carlos Magno nos reclama manifestação, resumidamente, com o seguinte texto, no qual flagra o pênalti não marcado:


Senhores: Duas questões que ninguém respondeu:
1) Dar um tapa na nuca, com a bola em movimento, gerador de expulsão é pênalti?????????????
2) Se o juiz viu o fato assim, descreveu assim, na súmula, e não marcou o pênalti não é erro de direito?

Vejamos como a súmula foi relatada na imprensa em notícia publicada pelo clicrbs:


Constava na súmula de Santos 3x1 Grêmio, pela semifinal da Copa do Brasil, que, aos 42 minutos do segundo tempo, dentro da área defendida pela equipe da Vila Belmiro, enquanto a bola estava em jogo, Edu Dracena deu um tapa na nuca de Jonas. No mesmo momento, o atacante tricolor revidou com outro tapa, este no rosto do santista. Edu Dracena, por sua vez, pegou um jogo.
Os dois foram expulsos de campo, com cartão vermelho direto, e responderiam por praticar agressão física – artigo 254-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que poderia punir com quatro a 12 partidas de suspensão. Porém, as defesas dos jogadores conseguiram desclassificar a infração para um artigo mais brando (ato hostil).
http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/dsm/19,0,2923303,Jonas-e-suspenso-no-STJD-e-desfalca-o-Gremio-em-dois-jo
Outro relato, agora no site notícias da Justiça Desportiva: 


Grêmio perde Jonas e R. Marques
Jogadores são suspensos pelo STJD por expulsões na Copa do Brasil; Edu Dracena joga finalíssima
JOSÉ GERALDO AZEVEDOJosé Geraldo Azevedo | A+
enviar mensagem

Leandro Dutra/Site Justiça Desportiva
Jonas prestou depoimento no tribunal no Rio
Leandro Dutra/Site Justiça Desportiva
Rafael Marques disse que lance foi normal de jogo
O gremista Jonas e o santista Edu Dracena se estranharam durante partida entre as duas equipes, na Vila Belmiro, pela Copa do Brasil. Expulsos de campo, ambos foram a julgamento nesta terça-feira, dia 1° de junho. Em decisão da Segunda Comissão Disciplinar, os dois foram suspensos, mas o prejuízo maior foi para o gremista, que pegou dois jogos de gancho, enquanto o santista pegou apenas um.


Consta na súmula da partida que, aos 42 minutos do segundo tempo, dentro da área defendida pelo Peixe, enquanto a bola estava em jogo, Edu Dracena deu um tapa na nuca de Jonas. No mesmo momento, o atacante tricolor revidou com outro tapa, este no rosto do santista. Após o cartão vermelho direto, a Procuradoria enquadrou os atletas por “praticar agressão física”, conforme o artigo 254-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).
 O presidente da Segunda Comissão, Paulo Valed Perry, divergiu apenas na punição a Jonas, entendendo que o atacante do Grêmio também deveria pegar apenas um jogo, como ocorreu com o zagueiro do Santos.

A primeira questão: tecnicamente o revide é infração menor do que que a provocação do incidente. No entanto, estranhamente o Tribunal aplicou pena maior para quem simplesmente revidou.


Segunda questão: esta, flagrada somente por nosso leitor. Pela descrição do árbitro, a ação de Edu Dracena ao dar um tapa na nuca de Jones, infração de gravidade tal que o levou à expulsão direta, COM A BOLA EM MOVIMENTO, é penalidade máxima clássica, típica sem a mínima dúvida. O árbitro viu. Confessa que viu. Tanto que a descreve. No entanto, não marcou a penalidade máxima. E fica tudo por isso mesmo... A vida continua.... Nós sendo acusados de adeptos da teoria da conspiração quando é, evidente, que "nos aplicam" a todo momento. Descaradamente. E o mundo assiste a tudo em silêncio. Constrangedor.


Contra nós, fazem escândalo por um escanteio mal marcado. Pra ver a enormidade do preconceito. A nosso favor, nem um escanteio.





domingo, junho 06, 2010

Jogo fácil; derrota irrepetível

Silas:
O jogo estava fácil. A equipe jogando bem. Dominando o São Paulo.
Então, por que perdeu?

Ora, Silas. Esse menino Bruno Colaço NÃO ESTÁ PRONTO PARA JOGAR NO TIME DO GRÊMIO. É bom jogador. Vai amadurecer. Mas, por favor, não entregando os jogos do Grêmio. No segundo gol do São Paulo, ele quis pegar a bola, ESQUECEU QUE A FUNÇÃO DELE É IMPEDIR O GOL e ingenuamente deixou a frente do gol livre para Dagoberto. Por pura precipitação.

Outra coisa: Silas, é a primeira vez que digo. William NÀO DÁ.

Meira: Não posso acreditar que não haja atacante melhor do que William, disponível, de graça. Por favor. Não dá mais para atuar com um jogador a menos.

Querem saber o que penso? William é bom centroavante. É goleador. Mas não deu certo no Grêmio. Libera para fazer gols em outra equipe. E, tenho certeza, vai fazer. Mas o Grêmio precisa de outro atacante.

Chega uma hora em que é preciso tomar decisão.

Conta com o nosso apoio.

terça-feira, junho 01, 2010

Nossa solidariedade à família Seibel Freitas Lima


Nossa solidariedade à família de Ricardo Seibel de Freitas Lima, em especial aos pais Susana e Raul Régis.
O Grêmio perde um grande gremista. Apesar da pouca idade, com relevantes serviços já prestados.





Em maio, o secretário havia presenteado a governadora com uma camiseta do Stuttgart, time alemão

Governadora se solidariza com a família de Ricardo Seibel

Com profundo pesar, a governadora Yeda Crusius recebeu a notícia do falecimento de Ricardo Seibel de Freitas Lima, titular da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo 2014, ocorrido nesta terça-feira (1), em Brasília. A governadora se solidariza com a família e afirma que a perda não é apenas para o Governo, mas para todo o Rio Grande do Sul, que sentirá a sua falta.
"Recebi, de Paulo Odone, nosso ex-secretário da Copa do Mundo, a notícia do trágico falecimento do nosso secretário da Copa do Mundo, o querido jovem Ricardo, em Brasília. Todas as providências estão sendo tomadas pela representação do Governo do Estado em Brasília." Yeda afirmou, ainda, que está sentindo muito pelo ocorrido. "Na verdade, o Governo todo está consternado."

Mestre em Direito pela UFRGS, Ricardo Seibel de Freitas Lima ingressou na carreira de procurador do Estado em dezembro de 1998. Foi coordenador da Procuradoria de Execuções e Precatórios, do Projeto de Modernização da PGE e da Procuradoria de Informação, Documentação e Aperfeiçoamento Profissional. Integrou o Conselho Superior e o Conselho Editorial da Revista da PGE. Recentemente, atuou nas ações trabalhistas em que a PGE obteve reduções milionárias em favor da CEEE e participou da negociação do contrato de US$ 1,1 bilhão celebrado pelo Estado com o Banco Mundial. Desde a criação da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo 2014, atuou como coordenador de sua Assessoria Jurídica e, depois, tornou-se titular da pasta.

http://www.estado.rs.gov.br/

Pesquisa Lance Ibope

Como funciona o EVU

Busquemos informação com quem conhece. Marcos Almeida é profissional da área. Vejamos o que escreve:

Marcos Almeida disse:
Nesse momento no escritório estamos fazendo 3 evus de edifícios de apartamentos em NENHUM deles o investidor e incorporador assinou contrato algum da obra e sequer comprou o terreno. Enquanto a parte legal via prefeitura não lhe dá garantias de quanto e se realmente poderá construir este último detalhe fica em aberto, é prática comum no ramo.
Quanto ás áreas de apoio na Arena o seu conjunto é maior que a do Olímpico é questão do Grêmio gerí-la.
Marcos Almeida disse:
esclarecendo, não afirmei que a área não foi comprada ou que o contrato não foi assinado, apenas expliquei como funciona o ramo imobiliário.
fonte: www.sempreimortal.wordpress.com