quinta-feira, maio 07, 2009

Do Grêmio ? ..


Do Grêmio ? Nada !!! Nadinha !!! Do Grêmio ? Nothing !! Not a single line. O Grêmio deve ser time das Ilhas Fiji porque no jornal localista, hiperlocalista e bairrista não mereceu uma nota sequer.

Um dos melhores jornalistas do Rio Grande do Sul, o editor-chefe de Zero Hora Ricardo Stefanelli escreveu na Carta ao Editor da edição dominical de 12 de abril sobre a linha editorial do jornal:



"Cada vez mais, os jornais do mundo inteiro se gabam de se voltar para o localismo, pois percebem que os leitores ? também cada vez mais ? querem saber o que acontece na sua aldeia. Na Redação de ZH, porém, nós vamos além, pois bairrismo é mais do que localismo. Há uma cena engraçada no conhecido filme O Jornal (The Paper, 1994), em que na reunião de capa a editora de Internacional de um periódico nova-iorquino enumera as reportagens previstas para o dia seguinte. Editora: ?Um ataque terrorista em Paris: cinco mortos, nenhum de Nova York; Um naufrágio nas Filipinas: 300 mortos, nenhum de Nova York; Golpe de Estado em Bahrein...? Os demais editores a interrompem, em uníssono: ?Nenhum de Nova York!? Pois cena semelhante se repete diariamente nas reuniões de ZH, sempre que Luciano Peres, editor de Mundo, relata um acontecimento em sua área ? como o terremoto que abalou a Itália: ? Tem algum gaúcho lá? ? todos querem logo saber. Ser bairrista, na nossa ótica, é ter um olhar gaúcho para o mundo. Não significa nos restringirmos aos acontecimentos do território gaúcho, apenas, mas mirar os fatos sob o ponto de vista de quem tem a alma do Rio Grande. Não nos privamos, por exemplo, de despachar um enviado especial à posse de Barack Obama, à escolha de um novo papa ou deslocar um jornalista para a cidade de L?Aquila, mesmo diante da confirmação de que nenhum gaúcho vive na região abalada pelo tremor de terra. Mas sempre que conseguimos usar nas chamadas de capa ou em títulos internos a expressão ?gaúcho? ou ?RS? nos sentimos com a sensação de missão cumprida. Como já disse Caetano Veloso ao revelar por que se sentia identificado com o povo do Rio Grande e explicar o apelido de ?baianos do Sul? aos gaúchos: ?Vocês conseguem ser ainda mais bairristas do que os baianos. Gosto desta identidade?. ZH também".



Na edição de 26 de abril, Zero Hora não foi New York Times - todas as notícias do mundo - nem tampouco New York Post - todas as notícias de Nova York, Long Island e Connecticut. Foi jornal clubístico. Lembrando a cena do filme O Jornal, mencionada na Carta do Editor, é de se imaginar como foi elaborado o boneco da edição dominical de 26 de abril. Fala o editor de Esportes. - Tem jogo pela Libertadores na terça-feira. Os demais editores interrompem, em uníssono: "Não é o Internacional. Próximo assunto". Para quem se gaba de ser mais do que localista, ou hiperlocalista nas palavras do antigo editor, ou bairrista nas palavras do novo, não ter uma notícia sequer de um dos principais clubes da cidade do jornal é inadmissível. O fato se torna ainda mais grave se considerada que a edição é de dois dias antes de um jogo válido pelo principal torneio do continente. Mas para o jornal localista, ou melhor, bairrista, havia espaço para Fórmula 1, Vôlei, Copa do Mundo de 2010. Do Grêmio ? Nada !!! Nadinha !!! Para o Inter, uma página inteira com nada mais nada menos do que sete retrancas: Eles jogam por música, Bolivar general, Guinazu, T7 é o cara, Som amigo, Toca Raul e Trilha Taison. Do Grêmio ? Nothing !! Not a single line. O Grêmio deve ser time das Ilhas Fiji porque no jornal localista, hiperlocalista e bairrista não mereceu uma nota sequer. Em O Jornal as máquinas foram paradas para evitar uma injustiça contra garotos acusados de um crime que não cometeram. A cena final do fime é o rádio sintonizado na 1010 WINS de Nova York dando conta do furo do jornal. A cena final deste filme de 26 de abril de 2009, uma vez que não há mais como a rotativa parar, será ao menos um mea culpa na próxima Carta do Editor ? Se o leitor é dono do jornal em Zero Hora, muitos estão cobrando agora.

Alexandre Aguiar

www.gremiosempre.com.br


Sobre o tema, este blog havia publicado, premonitoriamente, em
Sábado, Abril 25, 2009

Os amargos se tornam cada vez mais repelentes. Estará faltando algum cheque?

O Grêmio - pelos critérios da competição - é, neste momento, O MELHOR DA AMÉRICA!
(...)

e, no dia da edição malfadada, no

Domingo, Abril 26, 2009

O clímax do jornaleco ou dos jornalistecos ou torcedorecos

Os torcedorecos se superaram neste domingo. O tal jornaleco publica uma página inteira sobre os vermelhos. Só abobrinha, mas uma página inteira.

Sobre o Grêmio nenhuma ou nem uma linha.
(...)

2 comentários:

Hélio Sassen Paz disse...

Amigos tricolores,

Pra começar, estava penando com meu blog novo em função do péssimo template (modelo) anteriormente escolhido, repleto de problemas que me fizeram ter que aprender um pouco da linguagem de programação PHP. Estou com um template mais bonito e ao mesmo tempo mais fácil de atualizar e mais leve. Ainda, uma série de compromissos reduziram meu tempo disponível para postar.

O endereço agora é: http://heliopaz.com/

No máximo amanhã, sábado dia 09/05/2009, sem falta, ele estará funcionando a pleno vapor.

Obrigado e []’s,
Hélio

Maria disse...

Hélio que seja um blog bem sucedido.E projeto de doutorado será no Brasil?Precisamos muito de capital intelectual.