quinta-feira, maio 21, 2009

OUSADIA PARA AVANÇAR...


OUSADIA PARA AVANÇAR...TAMBÉM NO PLANEJAMENTO POLÍTICO DO CLUBE

Inegáveis os avanços institucionais obtidos pelo Grêmio desde 2004, advindos da Reforma Estatutária que adotou o estatuto de eleições diretas pelo quadro associativo para a escolha dos integrantes do Conselho de Administração e Presidência do Clube, regime da proporcionalidade na renovação dos integrantes do Conselho Deliberativo e outras de grande relevância para sua gestão como as aprovações de seu 1º Planejamento Estratégico (2004) e Regulamento Geral (2007), medidas indispensáveis à modernidade e profissionalização do Clube.

O envolvimento e participação do quadro associativo com a ativa participação do Conselho Deliberativo, Comissões Permanentes propiciou um processo de transformações graduais, com avanços e resultados significativos em algumas áreas e processos vitais para a recuperação da instituição tais como: futebol profissional, categorias de base, quadro social, condomínio de credores e Projeto Arena.

A não consecução, todavia, de outras estratégias e planos fundamentais ao crescimento sustentado do Clube, inviabilizou a implantação de uma gestão corporativa com visão sistêmica de médio e longo prazo.

Da mesma forma modificou-se positivamente o processo político do Clube com a criação de Grupos Políticos estruturados e protagonistas das últimas disputas eleitorais, culminando com a formação do G6, aliança política responsável pela eleição do Presidente Duda Kroeff, e os apoiadores da candidatura de Vicente Martins, patrocinada por outros Grupos Políticos. Estes acontecimentos foram antes ainda precedidos do pleito de 2007 junto ao quadro social para a renovação do CD e posteriormente da Mesa Diretora eleita pelo mesmo, onde diversos grupos políticos relevantes atuaram.

Estas mudanças de caráter político administrativo têm suscitado amplo debate no seio da torcida tricolor, através de sites e blogs identificados ou não, gerando informações e posicionamentos a respeito de todos os assuntos palpitantes, com opiniões procedentes de todos os matizes políticos. Estas discussões, muitas vezes apaixonadas e refletindo posições políticas, sem sempre geram, por seus desdobramentos, as melhores decisões e ações em prol do Grêmio.

Se no plano da Gestão Administrativo-Financeiro tivemos avanços importantes, ainda que insuficientes, no campo político institucional ocorre o mesmo, pois,é evidente a ausência de um PLANEJAMENTO POLÍTICO capaz de em momentos de grandes decisões SABER discernir e priorizar os INTERESSES SUPERIORES DO GRÊMIO, superando divergências, buscando caminhos comuns em sintonia com o sentimento e aspirações da imensa Nação Tricolor.

Suscitamos esta troca de idéias, pois, o desenvolvimento, evolução das estratégias dos macro planos de gestão do Grêmio passam pela elaboração e conjugação política, responsável, crítica, transparente, através de um processo articulado, utilizando-se da metodologia adequada para oportunizar um dialogo maduro entre todas as correntes e lideranças políticas do Clube.

Esta iniciativa pode aproveitar a experiência vitoriosa já exercitada pelos grandes vultos da história do Grêmio, para estabelecer um clima de relacionamentos em busca do ideário tricolor, capaz de promover um processo de Planejamento Político, gerador de um PACTO DE COMPROMISSOS DE GREMISTAS, elegendo PRINCÍPIOS E VALORES BÁSICOS, ou seja: NOSSAS CLÁUSULAS PETREAS. Aliás, esta idéia foi suscitada pioneiramente pelo Conselheiro Adalberto Preis, em Reunião do Conselho Deliberativo de 2006, por ocasião da aprovação da Revisão do Planejamento Estratégico (Ata da Sessão Ordinária de 28/09/2006).

Cabe então ao clube, por meio de suas principais lideranças, capitanear um grande processo de entendimento político que estabeleça princípios basilares, norteadores de uma agenda comum de todos os gremistas em prol da grandeza do clube. A articulação de um compromisso de todos os grupos políticos do Grêmio em torno de pontos mínimos fundamentais para o futuro do clube é condição essencial para assegurar a continuidade política e administrativa do tricolor e poder assegurar uma senda de vitórias e sucessos no campo esportivo e de gestão.

Paulo Luz

Conselheiro

fonte: www.gremiosempre.com.br

4 comentários:

ph_bg disse...

Galera,

quem gosta de Libertadores pode acompanhar tudo no meu canal do Youtube,
com comentários e análises exclusivas do PVC e Paulo Calçade, da ESPN:

Link do Canal:
http://www.youtube.com/user/realfootballfan

Link direto dos vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=volcitszN-I
http://www.youtube.com/watch?v=g6ln5Pz_RQc
http://www.youtube.com/watch?v=KpzmFm3dM4c
http://www.youtube.com/watch?v=UrdzyvssoJ4
http://www.youtube.com/watch?v=aVAqzx5VgTg
http://www.youtube.com/watch?v=E7UTutAGYeA
http://www.youtube.com/watch?v=393ATYF94vU
http://www.youtube.com/watch?v=ej_yCb2dWko
http://www.youtube.com/watch?v=uJdvp2icA6w

Avaliem, deixem seus comentários,

valeu

Maria disse...

Muito objetiva a proposição do Conselheiro, acho que as premissas devem ser colocadas, desdobradas para ficar bem claro o que se espera para, que o Grêmio tenha administrações comprometidas com a evolução, independente de quem estiver no poder.

Maria disse...

Muito objetiva a proposição do Conselheiro, acho que as premissas devem ser colocadas, desdobradas para ficar bem claro o que se espera para, que o Grêmio tenha administrações comprometidas com a evolução, independente de quem estiver no poder.

Maria disse...

Complementando - a idéia do Conselheiro é válida como um meio para estabelecer premissas básicas necessárias,mas não como um fim.