sexta-feira, fevereiro 13, 2009

Por Carlos Josias

Paulo Odone e a Grêmio Empreendimentos 12/02/2009
“SER GREMISTA É UM ESTADO DE ESPÍRITO” ( Patrono Fernando Kroeff )
- QUEM NÃO ENTENDE ISTO, NÃO MERECE FAZER PARTE DA NAÇÃO TRICOLOR!

” …mas convencido, que em que pese o senhor ser uma pessoa extremamente exitosa e vitoriosa, quer na vida política quer no clube que tem tido tanto sucesso, e a quem tanto é possível dizer e reconhecer gratidão pelo que fez pelo GFPA - apesar de não ter realizado ABSOLUTAMENTE NADA SOZINHO, até porque, ainda que modesta, eu tenho, sim, participação nesta caminhada de 2005 para cá - está lhe faltando uma coisa que a vaidade consumiu: GRANDEZA ! “

Este trecho consta do final da minha carta renúncia em 17 de outubro de 2007. Eu flagrei que o retorno do licenciamento do Sr. Odone, então recém eleito, se deu com a encarnação de outra pessoa e não aquela que eu conhecera quando do inicio da gestão 2005.

O episódio Brito foi o ponto ´star` desta reveladora mudança de comportamento. E fiquei rouco de tanto bradar ao longo do tempo. Vocês devem se lembrar do que narrei sobre aquela tarde do anúncio do Brito, de como eu fiquei sabendo e de como estava tudo arrumado: ele iria para a Presidência da Grêmio Empreendimentos e o Antonini lhe faria companhia. Assim, sem mais nem menos, tudo decidido pelo Sr. Odone, acometido da ‘Síndrome de deus’,. que se apoderou do título de ´dono do Grêmio’ e passou a planejar tudo voltando-se exclusivamente para o seu vaidoso umbigo.


Coincidência ou não, o Grêmio não conquistou mais nada dali em diante. Dizem que o criador não joga, mas fiscaliza. E para pecados existem penas. Nada acontece por acaso.

Perdeu tudo no ano de 2008 e se não fosse o socorro Krieger, ´deus` estaria enfiado no inferno beijando o diabo…. A quem certamente ele beijaria se fosse lhe render proveito. A partir dali empreendeu-se numa luta feroz contra todos que ameaçassem sua ‘corte divina`, e se lançou em sucessivas campanhas eleitorais investindo e apostando tudo nelas, especialmente aquela primeira, para o CD, aonde posou de galã de novela mexicana em horário nobre e global, patrocinado sabe-se lá por quem.

Apanhou feito ladrão de galinha, porque perdeu tudo, perdeu todas, a nação tricolor lhe provou que nosso clube não tem um proprietário apenas, é de mais de 7 milhões de gremistas. E de lambuja emprestou apoio à Manoela que está enxergado a Prefeitura pelos jornais….

Na eleição para a Presidência do Clube apostou todas as fichas, queria tudo, ser seu o Presidente do Clube ele na Presidência da Grêmio Empreendimentos. Perdeu todas as fichas e perdeu tudo. Tivesse dignidade de um perdedor ali, pós eleição, teria se afastado do clube e deixado o novo Governo em paz. Mas deus desconhece isto.


Primeiro, ainda na esperança maluca de ser o presidente da Grêmio Empreendimentos deixou os defensores do Antonini falando sozinho sobre sua ausência da GE e se retirou do Conselho Deliberativo certo de que se ele, Antonini, não estava entre os escolhidos, ele estava e então poderia ainda postular e alcançar a direção. Fez charminho, espalhou aos quatro ventos que não sabia se aceitaria ou não - já com o nome incluso, claro. Charminho feito para alcançar a Presidência.

Ali eu pensei, o Grêmio prescinde de quem quer que seja que se ache fazendo favor ao clube em nele trabalhar. Não precisamos deste tipo de ´colaborador`. Não quer, vai prá casa… Ou prá Assembléia, cuidar do eleitorado, muito mal cuidado por sinal, pois entre outras promessas de campanha negou subsídio à defensoria pública em voto hipócrita. Mas ficou por ali, ´azucrinando` como se dizia antigamente, e assistindo as lamentações dos ´parceiros` a quem virou, de novo, hábito seu, as costas.


Faltou as reuniões da Grêmio Empreendimentos e sequer foi naquela que elegeu Adalberto Preis presidente, numa atitude pouco digna e que, ao menos em relação ao episódio, de se admitir suspeitas e dúvidas sobre seu caráter.

Agora, e a mim não espanta, põe uma pá de cal sobre quem duvidava de sua falta de grandeza: envia carta se retirando da Grêmio Empreendimentos e ameaçando, esta é que é a verdade, ao lançar preocupação sobre o futuro da Arena, numa atitude sobretudo típica de quem é oportunista e fica na torcida de que algo dê errado para, então, se apresentar com aquele peitinho emplumado e o conhecido e enfadonho discurso de perdigotos, lançando criticas do gênero ´eu avisei….`.

Lamentável, censurável, odioso.


Não, senhores, nós não precisamos de ´devotos` assim. E vou dizer mais: longe de nós um gestor que em um ano, 2008, apresentou 3 balancetes no ultimo ato de gestão, em meia hora, e pediu suplementação orçamentária porque tinha torrado todo o orçamento daquele período na metade do ano, em junho, está desautorizado a se arvorar de legitimado para gerir a Grêmio Empreendimentos.

De sorte que a sua saída nos é duplamente gratificante: quer pelo aspecto da repercussão ´entrega ao coletivo`, o que ele desconhece - quer no aspecto técnico = iria administrar sozinho a Grêmio Empreendimentos e corríamos o seríssimo risco de ver a gestão Grêmio 2008 ser nela repetida e isto é o curriculum que ele plantou, o que lhe desautoriza, repito, qualquer previsão azarenta e qualquer censura futura.

Sai prá lá Urubu.

Por um ou por outro, fica fácil de se flagrar que ´deus` não reunia condições para fazer parte do grupo que dirige a Grêmio Empreendimentos. E se mais alguém quiser sair, a hora é agora, e que vá tarde … Que vá com ´deus` …. O Grêmio precisa dos seus Gremistas, e muito, mas só deles. E não há desastre futuro que possa lamentar a retirada de alguém que, na realidade, não conhece nem de longe que - como disse o patrono - SER GREMISTA É UM ESTADO DE ESPÍRITO.
Carlos Josias Menna de Oliveira

publicado em www.sempreimortal.wordpress.com

Nenhum comentário: