sexta-feira, fevereiro 13, 2009

Modernização da Gestão/Profissionalização

Com a palavra o Presidente do Conselho de Administração, Paulo Odone de Araújo Ribeiro

Em seguida anunciou a contratação de Consultoria de RH - IAB e do Consultor Claus Süffer especialista para implementar no Grêmio o Programa de Qualidade Total e Planejamento Estratégico, aprovado pelo Conselho Deliberativo em novembro p/p., bem como para coordenar a reestruturação administrativa, cujos aportes financeiros também serão buscados através de negociação com Fundo de Investimento. Afirmou que estas medidas de integração/interatividade da Gestão são inadiáveis e imperiosas. Ressaltou quanto é duro e desgastante a consecução destas tarefas e as dificuldades emocionais a serem superadas. Disse, todavia, que as mesmas tem que serem enfrentadas e resumiu seu pensamento afirmando textualmente: “O Grêmio pode fazer o maior time do mundo e sair da 2a. divisão, todavia se não fizer a sua reforma estrutural, se o Dr. Adalberto Preis não levar o Planejamento Estratégico até as suas últimas conseqüências, implantando-se o PGQP, gestão por resultados, agilidade gerencial como a de um São Caetano corremos o risco de daqui a 02 anos estarmos aqui novamente amargando uma 2a. divisão. Para tanto pediu o apoio, participação e consciência de todo o Conselho Deliberativo, pois caso não venha a obter este apoio, indispensável à modernização do Clube, talvez seja melhor se entregar as Chaves”.


(31/05/2005)

*****





b) Revisão do Planejamento Estratégico. Com a palavra o Vice Presidente do CA Jorge Bastos, expôs o trabalho desenvolvido e as tratativas suscitadas entre o Executivo, Presidente e Vice do CD, constituindo-se um Plano de Trabalho com vistas a sua revisão, programadas para 05 encontros. O Consultor Claus Süffert responsável pelo desenvolvimento do PE no Clube reafirmou a abrangência, solidez e qualidade do trabalho elaborado em 2004 por este CD e associados, tendo agora nesta revisão ratificado na íntegra sua missão, valores, objetivos e estratégias. Discorreu que o grande desafio que vem sendo perseguido é a sua execução.


Explicou a metodologia utilizada – consulta através de questionários individuais a Comissão Revisora - que revalidou na íntegra as forças e fraquezas internas, ameaças e oportunidades externas. Com o objetivo de concentrar objetivos e estratégias similares para agilizar a sua execução operacional, a Comissão revisora decidiu concentrar os 08 objetivos e 52 estratégias do projeto original, respectivamente em 05 e 22, mantendo a essência de sua concepção, mercê da qualificação acima da média do Plano produzido em 2004


(...)

O Conselheiro Eduardo Antonini, Diretor da Área de PE, discorreu sobre os esforços e providências adotadas pela Área para dar continuidade a sua implementação culminando agora com o processo de Revisão realizado em sintonia com o CD, CA, Comissão do PE, Conselheiros, Diretores e funcionários do Clube. Rapidamente apresentou o Mapa Estratégico até 2008, seus objetivos, estratégias, planos de ações e desdobramentos na Gestão do Clube, planos prioritários para o biênio 2007/2008 e destacou os resultados obtidos junto ao Quadro Social.


(28/09/2006)

*****



Com a palavra Presidente Paulo Odone Chaves de Araújo Ribeiro saudou e agradeceu ao CD, expressando que os propósitos da nova Gestão serão de convocar a todos os Gremistas para construir o futuro do Clube. A retomada do Grêmio foi fruto do espírito agregador, construído pela imensa nação tricolor, paixão desafiadora da torcida, cujo engajamento e apoio com a Direção, CD, quadro associativo, Atletas contribuíram decisivamente para a constituição de um time competitivo, com a raça e bravuras próprias do Grêmio. Agradeceu o trabalho incansável dos Vice-Presidentes que se afastam, Conselheiro Jorge Bastos, diligente e incansável no trabalho de prosseguimento do Plano Estratégico, idealizado pelo Dr. Preis e Lideranças do Grêmio na Gestão anterior...


(11/12/2006)

****

Sobre a Arena:

O Presidente do Grêmio, Conselheiro Paulo Odone de Araújo Ribeiro, acrescentou que a iniciativa estava prevista no Planejamento Estratégico do Grêmio e constitui um importantíssimo investimento que o Grêmio oferecerá à Cidade de Porto Alegre e ao Estado do Rio Grande do Sul.


(21/05/2007)



“O Grêmio iniciou, em 2005, um ambicioso processo de profissionalização de sua gestão, visando atender às modificações do mercado mundial de futebol e à necessidade de modernização de sua estrutura gerencial e administrativa. Esse processo teve origem no Plano Estratégico, aprovado pelo Conselho Deliberativo em 2004, que definiu os objetivos, metas e ações para a modernização, crescimento e melhor aproveitamento do clube. Visando atender o objetivo de modernização do seu patrimônio, e também almejando sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014 no Brasil possivelmente disputados no Estado do Rio Grande do Sul, o Grêmio iniciou um projeto para a construção de um novo estádio que atenda aos padrões da FIFA para sediar seus jogos de Copa do Mundo”.


(Parecer da Fundação Getúlio Vargas)
publicado em www.gremiosempre.com.br

Nenhum comentário: