segunda-feira, fevereiro 02, 2009

Entrevista com Saul Berdichevski


Palavra de Gremista #X

Completando a décima edição do Palavra de Gremista, o blog GRÊMIO SEMPRE IMORTAL apresenta o gremista SAUL BERDICHEVSKI. Conselheiro tricolor desde 1983, Saul integra, também, a Grêmio Empreendimentos, empresa criada para acompanhar a construção da arena.

Com a Palavra de Gremista, Saul Berdichevski:

51foto1

- Gremista desde quando?

Sou de uma família de Gremistas; meu pai era um fanático pelo Grêmio, daqueles que soltava foguetes em dias de jogos. Recordo-me como se fosse hoje (estou com 66 anos) que fui levado pela primeira vez na Baixada, na Mostardeiro, onde hoje é o Parcão, para assistir a um treino do Grêmio. Esse treino foi à apresentação de um treinador húngaro chamado Laslo Szekli que era um inventor, pois colocou jogadores de defesa no ataque e os do ataque na defesa; eu tinha 8 anos, portanto em 1950. Nos íamos a todos jogos do Grêmio e quando meu pai faleceu eu tinha 13 anos e continuei indo ver a todos os nossos jogos e aos deles, para secar , nos eucaliptos , pois morava no Menino Deus .


- Quais cargos já ocupou no Clube e em que períodos?

Os cargos que ocupei foram os seguintes:

1) ASSESSOR DO JUVENIL A em 1983.

2) ASSESSOR DOS ESPORTES AMADORES em 1984.

3) VICE PRESIDENTE MEDICO EM 1985 E 1986 , gestão Dr. Irany Sant Anna

4) DIRETOR DE FUTEBOL EM 1985 E 1986 ( acumulei com o depto. Médico)

5) 1998 diretor de Futebol

6) Candidato a Presidência do Grêmio em 1999.

7) Primeiro Ouvidor do Grêmio e do Futebol Brasileiro nos moldes de uma concepção moderna, mantendo uma interação permanente com o torcedor, respondendo a todos os torcedores (e-mails,cartas ).

8) Vice Presidente de Futebol em 2003

9) Presidente da Comissão de Futebol do Conselho na Gestão Mauro Knijnik , permanecendo até hoje nesta missão, na Gestão Raul Regis.

10) Membro do Grêmio Empreendimento nomeado na Gestão Duda Kroeff , com aprovação do Conselho.

11 )Conselheiro do Clube desde 1983 por indicação do Presidente Fabio Koff.

12) Participante da Gestão que conquistou Libertadores da America e Mundial de 1983 ( cargo de assessorias , conforme descrição acima)

13) Como dirigente do departamento médico e de futebol nos anos de 1985 e 86 , os seguintes títulos : bicampeão gaucho.

14) Torneio de Rotterdan 1985 , do Bayer de Munique

15) Torneio de Palma de Mallorca em 1985, c/ Barcelona


- Qual a sua opinião sobre a profissionalização de cargos e funções no Grêmio? Ainda existem espaços para os gremistas “abnegados”?

O Futebol hoje é um negócio e assim sendo tem que ser dirigido, de maneira profissional, com conceitos modernos que permitam ao Clube competir com seus adversários de acordo com a grandeza que o Grêmio adquiriu nesses 105 anos de vida, onde conseguiu os grandes títulos nacionais e internacionais e, estar situado entre os maiores clubes mundiais no ranking. Para que isso seja conseguido o Grêmio em 2003 fez o seu Planejamento Estratégico, aprovado pelo Conselho em 2004 e que tem sido implementado, mesmo que discretamente, dentro dessa metodologia, permitindo às gestões que se sucedem saber o caminho onde devemos seguir. Houve no inicio uma resistência à modernidade por falta de conhecimento dessa metodologia que hoje é utilizada por todas as empresas de sucesso. Acredito na Gestão Duda porque a maioria dos membros do seu Conselho de Administração participou do Planejamento Estratégico, com benefícios concretos em todas as áreas do Clube. Com isso eu quero dizer que acredito na continuação da profissionalização nas áreas vitais do clube: administração, finanças, marketing e futebol, não desprezando jamais, apesar dos conceitos negócio-profissionalização, a presença de dirigentes apaixonados, participando da gestão. Na minha visão, a Arena devera ser o inicio de uma nova era para o Clube, gerando receitas permanentes, diminuição de custas, pois devera possibilitar ao Clube receitas diárias e tornar o clube mais enxuto! Temos muitas inteligências no Conselho do Clube com a capacidade do transformar e levar o Clube a todas essas mudanças que muitos chamam de Choque de Gestão: Planejamento estratégico, Governança corporativa e Gestão de Conhecimentos. Acredito nessas transformações, acredito nessas mudanças, acredito muito na Gestão DUDA!


- Hoje o Grêmio, politicamente, está dividido em grupos/movimentos. Qual a sua opinião sobre a existência desses grupos/movimentos?

Com relação a grupos, movimentos políticos, isso sempre existiu no Clube, mas de uma maneira informal, quando tínhamos um Patrono , pai do nosso Presidente , Dr. Fernando Kroeff que foi um vencedor tanto como Presidente como Patrono, pois de suas decisões com ex Presidentes (Conselho Consultivo), era escolhido alguém com o perfil de dar ao Grêmio o melhor de si . Esse processo foi vitorioso no Clube, mas pela democracia dos pró-homens do Grêmio, iniciou-se uma discussão no Conselho do Clube no Tempo do Dr. Renato Souza (final da década de 70, inicio de 80), de uma maior abertura, com a participação do torcedor, possibilitando eleições proporcionais, dando oportunidade que gremistas de outras origens, castas, pudessem fazer parte do Conselho; para isso seriam necessárias alterações estatutárias o que acabou acontecendo nos 2 últimos processos eleitorais dentro do Clube , nas eleições presidenciais e eleições para o Conselho . O que se discute hoje é em relação a clausula de barreira no que diz respeito aos percentuais.Sou favorável a diminuição do percentual para o Conselho, passando para 20% e que seja mantido o percentual para a Presidência de 30% . Acho que o Conselho do Clube elege os seus candidatos à Presidência e o torcedor democraticamente escolhera àquele que pensa ser o melhor para o Clube.


- Qual o jogo do Grêmio que mais lhe marcou?

O jogo que mais me marcou foi sem duvida nenhuma o jogo de Tóquio contra o Hamburgo pois estava lá e, mais do que isso, tive a felicidade de trocar o meu ingresso com um vice-presidente, ficando eu nas Tribunas do Estádio e ele que preferiu ficar com os torcedores, que estavam todos num setor especifico do estádio, mas que não tinha acesso ao gramado e eu fiquei na tribuna de honra, que tinha acesso ao gramado; terminado o jogo, vitoria do Grêmio , juntei-me com os jogadores , fazendo a volta olímpica e por felicidade minha fui fotografado, aparecendo em todas revistas e jornais ao lado do capitão De Leon, foto esta que me foi presenteada pelo grupo que me lançou candidato à Presidência em 1999 (a foto foi scaneada - 80x 1,20 ). Agora, guardo na lembrança, também, Grêmio e Penharol onde eu fiz a promessa de ir a Tóquio no caso do Grêmio tornar-se Campeão da Libertadores.


- Qual o melhor time do Grêmio que já viu jogar?

O melhor time do Grêmio; o melhor time que vi jogar não necessariamente tinha os melhores jogadores, porque depois surgiram fenômenos que marcaram época e entrariam no melhor time de todos os tempos; explico, que no período em que o Grêmio ganhou 12 campeonatos regionais em 13 disputados, quando teve grandes goleiros,como Alberto,Henrique,Irno, Germinaro — zagueiros excepcionais com Airton, Enio Rodrigues, Calvet, Ortunho, jogadores como Alcindo, Gessi, Juarez, Vieira, um outro grande goleiro o Sergio Moacir (final de 40 e inicio de 50) e outros que com esses craques formavam um grande futebol coletivo. Todo esse processo de vitorias começou com o senhor Osvaldo Rolla, Froner, Fantoni, Luis Engelke.


- Qual seria o time do Grêmio de todos os tempos?

O melhor time de todos os tempos: não vi o Lara joga , mas tem que ser citado pelo que meu pai me contava e sem dúvida o Danrlei, Sergio Moacir, laterais (Figueiró, Arce,Nelinho), zagueiro central (Airton), zagueiro pelo lado esquerdo (Enio Rodrigues, Adilson, Calvet, Oberdan) - laterais esquerdo (Ortunho e Everaldo); meio campistas: o Dinho, Luiz Carlos Goiano, Milton Kuelle, Sergio Lopes, avantes: Renato, Tarciso, Valdo, Osvaldo, Vieira, Alcindo, Juarez, João Severiano,Gessi, Hermes , Geada. Como podem observar é muito difícil dizer o melhor 11 do Grêmio, mas dizer os melhores que vi jogar, para não fazer injustiças (certamente estou esquecendo de alguém). Muitos jogadores que são lendas e que dizem terem sido craques, meu pai e muitos amigos daquela época citavam: Luiz Luz, Luiz Carvalho, Clarel, Noronha. Como vêem, sou antigo e tenho muito cuidado em dizer o melhor time de todos os tempos.


- Defina o Grêmio em uma palavra.

IMORTAL


- Alguma manifestação final?

Acho importante dizer que entendo perfeitamente a reação do torcedor em contrariar-se com a saída do Olímpico para o Humaitá; toda perda gera um sentimento de um vazio , de luto , principalmente levando em consideração que foi no Olímpico que o Grêmio adquiriu a maturidade como Instituição Futebolística, pois foi nesse palco que conquistamos as maiores vitorias nessa trajetória brilhante desse clube Imortal. Também tenho esse sentimento de tristeza, mas como Conselheiro, dirigente e agora na Grêmio Empreendimentos, tenho a responsabilidade de pensar no hoje e no amanha , levando em consideração que o FUTEBOL HOJE É UM NEGÓCIO e como tal temos que nos preocuparmos em manter esse crescimento que o Grêmio conseguiu no Olímpico (torcedor exige). Agora chegou à hora de transformações e mudanças; para podermos continuar com esse crescimento e de maneira sustentada, para evitar as dificuldades que hoje já sentimos em não poder competir com os grandes clubes do futebol mundial, e pelas alterações da legislação (lei Pelé) onde quem tem mais poder aquisitivo contrata os maiores jogadores, obriga aos clubes brasileiros com raras exceções (São Paulo) a se adaptarem aos novos tempos sob pena de se esvaziarem como Instituições e até de falirem. Olhem os problemas dos clubes cariocas? Estão perdendo os maiores craques não só para o mercado internacional, mas também para o mercado interno. Nós temos que formar jogadores para vender para os outros, criando dificuldades de mantê-los e formar por mais tempo um time em condições de ganhar uma Libertadores e um Mundial. Com a construção de uma Arena, seja ela onde for, propósito é AUMENTAR AS RECEITAS DO CLUBE, DIMINUIR DESPESAS, tornando o clube enxuto e viável e em condições de poder competir no mercado. Assim, nos pedimos a compreensão na decisão do CONSELHO, para que todos os gremistas entendam que esse é o preço da MODERNIDADE e da transformação do futebol em FUTEBOL NEGOCIO.

Nenhum comentário: