MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO
Gestão estratégica, profissionalização, governança corporativa e criação de unidades de negócios para ampliação das receitas
Conjunto de análises e sugestões para a Comissão de Reforma Estatutária do Conselho Deliberativo do Grêmio Football Porto Alegrense, elaborado por Alexandre Amaral de Aguiar, Diretor de Planejamento e Conselheiro Suplente.
Novembro de 2004
1 - ESSENCIAL REFORMULAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DA ESTRUTIRA ADMINISTRATIVA DO GRÊMIO – ANÁLISE DO MERCADO MUNDIAL DO FUTEBOL
2 – UMA NOVA DIMENSÃO PARA OS CLUBES DE FUTEBOL – LAZER E ENTRETENIMENTO GLOBAL
3 – CRIAÇÃO DE UNIDADES DE NEGÓCIOS PARA EXPLORAÇÃO DA MARCA E PATRIMÔNIO
4 – CONCLUSÕES
1. A indispensável profissionalização dos vários setores do Grêmio deve ser orientada por uma gestão estratégica, focada nas competências essenciais do clube, prevista no estatuto e no regime interno da entidade, contemplando os modernos conceitos de governança corporativa.
2. Como parte da transformação mundial do mercado de esportes, o futebol não mais pode ser encarado apenas como um jogo, mas como produto de entretenimento.
3. Com base em experiências de sucesso em outras entidades (benchamrking), no baixo aproveitamento atual da marca Grêmio em nível regional e nacional e nas oportunidades de negócio que surgem no exterior, sugere-se a criação de unidades de negócio (empresas) específicas, subordinadas ao Grêmio, para melhor exploração da marca, do patrimônio e do relacionamento com o mercado.
fonte: www.gremiosempre.com.br
4 comentários:
Com isso, mais uma vez a verdade e reposta.
O Grêmio não tem apenas 4 anos.
Não falem sem ler. Leiam e depois comentem
15/8/2008 16:25:33
Jorge Bastos
Caro amigo Alexandre Aguiar: tuas palavras e considerações são sempre bem-vindas. Se omitimos algum fato, peço desculpas e aproveitamos para divulgar as devidas correções. Um forte abraço a este abnegado defensor das causas do Grêmio. Jorge Bastos
14/8/2008 23:06:48
Alexandre Aguiar
Excelente a entrevista com o sempre cordial e atencioso Jorge Bastos (que bom seria se outros fossem assim), mas faria apenas alguns breves reparos que tenho a certeza terão a concordância do Jorge, sempre justo nas suas observações. O diagnóstico de que o modelo gerencial do clube estava ultrapassado foi feito antes de 2005, quando o clube posicionou-se em favor de uma gestão estratégica. Tanto que em 2004 foi aprovado pelo Conselho Deliberativo o Plano Estratégico. Plano esse que o Jorge teve oportunidade de trabalhar enquanto Vice-Presidente de Planejamento em 2005 e 2006. Dentre os pontos trabalhados pelo plano, estavam justamente a dívida de curto, médio e longo prazo e a profissionalização do clube. Com efeito, as diretorias profissionalizadas - sugeridas pelo PE - acabaram incorporadas ao Estatuto (vide artigo 93). O próprio estatuto refere a expressão "gestão profissional" no seu artigo artigo 78, XXII. Finalmente, é importante dizer que a parceria com a empresa de consultoria do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade, a Qulaity Inn, foi acertada ainda em 2004 pela equipe que participava da formatação do Plano Estratégico. Perdi as contas de reuniões com o Claus Suffert em que debatíamos como superar os obstáculos à implementação do TQM ou TQC. Creio que todos nós, alguns mais, outros menos, colaboramos e trabalhamos para que o Grêmio tivesse um novo desenho gerencial. Os resultados estão aí, são positivos e tiveram importante participação do Grêmio Novo - vide, por exemplo, o excelento trabalho no Quadro Social - e de outros gremistas também valiosos que jamais se furtaram em apoiar o que era correto e benéfico ao nosso Grêmio, independente de correntes políticas. Era a minha observação, longe de ser uma crítica, mas sim uma homenagem àqueles que primeiro tiveram a sabedoria em identificar o caminho e aos que, na sequência, tiveram a coragem e a competência de começar a trilhá-lo com convicção. Forte abraço ao Jorge e aos demais amigos do Grêmio Novo, Alexandre Aguiar (Conselheiro do Grêmo
Olhem, acho que foi uma bordoada com muita classe. No fundo, no fundo, chamou o cara de enganador e mentiroso e surrupiador. Só que em palavras diplomáticas, com salameleques. O que é respeitável.
Eles pedem desculpas de forma farisaica, pois voltam a fazer inúmeras vezes a mesma coisa com enganações e mentiras.
E o pior é que os panfletos que eles entregam, continuam com as mentiras.
O torcedor e o associado que não tem acesso a sites e blogs que mostram a verdade são iludidos por eles descaradamente.
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