quinta-feira, junho 11, 2009

"Fogo amigo"?

11.06.09

Perguntar não ofende, mas.....


Alexandre Aguiar*


O colunista esportivo do Correio do Povo Hiltor Mombach publicou até esta quinta-feira (11/06) trinta perguntas sobre a Arena e anuncia mais dez para amanhã. Informa em sua coluna, ainda, que as respostas do presidente da Grêmio Empreendimentos Adalberto Preis virão na edição de domingo.


Não estou entre aqueles que enxergam na imprensa um constante inimigo e preferem culpar o mensageiro e não a mensagem. Por isso, longe de criticar o jornalista, prefiro sugerir outras perguntas que podem garantir os necessários equilíbrio e transparência no tratamento do assunto.


São apenas duas perguntas. Duas. Nada de quarenta. Uma vez que os questionamentos não foram elaborados pelo jornalista, como leitor diário e fã do Correio do Povo, tenho a curiosidade em saber se o autor do longo e extenso questionário é a favor ou contra a Arena, sabendo-se que mesmo entre os gremistas há quem discorde da mudança de estádio.


Quem formulou o conjunto de perguntas demonstra conhecimento e, por óbvio, deve ter posição quanto ao Projeto. Se as perguntas partem de um torcedor preocupado em conhecer o projeto e que ainda não teve os dados necessários para formular opinião, o interesse é claro na informação. É dever do clube dar transparência às ações que pratica, o que me parece vem ocorrendo, e direito do torcedor questionar sobre fatos ou práticas que possam impactar profundamente o futuro do Grêmio.


Agora, se as perguntas, ao contrário, partem de alguém que já conhece o projeto e que teve oportunidade de vociferar sua oposição a ele no passado, o interesse deixa de ser puramente de informação e é razoável questionar se os objetivos não seriam de alimentar dúvidas e afetar a credibilidade do trabalho empreendido pela anterior e atual gestões.


Pessoas se movem por interesses, portanto conhecê-los é crucial para a formação correta da opinião.


Já a segunda questão é mais uma preocupação. São necessárias quatro colunas consecutivas para publicar o questionário inteiro. Quatro !!! Haverá espaço suficiente para todas as respostas. no total quarenta, e com o detalhamento exigido pelo questionário ? Diversos dos pontos abordados nas perguntas estão compreendidos na complexidade do projeto e várias das respostas não podem se resumir a uma ou duas linhas.


Perguntar não ofende, mas resposta pela metade não é resposta.

* O autor do comentário é entusiasta do Projeto Arena

publicação original em www.gremiosempre.com.br

2 comentários:

Um por Todos disse...

Sensacional comentário Alexandre. Eu não tive o teu brilhantismo, mas concordo 110% com tuas colocações. Essa coisa é nojenta, porque vem de dentro, de pessoas que estão contrariadas com a Arena. Podem dizer que são gremistas acima de tudo, mas estão expondo suas divergências a todos, sem distinção. E o pior, quem mandou este questionário não tem coragem de se acusar. Abração.

Anônimo disse...

E pensar que os caras que estão fazendo esse movimento anti-Arena fazem parte da atual administração...

Abre o Olho, Presidente DUDA!