terça-feira, março 31, 2009

Dicas do Pires

Dicas de leitura com preciosas informações sobre profissionalização em Clubes "benchmarking":

- Qual a sua opinião sobre a profissionalização de cargos e funções no Grêmio? Ainda existem espaços para os gremistas “abnegados”?

A profissionalização é indispensável no futebol moderno, desde que bem acompanhada por aqueles que fazem parte da vida do clube, “os abnegados”, aqueles que conhecem o clube, que possuem um passado de trabalho e dedicação, que possuem razoável tempo para poder se dedicar ao mesmo e, sobretudo, que conheçam a história do Grêmio e, que sabem porque ele chegou, onde chegou, e como se faz futebol sem politicagem.

O São Paulo, um clube referencial, possui uma diretoria eleita com 24 conselheiros ou sócios.

Possui uma comissão de marketing formada por sócios das mais diversos matizes, para aconselhar e dar novas idéias a diretoria eleita.

O Barcelona, um dos maiores clubes do mundo, além de uma diretoria eleita de 15 conselheiros ou sócios, possui diversas comissões de Conselheiros (dirigentes), para assessorar a Diretoria nas mais diversas áreas, tais como:

Comissão Social composta de 33 conselheiros ou sócios.

Comissão do Futebol de Base com 28 conselheiros ou sócios.

Comissão econômica de 05 conselheiros ou sócios e

Conselho assessor da Junta Diretiva formado por 12 conselheiros ou sócios, além de outras comissões menores.

Se os exemplos acima fazem destes dois clubes, referência para a excelência na administração do futebol, porque no Grêmio, temos que abrir mão, dos abnegados.

- Como o senhor encara as críticas e as manifestações eivadas de ranço quando da nomeação de gremistas para ocupar espaços no clube?

Da total falta de conhecimento da história vencedora do clube, bem como dos Benchmarking citados acima.Estarão certos eles ou nós?

Se o Grêmio em seus quadros (sócios e conselheiros) possui pessoas de elevada capacidade intelectual e profissional que, poderiam colaborar gratuitamente em todas as áreas administrativas da instituição e não as souber usar, além de estar cometendo um desatino, uma improbidade administrativa (sim, o clube é um ente público), estará jogando dinheiro pela janela.


trecho da entrevista de Paulo Deitos publicada em www.sempreimortal.wordpress.com

Uma grande contribuição para minimizar um certo mito decorrente da ignorância.



4 comentários:

AAP disse...

Os noviços reincidem em a) crise de identidade; b) falseamento da verdade.
Na última matéria publicada no site, destacam a participação deles na administração do Grêmio.

OMITEM, ENTRETANTO, A PARTICIPAÇÃO NA GESTÃO 2003/2004.

Parecia já superado, quando, finalmente, o candidato a vice-presidente Antonini, corretamente, incluiu no currículo a participação na Diretoria de Informática em 2003/2004.

Senhores, para crescer com dignidade, ponham a verdade toda. Ajudar o Clube em momentos difíceis só reforça o respeito e a credibilidade.

Trechos da matéria:

"Oportunidade para ajudar o Grêmio

O MGN tem como uma das suas principais premissas de ação auxiliar no crescimento planejado do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. Estivemos durante os últimos anos desenvolvendo atividade junto aos departamentos executivos, como no Conselho de Administração (2004-2008), no Departamento de Informática (2004-2005) (???),

no Quadro Social (2004-2008) (???), na Escolinha (2004-2008)(???).

Felizmente, conseguimos desenvolver atividades e criar iniciativas para cumprir metas estabelecidas pelo Planejamento Estratégico. No entanto, com o processo democrático, a partir de 2009 não fazemos mais parte do poder executivo do clube.

(...)"

Registre-se um progresso. Se declararam fora do governo, mas em colaboração com o Clube. Não se declararam "em oposição" como anteriormente.

Parabéns! Já é um progresso.

AAP disse...

A prova está lá no site deles mesmos. O povo pode não ter memória, mas há quem tenha:

"EDUARDO ANTONINI – (...) Foi diretor de informática em 2003 e 2004, (...)"

flávio/floripa - sócio em dia 112681 disse...

Lugar para abnegados sempre vai existir, deve existir, mas o que considero importante é que em postos extremamente técnicos sejam ocupados por profissionais da área, remunerados, pessoas que possibilitariam ao Presidente em caso de não atender as expectativas substituí-los sem causar nenhum constrangimento.

Anônimo disse...

Saul Lemos Disse:

03/04/2009 às 10:36
Direto dos comentário do blog gremioacimadetudo:POR FAVOR REFLITAMOS NESSES COMENTÁRIOS. NÃO SERÁ ASSIM MESMO?

GREMISTA EM PAZ COM A VIDA disse…
Já que eles armaram para cima de nós, ficou de bom tamanho o Grenal agora, no Domindo próximo dia 05/04Se ganharmos melamos toda a festa do centenário michuruca deles, centenário elitista para quem se diz representante do povo.
Se perdermos, bem é melhor que seja agora, do que na final do segundo turno, dentro do boia cativa e eles comemorando os três títulos. (Taça presidente comprador do Paissandú, Taça maior presidente da história Fábio Koff e a taça que o Noveletto esse, quer dar para eles, o RURALZINHO.
DEUS NÃO JOGA MAS FISCALIZA

Abril 03, 2009

Leo Camilo disse…
sentiram o golpe os coloradinhos, vão ter que jogar no dia seguinte a festa(fraquinha hem) e correr o risco de perder. Um dia teremos que ganhar este Grenal, quem sabe não seja domingo.
Já pensaram…que vai sair mais perdendo? Nós na terça temos o Aurora(acho barbada) e levantamos a casa novamente.

Abril 03, 2009

Anônimo disse…
Turma sem esta de criar crise para o nosso lado. Por favor, perder um gauchão não significa nada. O Importante é a Libertadores. Não caíamos nessa da imprensa colorada(Wianey, Guerrinha etc).

Abril 03, 2009

Gremista consciente disse…
O Wianey ontem quase teve um chilique, ele percebeu que a combinação de resultado só faz com que o time dele perca em caso de derrota e está apavorado.
Se não percebeu é muito tacanho mesmo este jornalista de quinta.

Abril 03, 2009

Gremista consciente disse…
Po até o HILTOR MOMBACH, preferido de vcs aqui, pegou a pegadinha. Claro primeiro na sua coluna, desanda o PAU no Grêmio, técnico e jogadores, mas logo depois se sai com essa:
“OBRIGAÇÃO

O Inter entraria como favorito para vencer o Gre-Nal em qualquer fase do Gauchão. Agora, além do favoritismo, carrega a obrigação. Perder o jogo num domingo em que ainda comemora o Centenário seria terrível. O Centenário ficaria lembrado pela derrota. Pergunta: se vencer o clássico já pode comemorar o tricampeonato?”
Estão vendo, começaram a sentir o pepino. Se eles perderem depois da festa,(eles sempre perdem quando fazem festa)será o fim. O Compromisso agora é deles.

Em resposta a outro e-mail de leitor dele Hiltor comenta após o mesmo:
“‘Caro Hiltor: Por ironia do destino, Grêmio leva quatro no Centenário. Convenhamos, uma bela homenagem a dois dias do nosso Centenário. Grande abraço. Eduardo Machry, Florianópolis.’ A ironia pode ser traiçoeira: e se o Grêmio vencer o Gre-Nal?”

VIRAM E SE O GRÊMIO VENCER O GRENAL, AI, AI, AI, A CASA CAI.
O DESTINO PREGA PEÇAS PARA OS QUE SE ACHAM, PARA AQUELES VAIDOSOS E PRINCIPALMENTE PARA OS PREPOTENTES E ARROGANTES