quinta-feira, outubro 19, 2006

matéria com o Marketing do Grêmio

Para conhecimento e debate. Gostaríamos que nossos prezados leitores debatessem o tema abaixo:

"Conheça como funciona o Departamento de Marketing
18.10.2006
Flávio Paiva comanda o setor
O departamento de Marketing do Grêmio é dirigido pelo executivo Flávio Paiva, com experiência na área há mais de 10 anos. Já atuou em veículos de comunicação como a Revista Amanhã e entidades como ADVB - Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil. Atualmente dedica-se em expediente integral ao Grêmio, envolvendo-se também em outras atividades na área de marketing. Segundo Paiva, as atividades do departamento envolvem duas grandes vertentes. Uma delas é o gerenciamento da marca e da imagem do Grêmio, incluindo relações públicas, eventos e recepção aos torcedores. A outra vertente é a do comercial, ou seja, negócios que envolvem a publicidade estática, licenciamento, patrocínios de modo geral. “Há um ponto em que as duas áreas se tocam, quando ao fazer um contrato comercial temos a preocupação de com quem estamos fazendo, pois tem que ser uma marca que agregue valores ao projeto”, explica Paiva.
(...)
Paiva fala também de dois produtos de grande sucesso hoje. A maneira como o Grêmio conquistou a Série B no ano passado resultou em dois DVDs: ‘Inacreditável’ e ‘A Batalha dos Aflitos’. “O fantástico não foi a conquista, mas a maneira como foi conquistado.Os DVDs estão vendendo muito”, comemora. O sócio atual e o novo sócio com débito em conta, assim como o sócio que migrar para débito em conta ganha o DVD “Batalha dos Aflitos”. Foi inaugurada também uma ala no Memorial Hermínio Bittencourt voltada para essa conquista, além de um livro que vai ser lançado na Feira do Livro escrito por Luiz Zini Pires falando sobre os minutos do jogo nos Aflitos. Outra parceria realizada pelo departamento de Marketing foi a Unimed, que ampliou os planos de saúde, que antes cobriam somente os atletas profissionais e das categorias de base, e agora foi estendido também para os funcionários e seus dependentes.
Segundo Paiva, os projetos são elaborados de acordo com a época do ano e datas festivas. Para o futuro o departamento está analisando a boa fase do time em campo. “Com o bom resultado em campo e grandes chances de entrar na Libertadores estamos avaliando o que fazer se mantivermos esse aproveitamento”, explica.
Paiva vê de maneira positiva a permanência do Presidente Paulo Odone no cargo para o desenvolvimento dos trabalhos. “Do meu ponto de vista isso é extremamente bom, saudável para o clube, porque mantém a máquina funcionando”, comemora. “Não temos vinculação política dentro do clube. Estamos trabalhando para a situação e isso dá bastante independência para o trabalho”, completa. O departamento também prepara uma melhor estruturação do estádio Olímpico. “Nós vamos oferecer um nível de conforto, de qualidade, de produtos e serviços de um modo geral muito melhor do que a gente pode oferecer hoje”. Paiva cita a inauguração da Copa Vip nas cadeiras locadas, sendo possível, inclusive,o torcedor acompanhar os gols através de uma TV tela de plasma.
No início do ano passado entraram os novos executivos com o objetivo de tocar o dia-a-dia do clube (Marketing – Flávio Paiva, Planejamento e Controle – Cristiano Koehler, Jurídico – Gustavo Pinheiro, Administrativo e Financeiro – Mauro Rosito e Categorias de Base – Rodrigo Caetano). O futebol profissional é dirigido por Paulo Pelaipe, Renato Moreira e Antonio Carlos Verardi. A própria estrutura física foi modificada para facilitar a interação dos executivos por uma área com salas interligadas, facilitando o bom entrosamento dos setores e a troca de informações, agilizando os trabalhos e decisões compartilhadas.

Com a revisão do Planejamento Estratégico do clube realizado em setembro de 2006 (concepção em 2003), o Marketing terá inúmeras responsabilidades na execução do seu Plano de Ação 2007/2008, desdobrado com base nos objetivos estratégicos, estratégias e projetos. O departamento tem como principal objetivo estratégico desenvolver e gerenciar o relacionamento com todos os seus públicos interessados, estabelecendo metas claras (associados, torcedores, consulados, federações e confederações, Clube dos Treze e outros clubes, meios de comunicação, clientes de produtos e serviços, sociedade e investidores). Como estratégia fundamental, Paiva cita o desenvolvimento da função comercial, buscando de forma persistente aumentar receitas atuais e identificar novas receitas. “Precisamos estar sempre inovando e ousando, em busca do pioneirismo”, finaliza Paiva."
(fonte: www.gremio.net)

14 comentários:

Anônimo disse...

Max

Uma parte do texto me chamou a atenção:

"Paiva vê de maneira positiva a permanência do Presidente Paulo Odone no cargo para o desenvolvimento dos trabalhos. 'Do meu ponto de vista isso é extremamente bom, saudável para o clube, porque mantém a máquina funcionando', comemora.

Ao que consta o Grêmio adotou uma gestão estratégica e alterou o seu Estatuto de forma que a gestão se profissionalizasse justamente para evitar que a máquina deixasse de parar e os projetos sofressem solução de continuidade. Os cargos executivos, como o do autor da declaração, não são de natureza política e deveriam se concentrar em iniciativas de longo prazo que ultrapassem mandatos de dirigentes.

Preocupante o raciocínio que domina o marketing do Grêmio. Quem trabalha pensando em Diretoria e não no clube como instituição permanente que terá continuidade após o término da gestão está no mal caminho.

Anônimo disse...

Uma crítica que pode ser feita em relação ao marketing do Grêmioe é a sua lentidão. Os dois Dvds demoraram bastante pra sair, assim como as pulseiras.

Também houve certa demora no inicio de 2005, quando o Grêmio já havia assinado com a Puma mas ainda estava sem fardamento, e por conseqüência sem camisetas para vender.

Causou-me certo espanto a justificativa do vice-presidente de marketing do grêmio Reinaldo Lopes, afirmando ao jornal zero hora de 27 de abril de 2006 que 12 das 32 seleções da copa da alemanha irão usar camisas com mangas de diferentes cores. Tal declaração foi motivada pelas críticas negativas que a nova camiseta tricolor recebeu, principalmente pelas mangas em cores diferente. Quem acompanhou a copa pode ver que apenas uma seleção usou um fardamento assim. Acho que não fica bem o vice-presidente dar declarações tal mal informadas assim.

Anônimo disse...

Concordo com a opinião anterior, está muito demorado qualquer ação, estratégia no Markentig. Faz dois anos e com relação ao estádio, seu melhor aproveitamento, pouco vimos, ou nada vimos.
E ainda escutei entrevista do Vice Vaz Neto, dizendo que o estádio Olimpico é um remendão só.
Foi infeliz.
Que façam como o co-irmão, parcerias e mesmo sendo um remendo que de a imprensão que não o é.

Anônimo disse...

Pelo que vi na homepage do Grêmio não é só a concepção que é de 2003.
Também a elaboração completa.

Anônimo disse...

Laerte

Como vc sabe ? Tem o material de 2003 ??? Nao achei ele em menhum lugar ?

Anônimo disse...

Tá dito aqui oh:
o Grêmio buscou responder estas e outras perguntas e passou, já a partir do ano de 2003, a trabalhar gradualmente na implementação de um modelo orientado por uma gestão estratégica que priorizasse tanto a profissionalização como o melhor aproveitamento das potencialidades e diferenciais do clube. Com o apoio de consultores especializados (SENAC/RS), mais de 150 conselheiros, dirigentes, funcionários e associados participaram de reuniões semanais ao longo de um ano que resultaram na elaboração dos objetivos, estratégias, táticas, metas e planos de ação constantes e decorrentes do Plano Estratégico gremista.

Anônimo disse...

Também aqui oh:
Os resultados iniciais não foram positivos. Como o Planejamento Estratégico pode ajudar a superar as dificuldades?
O plano estratégico do Grêmio está em gradual implementação desde ano de 2004 e os resultados ainda são pouco perceptíveis. Com a plena adoção dos objetivos e estratégias o Grêmio terá uma administração com mais alternativas para superar as dificuldades financeiras e, com isso, obter melhores resultados de campo.


Qual foi o prazo necessário para a elaboração do Plano Estratégico do Grêmio?
O processo de planejamento estratégico somente pode ser realizado mediante um amplo diagnóstico das forças e fraquezas, oportunidades e ameaças ao negócio. Os trabalhos de elaboração do plano gremista foram conduzidos ao longo de 2003, estando atualmente os diversos planos tático-operacionais em desdobramento e implementação.


Quem participou do Planejamento Estratégico do Grêmio?
Participaram do trabalho de planejamento mais de 150 conselheiros, diretores, funcionários, sócios e torcedores. Foi um trabalho apolítico que reuniu as mais diversas correntes de pensamento gremistas, buscando-se um consenso sobre os objetivos e estratégias a serem perseguidos a médio e longo prazo.

Anônimo disse...

Mais aqui:


Como foi elaborado o Plano Estratégico gremista?
O Plano Estratégico resulta de mais de cinqüenta reuniões de uma Plenária de conselheiros, dirigentes, funcionários e torcedores que semanalmente se encontraram para oferecimento de propostas e debates. Para que a formulação dos Objetivos Estratégicos se baseasse em fatos concretos, os dirigentes e gerentes das diversas áreas do Clube expuseram a realidade atual e as ações já em andamento. Foram realizadas, ainda, dezenas de reuniões do grupo de coordenação do Planejamento Estratégico para a definição da rotina de trabalho e avaliação dos resultados.


Se o governo criar um programa de apoio financeiro aos clubes, possuir um Plano Estratégico importa?
Com certeza. Em encontro que discutiu a crise do futebol brasileiro, em 2004, patrocinado pela Fundação Getúlio Vargas, foi definido que os clubes devem necessariamente ter um planejamento estratégico e fluxo de caixa de longo prazo para a obtenção de recursos externos.
O Conselho Deliberativo aprovou o Plano Estratégico do Grêmio?
Em reunião realizada no dia 10 de setembro de 2004 o Conselho Deliberativo aprovou o Plano Estratégico sem nenhum voto contrário e uma abstenção.

Anônimo disse...

Vocês notaram como as reuniões do Consular ficaram mais espaçadas. Não tem mais nomeação de cônsules e vice-cônsules e mudou a composição de presença nas reuniões:
? Que pena! Tava tão bão!

Anônimo disse...
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Anônimo disse...

O primeiro comentário tem razão. O Executivo de Markenting - empregado do clube - não pode emitir opinião política. Por óbvias razões...

Anônimo disse...

O grande marketing do Grêmio foi a venda do Anderson. Como será a venda do LUCAS.

Anônimo disse...

Não existe pecado pior do que a ARROGÂNCIA

Anônimo disse...

Oi
vou linkar seu blog

bj