sábado, outubro 28, 2006

Huaiss pega pesado

...é fundamental para legitimar as ilações ou o desenvolvimento ou as conclusões de uma exposição, a atribuição de cada citação, alusão, referência, reminiscência; torna-se mais e mais obrigatória, fazendo-se, por vezes, de tal modo imperativo, que a sua omissão pode revelar desonestidade ou gratuidade ou arbitrariedade ou pobreza lógica, intelectual, científica. (citado por Bruno Hammes)

O que é plágio?

Segundo Bruno Hammes é

"citar sem dar referência, é informar sem dar a fonte, é transcrever como se fosse sua a informação".

CITAÇÃO É LÍCITA

"Quem quer reproduzir parte da obra alheia sem o espírito de fraude e sem violação, usa a citação que é expediente lícito... (Curso de Direito Autoral - Bruno Hammes, p. 112)

O que não pode é assumir-se como autor de obra alheia. Nem mesmo mudando um pouquinho para disfarçar.

PLÁGIO - PLAGIAR

[Do gr. plágios, 'trapaceiro'; 'oblíquo', pelo lat. tard. plagiu.]S. m. 1. Ato ou efeito de plagiar; plagiato.
[Cf. plagio, do v. plagiar.]
[De plágio + -ar2.]V. t. d. 1. Assinar ou apresentar como seu (obra artística ou científica de outrem). 2. Imitar (trabalho alheio): 2
[Pres. ind.: plagio, etc.; fut. do pret.: plagiaria, etc. Cf. plágio, s. m., e plagiária, fem. de plagiário.]
(Dicionário Aurélio- Século XXI)

sexta-feira, outubro 27, 2006

Parte da coluna do Dr. Krebs

Parte da coluna do Dr. Krebs http://www.finalsports.com.br/

Novos paradigmas na relação clube-torcedor

Tradicionais clubes do futebol mundial, em especial, ingleses e alemães, estão vivendo o impacto das transformações dos seus estádios em espaços de lazer marcados pelo conforto, multifuncionalidade e lucratividade.

Os objetivos principais priorizam a fidelidade total por um público-consumidor motivado, disciplinado e controlado sob todos os aspectos, em especial, aqueles relativos à segurança do espetáculo.

Lembro de 2003, quando certo dia uma contracapa de importante jornal da capital trazia a manchete de que o Grêmio iniciava um trabalho projetando 80.000 sócios em cinco anos. Acharam que era loucura. Pois alguns dos loucos da época continuaram sonhando e trabalhando. Hoje, todos já admitem que a loucura esteja virando realidade.

Neste sentido, o verdadeiro “case” envolvendo o quadro social do Grêmio, que cresce a cada dia e já contabiliza quase trinta e cinco mil associados, demonstra que a instituição está atenta às políticas pós-modernas do futebol; destaque especial aos temas que tratam do acesso e utilização dos estádios e a relação integrada e comprometida entre clube e torcida.

A próxima etapa será a remodelação do palco teatral, adequando o Olímpico Monumental aos novos tempos e às necessidades que o novo cenário impõe.

quinta-feira, outubro 19, 2006

matéria com o Marketing do Grêmio

Para conhecimento e debate. Gostaríamos que nossos prezados leitores debatessem o tema abaixo:

"Conheça como funciona o Departamento de Marketing
18.10.2006
Flávio Paiva comanda o setor
O departamento de Marketing do Grêmio é dirigido pelo executivo Flávio Paiva, com experiência na área há mais de 10 anos. Já atuou em veículos de comunicação como a Revista Amanhã e entidades como ADVB - Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil. Atualmente dedica-se em expediente integral ao Grêmio, envolvendo-se também em outras atividades na área de marketing. Segundo Paiva, as atividades do departamento envolvem duas grandes vertentes. Uma delas é o gerenciamento da marca e da imagem do Grêmio, incluindo relações públicas, eventos e recepção aos torcedores. A outra vertente é a do comercial, ou seja, negócios que envolvem a publicidade estática, licenciamento, patrocínios de modo geral. “Há um ponto em que as duas áreas se tocam, quando ao fazer um contrato comercial temos a preocupação de com quem estamos fazendo, pois tem que ser uma marca que agregue valores ao projeto”, explica Paiva.
(...)
Paiva fala também de dois produtos de grande sucesso hoje. A maneira como o Grêmio conquistou a Série B no ano passado resultou em dois DVDs: ‘Inacreditável’ e ‘A Batalha dos Aflitos’. “O fantástico não foi a conquista, mas a maneira como foi conquistado.Os DVDs estão vendendo muito”, comemora. O sócio atual e o novo sócio com débito em conta, assim como o sócio que migrar para débito em conta ganha o DVD “Batalha dos Aflitos”. Foi inaugurada também uma ala no Memorial Hermínio Bittencourt voltada para essa conquista, além de um livro que vai ser lançado na Feira do Livro escrito por Luiz Zini Pires falando sobre os minutos do jogo nos Aflitos. Outra parceria realizada pelo departamento de Marketing foi a Unimed, que ampliou os planos de saúde, que antes cobriam somente os atletas profissionais e das categorias de base, e agora foi estendido também para os funcionários e seus dependentes.
Segundo Paiva, os projetos são elaborados de acordo com a época do ano e datas festivas. Para o futuro o departamento está analisando a boa fase do time em campo. “Com o bom resultado em campo e grandes chances de entrar na Libertadores estamos avaliando o que fazer se mantivermos esse aproveitamento”, explica.
Paiva vê de maneira positiva a permanência do Presidente Paulo Odone no cargo para o desenvolvimento dos trabalhos. “Do meu ponto de vista isso é extremamente bom, saudável para o clube, porque mantém a máquina funcionando”, comemora. “Não temos vinculação política dentro do clube. Estamos trabalhando para a situação e isso dá bastante independência para o trabalho”, completa. O departamento também prepara uma melhor estruturação do estádio Olímpico. “Nós vamos oferecer um nível de conforto, de qualidade, de produtos e serviços de um modo geral muito melhor do que a gente pode oferecer hoje”. Paiva cita a inauguração da Copa Vip nas cadeiras locadas, sendo possível, inclusive,o torcedor acompanhar os gols através de uma TV tela de plasma.
No início do ano passado entraram os novos executivos com o objetivo de tocar o dia-a-dia do clube (Marketing – Flávio Paiva, Planejamento e Controle – Cristiano Koehler, Jurídico – Gustavo Pinheiro, Administrativo e Financeiro – Mauro Rosito e Categorias de Base – Rodrigo Caetano). O futebol profissional é dirigido por Paulo Pelaipe, Renato Moreira e Antonio Carlos Verardi. A própria estrutura física foi modificada para facilitar a interação dos executivos por uma área com salas interligadas, facilitando o bom entrosamento dos setores e a troca de informações, agilizando os trabalhos e decisões compartilhadas.

Com a revisão do Planejamento Estratégico do clube realizado em setembro de 2006 (concepção em 2003), o Marketing terá inúmeras responsabilidades na execução do seu Plano de Ação 2007/2008, desdobrado com base nos objetivos estratégicos, estratégias e projetos. O departamento tem como principal objetivo estratégico desenvolver e gerenciar o relacionamento com todos os seus públicos interessados, estabelecendo metas claras (associados, torcedores, consulados, federações e confederações, Clube dos Treze e outros clubes, meios de comunicação, clientes de produtos e serviços, sociedade e investidores). Como estratégia fundamental, Paiva cita o desenvolvimento da função comercial, buscando de forma persistente aumentar receitas atuais e identificar novas receitas. “Precisamos estar sempre inovando e ousando, em busca do pioneirismo”, finaliza Paiva."
(fonte: www.gremio.net)

quarta-feira, outubro 18, 2006

nova coluna do Krebs: leiam!

Coluna Decisão precoce!
17/10/2006 - 10:44:56 - por Evandro Krebs
O clássico entre Grêmio e São Paulo no próximo domingo em pleno estádio Olímpico Monumental pode representar a final antecipada do brasileirão 2006. Uma vitória gremista significará a chegada do tricolor dos pampas, mais uma vez, para a disputa do título; por outro lado, um triunfo paulista sepultará de vez a esperança gaúcha na reversão de uma tendência matemática que vem se confirmando ao longo do campeonato.
Faltando nove rodadas para o término do torneio, a diferença a favor do tricolor paulista, hoje, é de oito pontos. Lembro 2005, quando ainda restavam dez rodadas para o final da competição, o Corinthians tirava dez pontos do Internacional; nos trinta disputados, o colorado diminuiu a diferença para três pontos e somente não se sagrou campeão porque fatores extra-campo intervieram decisivamente.
Vejo um Grêmio focado e mobilizado em seus objetivos; tanto isto é verdade que, mesmo quando não se joga lá essas coisas, a vitória chega até com certa naturalidade. Preocupam, nesta reta final, os julgamentos de Hugo e Mano Menezes pelas expulsões ocorridas; com certeza, os dois maiores craques do time, dentro e fora de campo.
É jogo para encher estádio e despachar o adversário. Torcedor do Grêmio sabe disso e terá papel fundamental na busca de tão significativa conquista. Todos nós, gremistas, sabemos o quanto crescemos na adversidade. Chegou a hora, dá-lhe Grêmio!
Cartas marcadas

Está certo que em futebol os imprevistos estão sempre fardados para aparecer, mas, convenhamos, a esta altura do campeonato, já temos São Paulo, Grêmio e Santos com vagas asseguradas para a Libertadores do próximo ano; da mesma forma, Santa Cruz, São Caetano e Fortaleza já programam a segundona.
Enquanto o discreto e eficiente Paraná Clube se consolida como intruso na turma de cima, seguido dos irregulares Vasco, Figueirense e Cruzeiro, que ainda sonham; na turma de baixo, Corinthians, Ponte Preta e Fluminense fazem o possível e impossível para conquistarem uma vaga no pesadelo da série B.
Crônica da morte anunciada

Quem analisa tão-somente elenco, acha que é brincadeira falar em rebaixamento para Fluminense e Corinthians; entretanto, quem assiste aos jogos destas equipes se surpreende com o desarranjo tático, relaxamento técnico e tamanha falta de comando da cartolagem.
Quanto desperdício, falta de critérios, completa inexistência de planejamento. No lado alvinegro, então, despencou a fantasia do dinheiro fácil. A MSI, tal qual a ISL da vida, virou caso de polícia.
Segue o baile

Já diz o velho ditado: time que está ganhando não se mexe. Nenhuma surpresa e nada mais justo na recondução da maioria dos integrantes do atual Conselho de Administração do Grêmio para o comando do clube no biênio 2007-2008.
A atual diretoria teve o mérito de assumir uma instituição que agonizava, a sensibilidade para dar seguimento às coisas boas de um processo de racionalização administrativo-financeiro e modernidade de gestão que se iniciava, avançando, administrando com seriedade, talento, altivez e alcançando resultados importantes. Foi uma gestão vitoriosa.
Sucesso e sorte aos novos dirigentes, pois a luta continua.
Banda podre
Concluído o processo eleitoral do tricolor e os incendiários ocultos, aproveitadores de ocasião, já deram conta de fuxicar e lançar ameaças de futuras perseguições políticas contra alguns conselheiros que não se submetem à condição de “vaquinhas de presépio”.
O mundo da bola sempre oportuniza que alguns desprezíveis e ilustres desconhecidos tenham a única oportunidade da vida para a tão sonhada “visibilidade social”. Pobres criaturas!
Vai e volta e a verdade prevalece. As pessoas do bem seguem; os vigários vão ficando pelo caminho.
Por fim, uma lembrança boa que fica: a figura equilibrada, sensata, responsável, conciliadora e vitoriosa de um grande homem gremista que nos deixa, o ex-presidente Irany de Oliveira Sant’Anna.
(fonte: www.finalsports.com.br)

quinta-feira, outubro 12, 2006

GRANDE GREMISTA, DESCANSA EM PAZ!!!

DEIXASTE EXEMPLO. CUMPRISTE A MISSÃO!!!

Faleceu ex presidente Irany Sant´Anna
11.10.2006
Corpo será velado no Conselho Deliberativo
Faleceu, aos 82 anos, na tarde desta quarta-feira, em Porto Alegre, o ex presidente do Grêmio, Irany de Oliveira Sant´Anna, um dos nomes mais respeitados e influentes no estádio Olímpíco.
Irany presidiu o Clube nos anos de 1985 e 1986 conquistando o bicampeonato estadual.
Antes disso, além de diversos cargos como dirigente e uma participação efetiva como conselheiro, foi vice de futebol em 1975 e vice-presidente do Conselho Deliberativo em 1983, quando o Grêmio sagrou-se campeão da América e do mundo.
Advogado de formação, também possuía o título de Grande Benemérito e fazia parte do Conselho Consultivo.

O corpo será velado a partir da meia-noite no Salão Nobre do Conselho Deliberativo do Clube, no Estádio Olímpico.
(fonte:www.gremio.net)

Morre ex-presidente Irany Sant’Anna
Corpo será velado no Conselho Deliberativo do clube


O Grêmio está de luto. Faleceu na tarde desta quarta, aos 82 anos, vítima de tumor no intestino, o ex-presidente Irany Sant’Anna. Ele presidiu o clube nos anos de 1985 e 1986, conquistando o bicampeonato gaúcho. O corpo será velado até as 16h de quinta no Salão Nobre do Conselho Deliberativo, no Estádio Olímpico.

Irany Sant’Anna tem uma extensa lista de serviços prestados ao Grêmio. Além de presidente, o advogado atuou nos departamentos jurídico e financeiro. Foi também vice de futebol em 1975 e vice do Conselho Deliberativo em 1983, ano em que o clube conquistou os títulos da Copa Libertadores e do Mundial Interclubes.

– Foi um grande dirigente. Era um homem muito decidido, de postura retilínea, com visão administrativa e grande senso para o futebol – afirma o conselheiro Adalberto Preis. – Sempre foi um homem de conciliação, correto. Mesmo nos últimos dias, já doente, vivia intensamente a vida do clube – acrescentou o presidente do conselho, Mauro Knijnik.

(fonte www.clicrbs.com.br)



Grêmio
Morre o ex-presidente Irany Sant'Anna


Faleceu ontem, aos 82 anos, vítima de tumor no intestino, o ex-presidente do Grêmio Irany Sant'Anna.

Nascido em 1924, em Porto Alegre, Irany teve intensa participação na vida do clube. Antes de assumir a presidência, no biênio 1985-1986, quando o Grêmio conquistou o bicampeonato gaúcho, atuou nos departamentos jurídico e financeiro. Entre 1974 e 1975, foi vice-presidente de futebol.

- Foi um grande dirigente. Era um homem decidido, de postura retilínea, com visão administrativa e grande senso para o futebol - afirma o conselheiro Adalberto Preis.

- Foi um homem de conciliação, correto - disse o presidente do Conselho Deliberativo, Mauro Knijnik.

Na condição de ex-presidente, Irany integrava o grupo dos grandes beneméritos do Grêmio.

Deixa a mulher, Carmem Nilda, quatro filhos, sete netos e uma bisneta. Desde ontem, está sendo velado no Salão Nobre do Conselho Deliberativo, onde permanecerá até as 16h. Após, será sepultado no Crematório Metropolitano da Capital.

(fonte Zero Hora)

Grêmio perde um vencedor

Presidente do Grêmio no biênio 1985/86, Irany de Oliveira Sant'Anna faleceu ontem, aos 82 anos. O corpo do ex-dirigente está sendo velado no Salão Nobre do Conselho Deliberativo. Às 16h, será cremado no Crematório Metropolitano.

Irany foi um dos nomes mais respeitados e influentes do clube, onde ocupou diversos cargos desde os anos 70. A sua gestão como presidente foi das mais vitoriosas, impedindo o tetra do Inter e conquistando dois títulos gaúchos.

Com Rubens Minelli de treinador, em 1985, conquistou o Torneio de Roterdã vencendo na final o Bayern de Munique por 2 a 1. No mesmo ano, conquistou o Torneio Palma de Mallorca, batendo o Barcelona por 1 a 0 na decisão. Em 86, com Valdir Espinosa de técnico, o Grêmio venceu a Copa Phillips, na Holanda, vencendo o Borussia Dortmund por 2 a 1 na final. Na equipe, havia jogadores como Renato Portaluppi, Raul, Baidek, Mazaropi, Bonamigo, Casemiro, Valdo, Luís Eduardo, China, João Antônio e Osvaldo. Seu vice-presidente de futebol era Adalberto Preis, que tinha o médico Saul Berdichevski com diretor.

Ontem, Saul mal conseguia conter a emoção ao falar sobre Irany: 'Eu tive a felicidade de começar como dirigente no Grêmio pelas mãos de um homem leal e correto, que tinha respeito pela torcida e pela instituição. Foi um grande gremista'.

Irany era advogado. Possuía o título de Grande Benemérito e integrava o Conselho Consultivo do clube.
(fonte Correio do Povo)

terça-feira, outubro 10, 2006

ANDERSON E LUCAS

'A torcida vai me cobrar um time competitivo. A venda de Lucas me ajuda a fazer uma equipe forte e manter os compromissos em dia. Foi assim quando negociamos Anderson - lembrou Odone' (ZH de hoje, 10/10/2006).

A declaração do Presidente reeleito confirma a tese que estamos defendendo. O vestiário 'vazio' de problemas (ver colunas anteriores), mas recheado com duas minas de ouro - Anderson e Lucas - foi e vem sendo fator decisivo para a formação de um time novo, sem os vícios dos salários acima das forças do clube, adequado à nova realidade, exigências e circunstâncias.

Convém lembrar que, antes do dinheiro do Anderson, o Grêmio estava às portas da terceira divisão. O dinheiro possibilitou algumas contratações diferenciadas para reforçar o time. Permitiu, também, pagar os salários em dia.

Reforça a importância das categorias de base, de uma administração atenta e competente na busca e manutenção de valores. Lucas veio adolescente para o Grêmio no ínicio do ano de 2003. Anderson teve o primeiro contrato de profissional assinado em 2004, com aumento de salário em 2005.

Homenagem e reconhecimento aos que anonimamente -ou quase - se dedicam a esse trabalho. Em especial aos que o fazem sem paga nenhuma a não ser o orgulho de servir ao Grêmio.

sábado, outubro 07, 2006

NO MÍNIMO DÁ O QUE PENSAR

Sempre dissemos aqui que não somos um site político. Expressão usado no sentido comum de partidário. Defendemos pluralidade de pensamento. Positivo, pro-ativo, construtivo. Como único interesse e interesse único o do Grêmio.
Não conhecemos o Presidente dessa associação. Não temos nenhuma vinculação com ela. Mas achamos muito interessante a mensagem transcrita abaixo do site www.gremiounido.com.br

Gremistas Unidos
Os piores dirigentes do Grêmio tiveram suas virtudes e os melhores também tiveram defeitos.
Nossa atenção deve estar voltada para a busca dos pontos positivos de cada gestão e, através da união em torno do Gremismo, para o desenvolvimento de projetos relevantes ao nosso Clube, mesmo que para tanto haja a necessidade de opositores sentarem à mesma mesa.
O Grêmio é maior do que qualquer um de nós, ou mesmo todos nós juntos. A Direção do Tricolor não deve ser pessoal, ela tem que visar o bem do Grêmio, ser contínua e duradoura, dentro e fora do campo.
O Grêmio Unido nasceu a partir desta Filosofia e está se colocando à disposição do Clube, através de uma representativa parcela de seus Sócios, para tornar possível um modelo de gestão profissional e vencedor, que independa da denominação dos seus comandantes.
Não somos Oposição nem Situação, somos Grêmio de Coração!
Presidente.


Tomara que a prática corresponda ao discurso.

sexta-feira, outubro 06, 2006

NÃO HAVERÁ VOTO DIRETO

Art. 57.
(...)
§ 2º. As eleições para Presidente e Vice-Presidentes do GRÊMIO serão precedidas de aprovação prévia das chapas, na forma que segue:
I – o Conselho Deliberativo se reunirá para aprovação das chapas concorrentes à eleição do Presidente e dos Vice-Presidentes do GRÊMIO, observado o seguinte:
a) cada Conselheiro votará em uma chapa, em sua composição completa;
b) o escrutínio será secreto;
c) será considerada aprovada a chapa que obtiver por 30% (trinta por cento) dos votos dos presentes, no mínimo.
II – caso nenhuma das chapas inscritas alcance o quociente mínimo de aprovação, proceder-se-á, de imediato, nova votação, em que somente
concorrerão as 2 (duas) chapas que tiverem obtido o maior número de votos;

(...)
V – se apenas uma chapa for aprovada, o Presidente do Conselho Deliberativo a aclamará eleita, dispensada, nesse caso, a realização de eleição pela Assembléia Geral.

quinta-feira, outubro 05, 2006

ANOTE AÍ

NÃO ULTRAPASSE A META ESTABELECIDA NA VITÓRIA, APRENDA A PARAR.
O momento da vitória é quase sempre o mais perigoso. No calor da vitória, a arrogância e o excesso de confiança podem fazer você avançar além da sua meta e, ao ir longe demais, você conquista mais inimigos do que derrota. Não deixe o sucesso lhe subir à cabeça.

Greene & Elffers