quinta-feira, julho 15, 2010

"JANELA": Incompetência ou comprometimento? Ou pior?


A notícia de hoje:

CBF e Justiça mantêm janela fechada até agosto

Talvez nem mesmo uma vitória nos tribunais possa fazer com que Tinga, Sobis e Renan enfrentem o São Paulo na Libertadores. Na segunda-feira, a CBF encaminhou por fax um comunicado (imagens ao lado) às federações estaduais informando que o período para a janela de transferências do Exterior estão mantidas: 3 a 31 de agosto. Assim, dificilmente o trio colorado jogará a Libertadores.

As inscrições junto à Conmebol se encerram no próximo dia 26, prazo no qual nenhum dos três terá condições legais de jogo.

(zh)

Durante mais de um mês, a quase totalidade da imprensa gaúcha repercutia - diariamente - a certeza da antecipação da inscrição para beneficiar o Clube ribeirinho.
Contra a informação oficial. Contra a legislação. Ou seja, queriam algo ilegal para se beneficiar. Algo inviável.
A regulamentação da Fifa é expressa no sentido de que a alteração da janela tem de ser comunicada com 12 meses de antecedência. Para evitar essas maracutaias pretendidas.
No entanto, a nossa isenta nunca mencionava essa exigência.
O nosso blog antecipou a questão. O esclarecimento da CBF foi dado exatamente com o fundamento indicado por nós.
Recuperemos a matéria de 21 de junho:

"Segunda-feira, Junho 21, 2010

Alteração do período de registro: só para daqui a 12 meses

Segundo o regulamento da Fifa, as Federações e Confederações nacionais têm de comunicar qualquer alteração no período de transferência de atletas com PELO MENOS 12 MESES DE ANTECEDÊNCIA da respectiva vigência
Então, se a CBF alterar o período de registro de transferência, somente entrará em vigor dentro de, pelo menos, 12 meses:

"2.. The first registration period shall begin after the completion of the season
and shall normally end before the new season starts. This period may not
exceed twelve weeks. The second registration period shall normally occur in the middle of the season and may not exceed four weeks.
The two registration periods for the season shall be communicated to FIFA at least 12 months before they come into force. FIFA shall determine the dates for any association that fails to communicate them on time."

http://pt.fifa.com/mm/document/affederation/administration/66/98/97/regulationsstatusandtransfer_en_1210.pdf
Temos a informação de que vários leitores avisaram os principais colunistas sobre essa condição/restrição/impossibilidade. No entanto o comprometimento assegurou silêncio sepulcral como se a simples menção fosse alertar a CBF e prejudicar o queridinho.

INCOMPETÊNCIA OU COMPROMETIMENTO? OU ALGO AINDA PIOR?

Finalmente: constrangedor (para quem preza a ética) o papel do Presidente da FGF, conselheiro deles e suposto dono de parte do passe de Walter.


3 comentários:

juliano disse...

A propósito do Presidente da FGF, dia destes estava ouvindo o sala de redação, a discussão girava em torno da saída ou não do Walter, a informação dada pela rádio era de que o Derróteo havia recusado a proposta pelo jogador, eis que durante o programa alguém esclarece que Juan Figger adquirira 50% dos direitos federativos do Walter e que não cabia mais ao Inter decidir se este seria vendido ou não.
Agora adivinhem quem fez o esclarecimento??? Ele mesmo o Presidente da FGF...

Anônimo disse...

Esse cretino do presidente da FGF tem que pedir exoneração do seu cargo. Sua postura é incompatível com o cargo que exerce.

JPM disse...

Olá,
Isso faz eu lembrar quando, em 2008, eles vislumbraram a chance real de serem campeões da C Sulamericana e plantaram, via mídia, a informação que o campeão dessa copa disputaria a Libertadores do ano seguinte, o que só para o ano que vem será realidade.
Realmente, também não sei se é má-fé, burrice ou se tentam forçar a barra, via mídia, sabe-se lá com que propósitos...talvez para manterem o salvo-conduto do bandolero Guinazu... gritam daqui, gritam de lá, e em meio a tanto alarido ninguém fala da truculência deste e de outros atletas deles.
Ou seria apenas para empolgarem sua torcida que, empolgada, se associa...
Saúde e felicidade.
João P Metz