- Qual a sua opinião sobre a profissionalização de cargos e funções no Grêmio? Ainda existem espaços para os gremistas “abnegados”?
A profissionalização é indispensável no futebol moderno, desde que bem acompanhada por aqueles que fazem parte da vida do clube, “os abnegados”, aqueles que conhecem o clube, que possuem um passado de trabalho e dedicação, que possuem razoável tempo para poder se dedicar ao mesmo e, sobretudo, que conheçam a história do Grêmio e, que sabem porque ele chegou, onde chegou, e como se faz futebol sem politicagem.
O São Paulo, um clube referencial, possui uma diretoria eleita com 24 conselheiros ou sócios.
Possui uma comissão de marketing formada por sócios das mais diversos matizes, para aconselhar e dar novas idéias a diretoria eleita.
O Barcelona, um dos maiores clubes do mundo, além de uma diretoria eleita de 15 conselheiros ou sócios, possui diversas comissões de Conselheiros (dirigentes), para assessorar a Diretoria nas mais diversas áreas, tais como:
Comissão Social composta de 33 conselheiros ou sócios.
Comissão do Futebol de Base com 28 conselheiros ou sócios.
Comissão econômica de 05 conselheiros ou sócios e
Conselho assessor da Junta Diretiva formado por 12 conselheiros ou sócios, além de outras comissões menores.
Se os exemplos acima fazem destes dois clubes, referência para a excelência na administração do futebol, porque no Grêmio, temos que abrir mão, dos abnegados.
- Como o senhor encara as críticas e as manifestações eivadas de ranço quando da nomeação de gremistas para ocupar espaços no clube?
Da total falta de conhecimento da história vencedora do clube, bem como dos Benchmarking citados acima.Estarão certos eles ou nós?
Se o Grêmio em seus quadros (sócios e conselheiros) possui pessoas de elevada capacidade intelectual e profissional que, poderiam colaborar gratuitamente em todas as áreas administrativas da instituição e não as souber usar, além de estar cometendo um desatino, uma improbidade administrativa (sim, o clube é um ente público), estará jogando dinheiro pela janela.
trecho da entrevista de Paulo Deitos publicada em www.sempreimortal.wordpress.com
Uma grande contribuição para minimizar um certo mito decorrente da ignorância.