domingo, dezembro 21, 2008

O tempo é...

O tempo é o senhor da razão! A utilização por personagem de má memória não tirou o conteúdo do pensamento. Beto Pires atestaria. Exemplo clássico é o da matéria abaixo:

Publicado em www.gremiosempre.com.br

21.12.08
Acusado Grêmio Sempre mais uma vez com a razão


Em 17 de dezembro de 2007, um grupo de conselheiros entregou ao Presidente do Conselho Deliberativo do Grêmio requerimento (concebido e surgido no Grêmio Sempre) pleiteando

1. Como forma de garantir total equilíbrio nas várias etapas de negociação, em especial, quanto aos detalhamentos minuciosos das propostas e buscando a segurança dos Conselheiros do Clube no momento de votar, tal qual foi o procedimento adotado quando do estudo prévio e da análise jurídica, a contratação, pelo Conselho Deliberativo, de empresa de consultoria externa especializada (p.ex. um Banco de Investimento), isenta e independente, para que, obedecendo à metodologia técnico-científica pertinente, avalie pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades com avaliação de cenários das propostas apresentadas para construção da Arena Grêmio e emita diagnóstico técnico-conclusivo;



Solução da Dívida: na medida em que a dívida do Clube passa a representar, percentualmente, um valor pequeno no âmbito da obra total sugere-se, também, sua inclusão no pacote de negociações”.



Em 19 de dezembro de 2007, é publicado em uma comunidade do Orkut, "tópico" tentando detonar e desmoralizar as propostas. Não só as propostas. Principalmente seus autores com acusação difamatória contra o nosso Grêmio Sempre.


Publicação ocorrida somente dois dias após o protocolo do requerimento... Como se poderá ver, agressão de origem perfeitamente identificável.

[OFF] - Grêmio Sempre tentando melar a arena


O movimento Grêmio Sempre está tentando melar a construção da Arena.. Eles protocolaram ontem no Conselho do Grêmio um pedido de contratação de consultoria externa especializada para analisar a construção da arena e avaliar os projetos.


Além disso, eles exigem que a dívida total do clube seja colocada no bolo quando da construção da arena.


Isso tudo para melar o projeto arena.


19/12/07



O Antonini acabou de me dizer que as chances disso acontecer são ZERO...


Ou seja, graças a Deus a arena é praticamente uma realidade..


20/12/2007


Eles podem melar porque eles querem que a dívida total, que gira em torno de R$ 110 milhões, seja colocada no bolo quando da construção da arena e sugerem a criação de um banco de investimentos para atuar entre a Grêmio Empreendimentos e o parceiro.Ou seja, o investidor seria o fiador de toda a dívida do Grêmio...Tu entraria num projeto que tu já começa com uma dívida de R$ 110 mihões??


O requerimento havia sido encaminhado pelo Conselho Deliberativo ao Conselho de Administração.


Não atendidas as sugestões do requerimento - percebe-se, nitidamente, a convicção da suposta inoportunidade da proposta, até pela imediata acusação via internet - a Comissão de Planejamento Estratégico reiterou:



A Comissão de Planejamento Estratégico considera fundamental que na negociação visando à celebração do contrato final, além da ampliação e detalhamento de dados relacionados aos projetos de arquitetura e engenharia, seguro da obra, garantias financeiras e outras complementares e condições negociais, haja a contratação, pelo Grêmio, de empresa de consultoria externa especializada, isenta e independente, para que, obedecendo à metodologia técnico-científica pertinente, avalie, além da possibilidade do saneamento financeiro no pacote de negociações, os demais cenários, pontos fortes, pontos fracos, ameaças, oportunidades e emita diagnóstico técnico-conclusivo, levando-se em consideração os interesses e a garantia da preservação do Clube no fechamento do negócio, bem como a preparação da Instituição para a implementação das estratégias e o atingimento dos objetivos, trabalho similar ao da Consultoria Holandesa Amsterdam Advisory Arena (AAA), quando da realização de estudo preliminar sobre a viabilidade técnica e econômica para a construção da Arena Grêmio;



A Comissão de Planejamento Estratégico recomenda, também, para a fase de negociação contratual a obtenção de opção de preferência de aquisição de participação nos demais negócios de entorno do empreendimento, como p.ex. a abertura de capital;



No entanto, ante a reiteração da Comissão de Planejamento Estratégico e a insistência do Grêmio Sempre, o Presidente Paulo Odone, contra a convicção dos assessores, determinou a contratação da Fundação Getúlio Vargas para o cumprimento das tarefas sugeridas. Segundo o Presidente disse, perante o Conselho Deliberativo, foi esse estudo que "deixou o projeto de pé", deu-lhe consistência quanto aos números.

A Consultoria Externa elaborou projeções segundo os cenários otimista e pessimista, consideradas as informações prestadas pelo Grêmio.


Logo em sua introdução, o parecer da FGV assinalou a importância da filosofia de planejamento estratégico implantada no clube em 2003 e 2004, afirmando:


“O Grêmio iniciou, em 2005, um ambicioso processo de profissionalização de sua gestão, visando atender às modificações do mercado mundial de futebol e à necessidade de modernização de sua estrutura gerencial e administrativa. Esse processo teve origem no Plano Estratégico, aprovado pelo Conselho Deliberativo em 2004, que definiu os objetivos, metas e ações para a modernização, crescimento e melhor aproveitamento do clube. Visando atender o objetivo de modernização do seu patrimônio, e também almejando sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014 no Brasil possivelmente disputados no Estado do Rio Grande do Sul, o Grêmio iniciou um projeto para a construção de um novo estádio que atenda aos padrões da FIFA para sediar seus jogos de Copa do Mundo”. (grifos originais).

Portanto, não se confirmaram as "chances ZERO".

A Consultoria Externa foi contratada.

O Banco de Investimento foi contratado pela OAS, esperando-se que, pelo menos, futuramente, o Grêmio também o faça.

A dívida - obviamente é uma tremenda bobagem dizer que se pretendia a inclusão tambem da dívida fiscal (timemania) e de todas as dívidas integrantes do Condomínio de Credores (seria questão de custo, serviço da dívida mais ou menos favorável ) - a dívida de curto prazo, principalmente, sufoca o caixa do Clube e causa preocupações quanto ao cumprimento do "cronograma de desoneração". É uma ameaça constante. Ninguém, de outra parte, pensou e fazer a parceria assumir a dívida. Sim fazer integrar o pacote de negociações para diluir o pagamento da dívida no futuro a desafogar o caixa nos "bicudos" tempos atuais.

Que sirva de lição aos precipitados detratores das boas propostas alheias. Que se dêem conta que não são proprietários da verdade. Outros também detém conhecimento, inteligência e experiência.

E acima de tudo, que se pratique SEMPRE o respeito recíproco.

2 comentários:

Anônimo disse...

O grande demagogo, para variar, repetiu a GRANDE MENTIRA de que recebeu o clube com apenas 5 jogadores sendo dois goleiros.
Recebeu com 17 jogadores e, entre eles, já nos profissionais:
Marcelinho - rendeu dinheiro ao Clube
Pitbull - rendeu dinheiro ao Clube
Cristian - rendeu dinheiro ao Clube
Cassio - idem
Lucas - rendeu uma fortuna
Anderson - rendeu uma fortuna

Nos juniores: Carlos Eduardo - uma fortuna.

Fico admirado que o Obino engole em seco e - embora indigando - não abre a boaca. E o Dourado sempre tão combativo fica quieto.
Enquanto isso, o grande DEMAGOGO E mentiroso continua dizendo as mesmas coisas

Anônimo disse...

Por que NUNCA NINGUÉM foi convidado para acompanhar (participando ou só assistindo) as negociações com a OAS e Santander (principalmente, agora, quando houve mudança no perfil do negócio).
Alguém precisa relatar o que aconteceu no intervalo entre a reunião do Conselho Deliberativo e a assinatura do contrato.
Só ouvi um relato muito superficial, mas parece que era, a todo momento repetido
“mas isso nunca nos foi colocado”.
Nunca houve negociação tão obscura e incompetente antes das cerca de 50 observações ressalvas e recomendações das Comissões do Conselho Deliberativo. Evidentemente não houve tempo suficiente para corrigir os graves erros de negociação.