sábado, dezembro 06, 2008

O Colapso da TBZ

Recebemos a matéria de colaborador. Tendo, entretanto, verificado que o blog www.gremioacimadetudo.blogspot.com publicou antes, decidimos reproduzir a matéria dando o devido crédito ao pioneiro.
Notícia desagradável que publicamos contrariados. Útil, entretanto, como advertência contra as precipitações e contra o endeusamento de quem não teve a capacidade devida para realizar avaliações primárias indispensáveis. Não obstante inúmeras advertências de pessoas mais experientes.

O colapso da TBZ

Por Futebol Finance em 6 Dezembro, 2008

A empresa TBZ, especializada em licenciamento desportivo, merchandising e gestão de instalações desportivas, entrou em colapso. A partir do Euro 2004 a empresa tornou-se a maior do seu ramo na península Ibérica e que teve a seu cargo o merchandising de Real Madrid, Benfica, Sporting e Porto. Com evidentes dificuldades financeiras, que os seus dirigentes nunca esconderam, pediu nos últimos meses um plano judicial de recuperação financeira para estabilizar as suas contas num prazo de 3 anos. No entanto no último ano, por alegados incumprimentos contratuais dos planos de pagamentos previstos, tem assistido a sucessivas rescisões unilaterais por parte das grandes marcas, as quais lhe tinham cedido o licenciamento. A TBZ é detida em 50% pela família Barroqueiro e o restante capital por um fundo de investimento ligado ao banco EFISA. Com cerca de 100 funcionários, a empresa anunciou que prescindiu de 67 empregados, devido às dificuldades financeiras. Segundo dados apurados pelo “Jornal de Negócios” a TBZ têm uma dívida à segurança social no valor de 784 mil Euros.

Dados relevantes:

A TBZ sofre arresto de bens, devido a uma acção judicial interposta pela China XXI, sua cliente e fornecedora de produtos de merchandising, por alegada dívida de 1 milhão de Euros. Segundo a TBZ a China XXI tem um dívida com a empresa no valor de 1.3 milhões de Euros.
A Expoagua entidade que organizou a EXPO Zaragoza ameaça por a TBZ em tribunal por alegada dívida de 2 milhões de Euros, referentes à exploração das lojas oficiais do evento. A TBZ só confirma um dívida de 1 milhão de Euros, devido ao número de visitas da exposição ter sido abaixo do esperado.

No passado ano o Real Madrid suspendeu o acordo com a empresa antes do final do contrato e interpõe uma providência cautelar em tribunal, alegando incumprimentos contratuais, deixando fora de hipótese a renovação do contrato. O clube de Madrid alega que os 2 milhões de Euros em patrocínios que deveria receber, por um período de 1 ano não foram alcançados.

A Puma, marca de equipamentos do Sporting CP, pediu a abertura de falência da empresa, através do Tribunal de Comércio de Lisboa, após 6 meses de tentativas para receber os pagamentos previsto no contrato. Em 2006 a TBZ rescinde o contrato de exploração do Leo Bingo com o Sporting, devido aos resultado negativos no valor de 1.2 milhões de Euros. No último relatório e contas da Sporting SAD na rubrica de devedores a TZB é referenciada como devendo cerca de 1.7 milhões de Euros.

Académica, Porto, Sporting e Benfica rescindem unilateralmente os seus contratos com a TBZ, alegando incumprimentos contratuais. O FC Porto através da sua participada PortoComercial tinha um contrato com a empresa até 2016 por um valor total 8,9 milhões de Euros. O SL Benfica informou que a gestão da marca Benfica e da Megastore do estádio da Luz, passariam a ser geridos pelo clube. A empresa ainda tentou retirar alguns produtos da Megastore, mas foi impedida pela direcção do Benfica.
No entanto os clubes eram os maiores beneficiados com as parcerias com a TBZ, vendo as suas receitas de merchandising aumentar nos últimos anos e em alguns casos cerca de 400%. O maior exemplo de sucesso com o merchandising é o SL Benfica, que em 2003 apresentava 22 contratos de licenciamento e receitas no valor de 200 mil Euros, para em 2004 chegarem aos 2 milhões de Euros. Hoje o Benfica tem 125 contratos de licenciamento que se traduzem em mais de 5 milhões de Euros.

A empresa tentou mais uma expansão internacional, através da proposta de candidatura conjunta com a OAS (uma das maiores construtoras do Brasil) para a construção do novo estádio do Grémio de Porto Alegre. Neste projecto também estava prevista a participação da Efisa, no entanto a TBZ desistiu antes do final do concurso.FONTE:http://www.futebolfinance.com/o-colapso-da-tbz/ OBS:Os negritos são nossos.

(...)

Por favor, não menosprezem nossa inteligência

Com as constantes matérias publicadas, eis que, em 20/05/2008, saiu no clicRBS:


Vice-presidente Antonini afirmou ter total confiança na empresa TBZ

O vice-presidente do Grêmio Eduardo Antonini revelou na tarde desta terça-feira que ainda é traumatizado com os resultados da parceria entre o clube e a ISL, no ano 2000. Com o fim da empresa, o Tricolor foi obrigado a arcar com os compromissos firmados na época e, muitos, paga até hoje. Continua..Leia a notícia completa aqui.

Neste dia, os representantes da empresa, estiveram em Porto Alegre e em entrevista coletiva convocada pelo Grêmio, desmentem toda a "fofoca" e Manoel Tinoco de Faria, representante da TBZ, disse desconhecer o fato da entidade estar sendo investigada...e ainda iludem a torcida e terminam a entrevista assim:

"O consórcio TBZ/OAS promete a entrega da Arena até o final de 2011. O clube ainda acredita que o estádio será uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. No local onde fica o Estádio Olímpico, será erguido um empreendimento imobiliário."

E continuavam as notícias que deveríamos ter pressa:"Dia 19/05, o presidente da TBZ, João Barroqueira, chegará a Porto Alegre. Durante três dias, ele analisará com a direção do Grêmio detalhes referentes ao contrato, que passará por votação no Conselho e tem prazo até o final de junho para ser assinado." (ClicRBS em 15/05/2008)

Em 12 de Junho de 2008, postamos nova matéria no blog com o título:

TBZ de novo, não!

Futebol -Académica Falta de pagamento da TBZ põe preparação da nova época em risco.A preparação da época de 2008/09 da equipa da Académica está em risco devido à falta de pagamento de quatro prestações da TBZ,... (continua)

Mas eles continuavam a acreditar que, tudo era um conto de fadas, prazos eram estabelecidos, reuniões eram realizadas e nossa torcida iludida.

(...)

4 comentários:

Anônimo disse...

Imagina a desgraça que teria sido caso tivessemos assinado um contrato com esta empresa.

Anônimo disse...

Esse chororô tá atrasado, pois a TBZ já saiu (foi saída) do consórcio com o Grêmio e a OAS faz tempo...

Anônimo disse...

Não é chororô nem tá atrasado.Isso mostra como aquele noçivo noviço está despreparado, inexperiente para assunto de tamanha importância.
A saída é bem recente e só aconteceu porque a comissão apertou.
Pelo noçivo tinha sido assinado contrato com essa empresa.
Pra conduzir o assunto tem de ter gente de maior gabarito e com experiência de marcado que aquele menino não tem.

Anônimo disse...

E tem gente cara de pau que não tem alcance para entender a gravidade do assunto. Fato: Antonini queria e dizia ser a TBZ grande empresa.