domingo, junho 28, 2009

Os pulhas de plantão complacentes com a ação, porém implacáveis com a reação.

As cenas deploráveis no pátio do estádio, com policiais civis em flagrante abuso de autoridade tentando invadir o ônibus que conduzia a delegação gremista, sacando armas e agredindo a quem se opusesse a sua ação tresloucada e midiática não serão esquecidas tão cedo. Pareciam atrás de um marginal (desde o vestiário, bom frisar, na origem de tudo) e prestes a desbaratar uma quadrilha.

Dirigentes e funcionários do Grêmio foram constrangidos e a instituição foi agredida. A imagem do clube foi exposta de forma aviltante. Não conseguiram seu intento de entrar no veículo a força e arrastar nosso jogador, sendo obrigados a negociar. Cezar Pacheco, Krieger e outros se postaram a frente, insurgindo-se contra esta violência.

Não se viu, nestes momentos de maior tensão, nenhum dirigente celeste para apaziguar. Pedras foram arremessadas contra o veículo que ficou trancado, a exemplo de tantas outras que acertaram coletivos que levaram gremistas ao Mineirão (tanto na chegada, quanto na saída).
Constrangimento ilegal, ameaças, agressões, depredação. Esse foi o tratamento dispensado aos gaúchos.

Uma vergonha.

Para a partida de volta, pedem paz. Repetidos apelos são feitos, aparatos de segurança (lá insuficientes ou ausentes) estão sendo montados. Só está faltando solicitar a organização de um ato ecumênico e o recebimento dos visitantes com hinos de louvor.

E a nossa imprensa regional, os pulhas de plantão, resumem toda esta ocorrência nojenta como se o Grêmio e os seus representantes a tivessem criado : “Aquelas cenas poderiam não ter acontecido”. É o coro dos hipócritas (com ou sem abreviatura nominal de sanitário), complacentes com a ação, porém implacáveis com a reação.


A gravação do promotor de justiça aposentado Cláudio Brito “comentando’ ao vivo na Rádio Gaúcha os desentendimentos que ocorriam no Mineirão é algo lamentável. Lá pelas tantas, para tentar justificar ou amenizar o uso de armas sacadas (e isso que só falou neste “detalhe”, pouco antes de se despedir, ao ser indagado pelo âncora do programa) referiu uma fala do dirigente André Krieger que teria citado a palavra “resistindo” (no caso resistência a ação policial). Este cidadão, já tendo escancarado posturas desrespeitosas ao Grêmio no ar (numa delas, em seguida, teve que se desculpar pela infelicidade, pelo mau gosto), faria um grande favor em se abster de falar “tecnicamente” sobre tudo que envolve o tricolor. Assim, teria mais energia para despejar seu proselitismo em assuntos carnavalescos e no que for concernente ao tradicional rival (sua opção clubística). Ficaríamos extremamente agradecidos.

Jorge Bettiol em
http://ducker.com.br/Coluna.htm

Põe-te no lugar

Põe-te no lugar de Máxi Lopez.
Acusado freneticamente de racismo. Conhecido o precedente do caso Grafite x Sabbato no qual o jogador argentino foi preso em flagrante e passou a noite na prisão.

Beleguins - em território hostil - com arma na mão te perseguindo para te conduzir a lugar incerto e não sabido.

Imagina que teus diretores e teus colegas permitem a ação policial sem nenhuma reação, sem nenhum gesto de solidariedade.

Agora, te põe no lugar dos outros atletas vendo a direção do Clube deixando o colega ser recolhido pela ação policial nas circunstâncias descritas.

A completa perda de confiança de todos os atletas na Direção do Clube seria óbvia. Só a má-vontade, só a perseguição explicam criticar a Direção do Grêmio pela atitude tomada no Mineirão.


O dilema de Duda Kroeff

Favorecer determinandos detentores de direitos federativos? Representantes e ou apoiadores de tais detentores? E, assim, ter tratamento equilibrado na imprensa?

OU

Agir tendo em vista só os interesses do Grêmio e continuar sendo massacrado como no episódio em que a Direção defendeu, intransigentemente, o atleta Maxi Lopez?

A estrela dourada da bandeira do Grêmio





Você sabe o que significa a estrela dourada ostentada pela e componente da bandeira do Grêmio?
Na origem, significava uma homenagem ao atleta Everaldo Marques da Silva, campeão mundial pela Seleção Brasileira, em 1970, no México.
Atualmente, o Estatuto prevê que o símbolo gremista ostentará 3 estrelas sendo a de ouro representativa do atleta Everaldo Marques da Silva e dos títulos mundiais do Grêmio
Por acaso Everaldo era loiro de olhos azuis?
Querem algo mais contundente do que essa consagração no Estatuto, na bandeira e no símbolo para a prova de que o Grêmio é 100 % preto, branco e azul?
Sem racismos!

http://pt.wikipedia.org/wiki/Everaldo_Marques_da_Silva


http://www.gremio.net/page/view.aspx?i=everaldo&language=0


Dicas do Pires


Na quinta-feira, não poderemos deixar margem a qualquer interpretação mesmo forçada. Na quinta-feira, não importa ter razão contra os preconceituosos, oportunistas, traiçoeiros, amargos e hipócritas da imprensa. Para esses canalhas o que menos importa é você ter razão. Sendo Grêmio, por princípio, vocé é errado.
Na quinta-feira, vamos provar que o lema do Grêmio é contra o racismo. Para qualquer dos lados.
http://gremioimortal.blogspot.com/search?q=racismo

Dicas do Pires


“-Para mim, isso é frescura. É algo que acontece o tempo todo dentro de campo. É totalmente normal. Não entendo como algo fora do comum… Aconteceu comigo várias vezes. E já fiz também. Eu não denunciaria.”


Palavras de Alex, o meia do Fenerbahce, herói da tríplice coroa cruzeirense e ídolo eterno da torcida do Cruzeiro.

Fica como contestação aos oportunistas, hipócritas, aproveitadores, preconceituosos e interesseiros especialmente da imprensa brasileira. Bem como aos deslumbrados caçadores de alguns minutos de fama.

sexta-feira, junho 26, 2009

MACACADA = AMIGOS = FAMÍLIA

MACACADA

[De macaco + -ada1.]
S. f.
1. Macacaria (1).
2. V. macaquice (1).
3. Bras. Os amigos, ou as pessoas da família; a turma: "Tens família numerosa, / só de filhos uma grosa, / fora avós, tios e manas? / Vence a crise desgraçada! / veste toda a macacada / nas Casas Pernambucanas!" (Antigo anúncio em bondes cariocas.)

Dicionário Aurélio

A seguir veja o significado de MACACO e macacada tb pelo Dicionário Aulete


MACACO! MACACADA!

Afinal o que significa essa expressão "macaco" tão explorada nos últimos dias?
O Dicionário Aurélio esclarece:

MACACO

[De or. afr.]
S. m.
1. Zool. Designação comum a todas as espécies de primatas, aplicada no Brasil, restritivamente, aos cebídeos em geral. [A designação mico, tb. bastante us. no Brasil, costuma aplicar-se às espécies do gênero Cebus (v. cebo), no S., e às espécies de pequeno porte, ou sagüis, no N.] [Sin.: mono, símio, bugio. Cf. cebídeos e calitriquídeos.]

2. Fig. Aquele que arremeda ou imita grotescamente.

3. Indivíduo muito feio.

4. Maquinismo, provido de manivela, para levantar grandes pesos; bugio; carlequim.

5. O peso que, no bate-estacas, cai de certa altura sobre a cabeça da estaca, afundando-a.

6. Marinh. Dispositivo us. para esticar e graduar a tensão de cabos e correntes fixos.

7. Bras. Zool. Designação comum às pequenas espécies costeiras de peixes bleniídeos, em geral de coloração escura, freqüentadores de rochas e rochedos, e sem valor comercial. A espécie mais conhecida é Parablennius pilicornis.

8. Bras. Zool. V. grilo-toupeira (1).

9. Bras. No jogo do bicho (q. v.), o 17º grupo (14), que abrange as dezenas 65, 66, 67 e 68, e corresponde ao número 17.

10. Bras. V. amarelinha2.

11. Bras. sertão do N.E. Bot. V. mata-cachorro (2).

12. Bras. Paralelepípedo (3).

13. Bras. sertão da BA Ajudante de vaqueiro.

14. Bras. BA Pop. V. casa de penhor.

15. Bras. RJ Pilar que leva apenas dois tijolos.

16. Bras. MG RS
Galho que cai da árvore sobre o caminhante.

17. Bras. Cap. Floreio (5) no qual o capoeirista, com o apoio de uma das mãos, dá um salto para trás, girando o tronco sobre a cabeça, imitando o movimento de um macaco.

18. Lus. Macacão (4) feminino.
Adj.

19. V. simiesco.

20. Diz-se do cavalo de pêlo escuro.

u Macaco velho. Bras.
1. Indivíduo astuto, ladino.
2. Indivíduo experiente.

u Macaco velho não mete a mão em cumbuca. (Prov.) Bras.
1. Indivíduo sagaz, experiente, não cai em esparrela.

u Cada macaco no seu galho. (Prov.)
1. Cada um deve ater-se à sua condição ou função.

u Dar no macaco. Bras. BA Chulo
1. Masturbar-se (o homem).

u Ir pentear macacos. Bras.
1. V. ir às favas.

u Mandar pentear macacos. Bras.
1. V. mandar às favas.

Chama a atenção que o mais consagrado dicionário brasileiro da língua portuguesa não dá NENHUM SIGNIFICADO RACIAL à expressão.

Consta, ademais, por pesquisa realizada na internet que, entre os amigos, do orkut inclusive, o "chocantemente ofendido" tem o apelido de macaco, assim agraciado no tratamento quotidiano. E carinhoso, com certeza.

Pra variar, a RBS faz, no rádio, campanha aberta contra o Grêmio e, na ZH, campanha subliminar também, sempre, contra o tricolor mais invejado do Planeta.

Se os argentinos do Olé costumam chamar os brasileiros de "macaquitos" o fazem em relação a todos os brasileiros. Pretos, brancos, pardos, índios, amarelos. Aos "loiros de olhos azuis" também. Ou esses não são brasileiros ? Podem ser discriminados à vontade?

Ora, ora, vão pentear macacos. É muito complexo coitadista (!). Exploração de "macaco velho". Estelionato pra tirar vantagem obviamente indevida.

Só depende de nós fazer o feitiço virar contra o feiticeiro.

O Dicionário Aulete segue a mesma linha SEM CONOTAÇÃO RACIAL

(ma. ca. co)

sm.

1. Zool. Denominação comum aos primatas, com exceção do homem; SÍMIO

2. Fig. Quem macaqueia, quem imita ou arremeda, como alguns macacos (1).

3. Fig. Indivíduo muito feio; grotesco, disforme

4. Náut. Dispositivo us. para esticar e graduar a tensão de cabos e correntes fixos.

5. N.E. Alcunha do policial das antigas milícias estaduais; MATA-CACHORRO

6. Mec. Aparelho hidráulico, de parafuso ou cremalheira, acionável por meio de alavanca, pedal ou manivela, para levantar e sustentar provisoriamente objeto pesado (p.ex. automóvel, para troca de pneu).

7. N.E. Ajudante de vaqueiro

8. N.E. Paralelepípedo de granito para calçamento de ruas e estradas.

a.

9. Bras. Pej. Pop. Diz-se do que ou quem é feio, desproporcional, simiesco

10. Bras. Pop. Diz-se do que ou quem aborrece, entedia é enfadonho

11. Bras. Pop. Diz-se de quem ou o que é astuto, manhoso.

[F.: De or.duvidosa., prov. do banto makako]


Cada macaco no seu galho (provérbio)
1 Pop. Cada um na sua atribuição, no seu lugar, sem se meter no que não lhe diz respeito ou para o que não tem competência.


Dar no macaco
1 BA Tabu Masturbar-se (o homem).


Ir pentear macacos
1 Bras. Deixar de importunar, ir importunar em outro lugar.


Macaco velho
1 Bras. Indivíduo experiente, que não se deixa enganar.
2 Indivíduo esperto, ladino, astuto, matreiro, que sabe enganar os outros.


Macaco velho não mete a mão em cumbuca (provérbio)
1 Bras. Pop. Quem é experiente não se deixa atrair por cilada, não é imprudente.


Mandar pentear macacos
1 Bras. Mandar embora (para livrar-se de) alguém que está incomodando, importunando; mandar às favas (ver no verbete fava).

MACACADA

(ma.ca. ca. da)

sf.

1. Bando de macacos; MACACARIA

2. Bras. Pop. Ação ou resultado de macaquear, de imitar ou arremedar; MACAQUICE

3. Bras. Gír. As pessoas da família,os amigos; a turma, a patota; galera.

[F.: macaco - + -ada2]


MACACO - SIGN. ZOOL. - EM IMAGENS DE TODAS AS CORES







quinta-feira, junho 18, 2009

"Encontros com a Diretoria": relatos e depoimentos

Se você está em dúvida sobre ir aos "Encontros com a Diretoria" realizados todos os sábados no Estádio Olímpico, leia diversos relatos de quem foi. Basta clicar sobre as linhas abaixo:

http://gremio1983.blogspot.com/2009/06/encontos-com-direcao-arena-preis.html

http://gremiolibertador.blogspot.com/2009/06/encontro-com-diretoria.html

http://www.gremio.net/news/view.aspx?news_type_id=16&id=8149&language=0

http://www.gremiocopero.com/2009/06/08/encontro-com-a-direcao/


sábado, junho 13, 2009

As respostas aos questionamentos da Arena



A transparência é compromisso da gestão da Grêmio Empreendimentos e estamos dispostos a responder a todos os legítimos questionamentos.'
Adalberto Preis Presidente da Grêmio Empreendimentos


CORREIO DO POVO
PORTO ALEGRE, DOMINGO, 14 DE JUNHO DE 2009

A Arena passada a limpo

Durante a semana, o Correio do Povo publicou uma série de questões referentes à Arena, futuro estádio do Grêmio. Todas as questões são respondidas, neste domingo, pelo presidente da Grêmio Empreendimentos, Adalberto Preis. Uma novidade: a área do terreno da Arena, que seria de 4,9 hectares no Humaitá, bem menor do que no Olímpico (8,5 hectares), passa a ser um lote individualizado com uma área de 8,9 hectares, um pouco maior, inclusive, do que a área do Olímpico.

CORREIO DO POVO
PORTO ALEGRE, DOMINGO, 14 DE JUNHO DE 2009

As respostas de Preis

Adalberto Preis já atuou em quase todos os departamentos do Grêmio e hoje é o presidente da Grêmio Empreendimentos, onde ele e seus pares trabalham sem remuneração. Para quem ainda sonha com a arena sendo construída na área onde fica hoje o estádio Olímpico, Preis diz que os 'contratos foram celebrados em caráter irrevogável e irretratável'.

CORREIO DO POVO
PORTO ALEGRE, DOMINGO, 14 DE JUNHO DE 2009

Terreno maior

A arena do Grêmio seria construída num terreno de 4,9 hectares no Humaitá, bem menos do que o terreno do Olímpico, de 8,5 hectares. O projeto sofreu modificação e a área foi ampliada para 8,9 hectares. Segundo Preis, não há plano B. A arena sairá no Humaitá.


CORREIO DO POVO
PORTO ALEGRE, DOMINGO, 14 DE JUNHO DE 2009

‘Os direitos da publicidade de campo na arena pertencem ao Grêmio’

Durante cinco dias seguidos, o Correio do Povo publicou questões referentes à arena, o novo estádio do Grêmio. São questões polêmicas e que estão alimentando uma série de debates, muitos com a participação do presidente da Grêmio Empreendimentos, Adalberto Preis. O texto abaixo é de Adalberto Preis, que fez questão de responder a todas as perguntas. Para ele, 'a transparência é compromisso da gestão da Grêmio Empreendimentos'.

Antes das respostas, enfatizo que a transparência é compromisso da gestão da Grêmio Empreendimentos e que estamos dispostos a responder a todos os legítimos questionamentos da torcida gremista. Atendi a todos os convites recebidos de torcedores e associados nas últimas semanas, tendo realizado com eles diversos encontros, dentro e fora do Grêmio, nos quais houve liberdade total para perguntas, sugestões e críticas. No Grêmio, já participei em duas oportunidades, do Sábado do Associado, respondendo a todos os questionamentos, dúvidas e curiosidades. Não me cabe, porém, responder às perguntas de competência exclusiva do presidente do Grêmio.

Houve avaliação da área do Olímpico? Com o projeto de alargamento da vila Tronco até as margens do Guaíba esta área será valorizada.

A área do Olímpico vem sendo historicamente avaliada e reavaliada com pareceres técnicos para fins contábeis devidamente auditados. Pela informação constante de documentos do processamento do Projeto Arena, para o caso específico, foram obtidas avaliações informais da Construtora Goldsztein e da Imobiliária Lopes Dirani. Valor patrimonial de mercado, estático e contemporâneo. Os detalhes constam do parecer da Comissão de Patrimônio do Conselho Deliberativo. Complemento afirmando que o Grêmio, com a arena, vai receber maior valor patrimonial imobiliário e valor financeiro somados do que vai transferir. Mas, também, não vai receber nada gratuitamente, pois complementará o pagamento com ações e uso da marca Grêmio. Pelo reconhecimento de que ser parceiro do Grêmio, por si só tem um enorme valor, mercadológico e patrimonial.

Como o Grêmio vai retirar os gravames do Olímpico? Se o Grêmio não retirar os gravames em três anos (estipulado em contrato), o que acontece? Estes gravames serão pagos com os futuros direitos de televisão?

Existe um documento chamado 'cronograma de desoneração' mediante o qual, em três etapas anuais, até o ano de 2011, o Grêmio se obriga a desonerar os vários lotes que compõem o complexo Estádio Olímpico. Esse cronograma é de execução do clube e não da Grêmio Empreendimentos e, pelas informações que recebi, está em dia. Em garantia, foi concedida uma cessão fiduciária dos créditos da transmissão de TV. Estando em dia o cronograma, os valores serão liberados normalmente. Somente se o cronograma de desoneração não estiver sendo cumprido é que a parceira poderá usar recursos para atendimento do cronograma, mas sempre, e tão somente, para cumprimento de obrigações do Grêmio.


Por que o Grêmio não terá retorno financeiro com o entorno da arena?

Não há previsão contratual de participação do Grêmio no entorno da arena. O Grêmio, nas condições contratuais, receberá a arena com todas as respectivas dependências.


Por que o Banco Santander receberá 20% para intermediar o negócio?

O Banco Santander nada receberá do Grêmio.

Qual a função da Grêmio Empreendimentos?

A criação da Grêmio Empreendimentos é obrigação contratual para cumprir determinadas finalidades. Exercerá os direitos do Grêmio relativos à participação na gestão da arena. Atuará no acompanhamento e na fiscalização das obras. No funcionamento da arena, participará da cogestão mediante indicação de conselheiros para a Empresa Gestora. Participará do planejamento estratégico, dos planos anuais e dos orçamentos anuais dessa sociedade de propósito específico. Enfim, representará os interesses do Grêmio para serem geridos de forma técnica e profissional. Essa será a atuação mínima da Grêmio Empreendimentos. Poderá ter atividade mais ampla em atividades afins e conexas, matéria a ser definida na revisão do plano estratégico do clube previsto para o segundo semestre deste ano. Na ocasião, prevê-se, também, a elaboração de plano estratégico para a Grêmio Empreendimentos. Destaco ter passado a época dos 'achismos', do 'tive uma ideia genial' fora do contexto, dos movimentos desalinhados ou até contraditórios. Impõe-se uma visão sistêmica com a sinergia voltada para a realização dos objetivos prioritários alinhados à missão da Instituição. Enfim, com o uso de metodologia e de operação rigorosamente profissionais. Tão científicas quanto possível.

Qual a finalidade deste Conselho de Administração?

Competirá ao Conselho de Administração dispor sobre as matérias de que trata o artigo 142 da lei nO 6.404/76, a saber:
I – Fixar a orientação geral dos negócios da companhia; II – Eleger e destituir os diretores da companhia e fixar-lhes as atribuições, observado o que a respeito dispuser o estatuto; III – Fiscalizar a gestão dos diretores, examinar, a qualquer tempo, os livros e papéis da companhia, solicitar informações sobre contratos celebrados ou em via de celebração, e quaisquer outros atos; IV – Convocar a assembleia geral quando julgar conveniente, ou no caso do artigo 132; V – Manifestar-se sobre o relatório da administração e as contas da diretoria; VI – Manifestar-se previamente sobre atos ou contratos, quando o estatuto assim o exigir; VII – Deliberar, quando autorizado pelo estatuto, sobre a emissão de ações ou de bônus de subscrição; VIII – Autorizar, se o estatuto não dispuser em contrário, a alienação de bens do ativo permanente, a constituição de ônus reais e a prestação de garantias a obrigações de terceiros; IX – Escolher e destituir os auditores independentes.

Qual a relação hierárquica entre a direção do Grêmio e a direção da Grêmio Empreendimentos?
A Grêmio Empreendimentos será controlada pelo Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.


A Grêmio Empreendimentos existirá após a conclusão da arena?

Existirá. Com as funções antes mencionadas e as que o Grêmio clube decidir segundo o planejamento estratégico a ser revisado (clube) e elaborado (GE) no presente ano de 2009.


Juridicamente, uma empresa sem fins lucrativos (Grêmio) pode ser sócia de uma empresa com fins comerciais? O Grêmio perderá os benefícios fiscais?

Quando elaborado o plano estratégico do Grêmio (2003/2004), aprovado pelo Conselho Deliberativo (set./2004), previu-se a criação de empresas, pelo Grêmio, para atuação profissional no mercado, com abrangência ampla, sem prejuízo de especialização. Consequência dessa visão estratégica, na reforma do estatuto do Grêmio, ocorrida no final de 2004, foram incluídos o parágrafo único do artigo 2º prevendo a constituição pelo Grêmio ou a participação dele em associações ou sociedades e o artigo 65, XXV, que atribuiu ao Conselho Deliberativo a competência para autorizar. Tanto que muita gente se surpreendeu que não foi necessária uma emenda específica ao estatuto para autorizar a criação da Grêmio Empreendimentos. A autorização já havia sido incluída antecipadamente de forma genérica por essa visão estratégica dos nossos legisladores. O clube continua e continuará uma associação sem fins lucrativos. No Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense não há distribuição de lucros. Todos os recursos auferidos são destinados ao cumprimento das finalidades da Associação. Os conselheiros e diretores não são remunerados.


Por que a arena terá apenas 52.398 lugares se o Grêmio buscava o crescimento do seu quadro social? O espaço destinado à avalanche (9.488 lugares) em pé, é permitido pela Fifa?

O 'apenas' fica por conta de ideia / desejo que todos nós, como
torcedores, temos. Os técnicos que projetaram a capacidade levando em consideração a média passada de público, a projeção futura mediante simulações e a relação custo da obra benefício de retorno não consideraram que fosse 'apenas'. A capacidade, assim, baseou-se em critérios técnicos a fim de garantir o equilíbrio econômico-financeiro da obra e do futuro estádio. Ademais, esse número de lugares está baseado no modelo em que o estádio está, totalmente dotado de cadeiras. Somente exigidas para jogos promovidos pela Fifa. Nas outras partidas, nesse raciocínio, a capacidade poderá ser superior a 60 mil lugares. Percebe-se aqui, como a todo momento, no dia a dia, o dilema: seguir uma orientação amadora (nos melhores e nos piores significados da expressão) ou uma orientação profissional especializada?

Qual será o tratamento dado ao sócio patrimonial do clube? Este sócio patrimonial não deveria ser consultado?

Quanto à consulta, estatutariamente não havia exigência porque todas essas competências são do Conselho Deliberativo. Referente ao tratamento do associado, impõe-se que venha a ser o melhor, por razões óbvias. Já a política de sócios é de exclusiva atribuição e responsabilidade do clube por seus órgãos estatutários. A Grêmio Empreendimentos, nesse particular, será executora da política do clube e trabalhará em conjunto para que seja harmonizada a satisfação do associado com a busca dos melhores resultados para o empreendimento. Com a Grêmio Empreendimentos estruturada com profissionais altamente capacitados, é de prever-se que o Clube venha a ser subsidiado com dados e informações para a tomada de decisões. O Grêmio não pode errar na política de associados, devendo buscar harmonia entre as questões legais e as econômico-financeiras.


Os sócios pagarão ingressos para a OAS ou a vinculação do sócio será apenas com o Grêmio? As mensalidades sociais terão seus valores majorados? O Grêmio terá que bancar a diferença do ingresso do sócio à OAS? Público brasileiro, média: 24.144; público brasileiro estipulado arena: 32.503; o Grêmio vai ter que reembolsar a OAS pelo direito dos sócios (diferença de preço ingresso/mensalidade social)? Se o Grêmio receber um 'bônus' de R$ 3 milhões por ano para descontar com sócios, mesmo assim, o clube terá que reembolsar
a OAS?

As perguntas contêm afirmativas verdadeiras e equivocadas. Na falta de espaço para detalhamento, exponho o que está contratado sem aceitar comprometimento com nenhuma das múltiplas afirmativas das questões. Até para não derrapar na falácia da pergunta complexa. Então: ninguém ingressará gratuitamente na arena. Para assistir aos jogos ou a outros espetáculos, todos têm de pagar o preço do respectivo ingresso, conforme acordado na política de preços em vigor ou, mediante acordo prévio com o Grêmio, tenha o valor do ingresso reembolsado pelo Grêmio à superficiária/gestora do estádio. O Grêmio poderá conceder descontos especiais desde que reembolse à superficiária o valor equivalente ao desconto ofertado sobre o preço acordado na política de preços em vigor. O plano anual deverá conter previsão sobre os limites de concessão de tais descontos e sobre a forma de seu reembolso, que deverá se dar mediante compensação com o valor mensal do preço fixo a ser pago ao Grêmio no mês imediatamente posterior ao da concessão do desconto. O valor dos ingressos será fixado em cada plano anual.


Estacionamento terá 7.853 vagas, sendo apenas 300 do Grêmio, 400 vagas a menos que atualmente?


O Grêmio terá 314 vagas para uso exclusivo, independentes da política de locação da gestão do estádio. Nas demais vagas haverá as que são obrigação mínima (5.100), distribuídas entre arena, shopping center, hotel e centro de convenções. Pela alteração do lay-out, esse número poderá chegar a 6 mil ou até a mais. Esse tema está em estudos e em debate com os órgãos técnicos da prefeitura. A exigência da Fifa é de 7 mil vagas até 1.500 metros do estádio, incluindo-se vagas nas ruas. Nessa distância da arena, e por esse critério, calcula-se a existência de cerca de 10 mil vagas.


Há alguma cláusula de manutenção da arena?
Sim. Esta e tantas outras questões podem ser respondidas de forma extremamente simples: o orçamento anual da empresa gestora terá de ser aprovado pelo Grêmio. No caso específico, ainda há cláusula prescrevendo que, no final dos 20 anos, quando o Grêmio receberá a propriedade plena, concomitante à extinção do direito de superfície, a arena terá de ser entregue em perfeito estado, salvo os desgastes naturais.
Um ano antes de expirado o prazo de superfície, a superficiária deverá encomendar a realização de um laudo de avaliação das condições da arena para apresentar ao Grêmio, que deverá indicar as medidas eventualmente necessárias para deixar as instalações da arena em perfeitas condições de uso, ressalvado o seu desgaste natural. O Grêmio participará, também, da elaboração do planejamento anual, no qual serão previstas as recuperações necessárias para manter a arena, sempre, em perfeitas condições.

Se a OAS falir. Qual a garantia que o Grêmio tem em relação à arena?
Dever-se-ia perguntar que garantia o Grêmio tem em relação ao estádio Olímpico. Se ocorrerem problemas quanto à conclusão das obras da arena e o seguro de 'performance bond' não for suficiente, o Grêmio, simplesmente, não entrega a área do estádio Olímpico. E, adicionalmente, ficará comprometida toda a implementação do megaprojeto. Se o fato perguntado ocorrer após a entrega do estádio, simplesmente não terá nenhum efeito na gestão da arena a não ser que o controle da sociedade gestora passaria a ser da massa falida sob supervisão judicial. A hipótese é remota, mas não há nenhum impedimento de ser analisada ainda que em termos teóricos. Há outra hipótese, na qual, se houver um determinado atraso, poderá ser afastada a superficiária e contratada a conclusão com outrem. O importante, no caso, é que todas as precauções foram tomadas para que o empreendimento tenha sucesso.

Se a OAS não cumprir os prazos de conclusão da obra, há alguma multa contratual, alguma penalização? Há previsão de multas e até de rescisão. Se um funcionário da OAS morrer na construção da arena ou entrar na Justiça, o Grêmio tem resguardo jurídico ou entra como coparticipante?
Toda a responsabilidade é da superficiária. Haverá, também, obrigatoriamente, seguros. Além do 'performance bond', para garantir a continuação da obra, serão contratados os seguros com cobertura para acidentes de trabalho, riscos de engenharia e responsabilidade civil cruzada.
O Grêmio entrega a área do Olímpico com o estádio em pé, ou o ônus da demolição é do Grêmio?
O Grêmio não terá nenhum tipo de ônus ou de responsabilidade pela demolição do estádio Olímpico.

Se houver um show (receita da OAS) e, por algum motivo, uma pessoa morrer ou danificarem o estádio, o Grêmio participa das despesas?

Não. A responsabilidade será da gestora que, certamente, terá os adequados seguros, como terá no curso da obra.

O Grêmio pode usar o campo para treinar?

Observo nos contratos normas sobre o direito/obrigação de realizar os jogos na arena, mas nada sobre treinamentos, o que não exclui a possibilidade de serem agregadas disposições nesse sentido. O ponto, contudo, é secundário, pois projeto para que o clube não venha a necessitar desse campo para treinamentos.


A prioridade é do Grêmio ou dos shows? Ex. Show Madona (há uma antecipação na agenda de um ano).

O Grêmio tem o direito/obrigação de jogar na Arena. Tem, portanto, prioridade absoluta. O planejamento restante será também discriminado no plano anual no qual o Grêmio terá influência decisiva. A prioridade está expressa no contrato da seguinte forma:
A realização de partidas de futebol do Grêmio contempladas no calendário terão prioridade sobre outros eventos na utilização da arena.

Se o Grêmio perder o mando de campo, pagará multa para a OAS?

Se qualquer parte tiver culpa na transferência de jogo que deveria ser na arena, e não puder ser, terá de indenizar a outra parte nos termos previstos no contrato. Vale para os dois lados. De parte do Grêmio, a compensação seria à superficiária/gestora da arena, em cujo resultado o Grêmio tem participação com parte fixa e parte variável. Não seria para a OAS.

O Grêmio é obrigado a jogar um número mínimo de partidas na arena por ano, ou tem a liberdade de transferir um mando de campo como fez no Gre-Nal de Erechim?

Jogará na arena as partidas oficiais e amistosas, excetuando-se as amistosas a serem disputadas no estádio do adversário. Se, por conveniência, por vantagem econômica a superficiária e o Grêmio concordem que a realização de partidas não oficiais em local diverso da Arena seja mais vantajosa financeiramente em face da receita projetada com a realização das mesmas partidas na arena, poderá o Grêmio realizar tais partidas em local diverso da arena. Em tal caso, caberá à superficiária a totalidade das receitas da partida que lhe caberiam caso esta tivesse sido realizada na arena.

A publicidade interna da arena é administrada pela OAS? Um exemplo: o Internacional pode expor o seu site atrás do gol pagando mais à OAS ou o Grêmio terá poder de veto?

Os direitos de transmissão dos jogos, da publicidade de campo e de patrocínio da equipe pertencem ao Grêmio.

Por que o espaço do Memorial será de 680 m2 se hoje temos um Memorial com área de 850 m2 e troféus sem poder expor por falta de espaço?

O Memorial é um espaço de orgulho da nação gremista, representação de toda a nossa história, podendo ser até ampliado na arena com a disposição que o Grêmio terá de área para suas atividades.

Pode ser colocada energia solar no estádio? O clube economizaria não tendo esta despesa, podendo inclusive vender esta energia caso a legislação permita.

A Arena, por ser um empreendimento moderno, buscará valorizar ações ecológicas, o que pode incluir esta e outras ações que a tornem um estádio exemplar do ponto de vista ambiental.


Toda a receita de marketing é dividida com a OAS?

Peço desculpas para dizer que 'receita de marketing' é algo extremamente vago. Até porque, no correto conceito de marketing, os imediatos e principais resultados são imateriais, impalpáveis, relativos à imagem e à agregação de valor à marca no relacionamento com o cliente. A receita financeira é consequência não necessariamente vinculada ao setor de marketing de uma instituição. Aliás, corretamente, nem deveria ser. É que se confunde muito marketing com comercialização. Creio que fica muito claro dizer que as seguintes receitas continuam exclusivas do clube: transferência de atletas, quadro social, anúncios na camisa, patrocínio de material esportivo, transmissão de jogos, publicidade de campo. As receitas da empresa superficiária/gestora serão as de bilheteria, locações do estádio, restaurantes, quiosques, camarotes, cadeiras naming rights, enfim, as que digam respeito à arena propriamente dita. Dessas últimas sairão os pagamentos de preço fixo anual e do preço variável para o Grêmio.

O relatório da FGV é favorável à arena apenas para um cenário otimista (Libertadores e boas classificações em campeonatos). Além disso, a desoneração do Olímpico dar-se-á com o comprometimento dos valores de televisão dos próximos três anos?

A Fundação Getúlio Vargas, uma das mais conceituadas consultorias brasileiras, foi contratada pelo Grêmio em decorrência de uma demanda do Conselho Deliberativo ao presidente do clube. A consultoria realizou análise de cenários e concluiu que o projeto era viável. Mesmo em cenário desfavorável, o Grêmio arrecadará mais, líquido, do que arrecadaria com o Olímpico.

Por que não aceitar um plano B para o Olímpico e fazer um sistema de cotas para financiamento do projeto?

Todos os relatórios técnicos de consultorias independentes especializadas, nacionais e estrangeiras, indicaram como mais vantajosa a construção de um estádio novo, plano 'A', do que a reforma do estádio Olímpico, plano 'B'. Na ordem natural, 'A' vem antes de 'B'. Além disso, os contratos foram celebrados em caráter irrevogável e irretratável, substituindo todos os contratos e entendimentos anteriores.

Onde será a sede administrativa do Grêmio?

O Grêmio receberá áreas da arena para abrigar suas instalações administrativas, salas de reunião, área para a imprensa, vestiário, vagas de estacionamento, museu... Portanto, a sede será na arena.

Por que o parecer da comissão patrimonial do Conselho Deliberativo não foi levada em consideração já que esta comissão foi contrária ao projeto?

A informação é equivocada, pois o parecer da mencionada comissão deixa bem claro que não era contra a construção da arena. Declarou, inclusive, entender que essa construção seria um passo positivo gigantesco do Grêmio. Porém, estabeleceu algumas objeções. A principal delas era a questão da área do terreno que, segundo a comissão, seria de somente 4,9 hectares no Humaitá, bem menor do que no estádio Olímpico (8,5 hectares). Essa ressalva acaba de ser superada com a realização de novo lay-out para todo o empreendimento. Com o desmembramento da área em vários lotes a ser oportunamente realizado, o terreno da arena no Humaitá passa a ser um lote individualizado com uma área de 8,9 hectares, um pouco maior, inclusive, do que a área do estádio Olímpico.

quinta-feira, junho 11, 2009

"Fogo amigo"?

11.06.09

Perguntar não ofende, mas.....


Alexandre Aguiar*


O colunista esportivo do Correio do Povo Hiltor Mombach publicou até esta quinta-feira (11/06) trinta perguntas sobre a Arena e anuncia mais dez para amanhã. Informa em sua coluna, ainda, que as respostas do presidente da Grêmio Empreendimentos Adalberto Preis virão na edição de domingo.


Não estou entre aqueles que enxergam na imprensa um constante inimigo e preferem culpar o mensageiro e não a mensagem. Por isso, longe de criticar o jornalista, prefiro sugerir outras perguntas que podem garantir os necessários equilíbrio e transparência no tratamento do assunto.


São apenas duas perguntas. Duas. Nada de quarenta. Uma vez que os questionamentos não foram elaborados pelo jornalista, como leitor diário e fã do Correio do Povo, tenho a curiosidade em saber se o autor do longo e extenso questionário é a favor ou contra a Arena, sabendo-se que mesmo entre os gremistas há quem discorde da mudança de estádio.


Quem formulou o conjunto de perguntas demonstra conhecimento e, por óbvio, deve ter posição quanto ao Projeto. Se as perguntas partem de um torcedor preocupado em conhecer o projeto e que ainda não teve os dados necessários para formular opinião, o interesse é claro na informação. É dever do clube dar transparência às ações que pratica, o que me parece vem ocorrendo, e direito do torcedor questionar sobre fatos ou práticas que possam impactar profundamente o futuro do Grêmio.


Agora, se as perguntas, ao contrário, partem de alguém que já conhece o projeto e que teve oportunidade de vociferar sua oposição a ele no passado, o interesse deixa de ser puramente de informação e é razoável questionar se os objetivos não seriam de alimentar dúvidas e afetar a credibilidade do trabalho empreendido pela anterior e atual gestões.


Pessoas se movem por interesses, portanto conhecê-los é crucial para a formação correta da opinião.


Já a segunda questão é mais uma preocupação. São necessárias quatro colunas consecutivas para publicar o questionário inteiro. Quatro !!! Haverá espaço suficiente para todas as respostas. no total quarenta, e com o detalhamento exigido pelo questionário ? Diversos dos pontos abordados nas perguntas estão compreendidos na complexidade do projeto e várias das respostas não podem se resumir a uma ou duas linhas.


Perguntar não ofende, mas resposta pela metade não é resposta.

* O autor do comentário é entusiasta do Projeto Arena

publicação original em www.gremiosempre.com.br

domingo, junho 07, 2009

O JORNAL DOS VERMELHOS

Neste domingo aconteceu novamente. O jornal dos vermelhos publica várias páginas sobre o co-irmão. DO GRÊMIO?
Tornou atual, mais uma vez, o texto abaixo, que você lê clicando sobre o título.
Acho que está quase na hora de começar a fazer uma campanha para todos os gremistas cancelarem assinatura. O abuso não tem limite.

Do Grêmio ? ..

Do Grêmio ? Nada !!! Nadinha !!! Do Grêmio ? Nothing !! Not a single line. O Grêmio deve ser time das Ilhas Fiji porque no jornal localista, hiperlocalista e bairrista não mereceu uma nota sequer.

http://gremioimortal.blogspot.com/2009/05/do-gremio-nada-nadinha-do-gremio.html


Desfile do novo uniforme: vale a pena assistir




http://www.youtube.com/watch?v=P5ZEZJMKf0k

sexta-feira, junho 05, 2009

Grêmio: Líder dos dois Rankings: nacional e mundial

Entre os Clubes brasileiros o Grêmio é o primeiro colocado tanto na ranking mundial da IFFHS quanto no ranking da CBF

Grêmio é o time brasileiro melhor colocado no ranking da IFFHS

RANKING NACIONAL DOS CLUBES / CBF



quinta-feira, junho 04, 2009

Grêmio é o time brasileiro melhor colocado no ranking da IFFHS




Grêmio é o time brasileiro melhor colocado no ranking da IFFHS

Time gaúcho subiu para a 10ª posição e ultrapassou o São Paulo

Com a boa campanha na Copa Libertadores, o Grêmio assumiu, com 222 pontos, a 10ª posição no ranking da Federação Internacional de História e Estatística de Futebol (IFFHS), atualizado nesta quarta-feira, e ficou em primeiro entre os brasileiros. O São Paulo, com 199 pontos, na 15ª posição, é o segundo time do país melhor colocado. Logo atrás dos paulistas, com um ponto a menos, está o Inter.

Na primeira colocação do Ranking, dois times estão empatados. Com a vitória na Liga dos Campeões, o Barcelona chegou aos 315 pontos e divide a liderança com o Manchester United. O terceiro é o Chelsea, com 276.

Além de Grêmio, São Paulo e Inter, os outros brasileiros entre os 100 primeiros colocados são Cruzeiro, na 17ª posição, Palmeiras, na 38ª, e Fluminense, na 90ª.

SEGUE O LINK: http://www.iffhs.de/?10f42e00fa2d17f73702fa3016e23c17f7370eff3702bb1c2bbb6f28f53512

Pseudonovidade: notícia requentada. Só o futuro dirá

Terça-feira, Junho 02, 2009
Copa do Mundo
"No dia em que o Beira-Rio foi confirmado estádio da Copa de 2014, os jogadores do Inter entraram em campo para enfrentar o Avaí com uma camisa alusiva ao anuncio realizado nas Bahamas. No peito dos jogadores estava escrito: Beira-Rio, o estádio da Copa" (ClicRBS - 31/05/2009 | 20h56min)

Foi mesmo? Pela Fifa? Quem disse isso? o Blatter? de onde tiraram esta informação?

Procurei no site da Fifa e não achei nada.

Melhor confiar então na palavra de quem foi a Nassau, nas Bahamas, local do anúncio das sedes:

"Sentado ao lado do presidente da Fifa, Joseph Blatter, Teixeira também acabou com uma interrogação sobre a possibilidade de Porto Alegre receber jogos em dois estádios:

– Apenas um estádio por cidade será utilizado.

Embora o dirigente não tenha feito a indicação nominal, o estádio na capital gaúcha será mesmo o Beira-Rio, já que a Arena precisa ser erguida." (JOSÉ ALBERTO ANDRADE, Zero Hora, 01 de junho de 2009)

A afirmação de Ricardo Teixeira é estranha, não condizente com vários precendetes históricos em Copa do Mundo, como Buenos Aires em 78 (Nuñez e Almafitani); Barcelona, Madrid e Sevilla em 82, Cidade do México em 86 e Paris em 98.

A conclusão do repórter também não faz muito sentido. Haja visto o que ocorreu na Alemanha, na copa de 2006. A construção da Allianz Arena, em Munique, só foi decidida em outubro de 200, através de um referendo. E a inauguração se deu em maio de 2005.

Então, aparentemente, essa suposta confirmação partiu de Porto Alegre. Mas o mais curioso não é saber de onde, mas sim de quem partiu: José Fortunati, vice-prefeito e secretário especial do comitê porto-alegrense para a Copa do Mundo de 2014:

"O que pode acontecer com a Arena é: ou sediar os jogos também, ou ser um estádio suporte, para treinamentos. De qualquer forma, estaríamos agregando a Arena.

Mas para que não se criem falsas polêmicas, é bom deixar claro. O estádio oficial é o Gigante da Beira-Rio" (ClicRBS,01/06/2009 | 16h27min)



"Com aproximadamente 95% das obras concluídas, o estádio oficial da Copa é o Beira-Rio. Mas isso não impedirá que o Grêmio construa sua arena e coloque à disposição da FIFA. Porto Alegre será a única cidade a ter dois estádios com os padrões exigidos pela Fifa" (Correio do Povo, 2 de junho de 2009)

Fogaça e Fortunati, não só são torcedores do Grêmio (como lembrou o Mários Marcos de Souza) como também são conselheiros do clube. Esta informação é importante, tendo em visto o que dispõe o artigo 11 do regulamento geral do Grêmio, bem como o artigo 40 do estatuto:

REGULAMENTO
"CAPÍTULO V - Dos Direitos, Deveres e Penalidades
Seção II - Dos Deveres
Art. 11 – São deveres dos associados aqueles previstos no Estatuto e, supletivamente:
I – concorrer para que o GRÊMIO realize as suas finalidades;
II – exibir, quando lhe for solicitada, a carteira ou cartão de associado ou de conselheiro para ter ingresso nas dependências do GRÊMIO, ou para participar de qualquer reunião por este promovida;
III – pagar com pontualidade as contribuições pecuniárias, devidas ao GRÊMIO, sob pena de ter suspenso o ingresso em suas dependências e vedada a participação em suas reuniões sociais ou desportivas;
IV – não transferir a terceiro, mesmo que em caráter transitório, a título remunerado, documento hábil ao acesso nas dependências do GRÊMIO;
V – não permanecer em dependência do GRÊMIO diversa daquela a que tem acesso em razão de sua condição;
VI – não obter, para si ou para terceiro, por suas atividades no GRÊMIO, qualquer vantagem material, seja direta ou indireta;
VII – não divulgar ou utilizar, sob qualquer forma, informação sigilosa obtida em razão de sua condição de associado, Conselheiro ou Gerente;
VIII – não agredir moral ou fisicamente associado, Conselheiro ou Gerente;
IX – não causar prejuízo ao patrimônio do GRÊMIO.
Parágrafo Único – As obrigações dos associados persistem ainda que ele esteja exercendo o cargo de Conselheiro ou Gerente."

ESTATUTO
Seção VIII
Dos Direitos e Deveres dos Associados e dos Familiares Inscritos
Art. 40. São deveres dos Associados e dos Familiares Inscritos:
IX – zelar pelos bens móveis e imóveis do GRÊMIO e reparar, imediatamente, os danos a eles porventura causados, por si ou por seus dependentes.

Contudo o que foi dito desde domigo, gostei do que disse presidente da Grêmio empreendimentos, Adalberto Preis (apesar do pouco destaque dado):"A Arena deverá ficar pronta até dezembro de 2012, ou seja, bem antes da Copa, e como será um dos estádios mais modernos do mundo, acreditamos que a Fifa não ficará insensível diante da obra" (Uol, 31/05/2009 - 16h26)

Melhor ainda foram as declarações de Duda Kroeff quanto questionado sobre o tema: "construiremos a Arena mais moderna da América do Sul pro Grêmio jogar, pro torcedor do clube, pro associado do clube”

Postado por André Kruse às 10:14 PM

Reproduzimos para manter o registro. Se você quiser ler com todas as configurações originais (recomendamos) vá em www.gremio1983.blogspot.com

terça-feira, junho 02, 2009

Aqui, estranhamente, alguns "entendidos" o chamaram de perna-de- pau



No site da Fifa, ele é destaque

Abreu, el verdugo Celeste

(FIFA.com) Lunes 1 de junio de 2009

Pocos futbolistas en el mundo pueden jactarse de tener un buen registro histórico ante la selección brasileña. Y el uruguayo Sebastián Abreu, a los 32 años, es uno de ellos. El goleador de la Real Sociedad española ha enfrentado a los pentacampeones en dos oportunidades y, llamativamente, les ha marcado tres tantos, uno de ellos emulando a la definición de Zinedine Zidane en el penal de la final de la Copa Mundial de la FIFA Alemania 2006.

A días de una nueva edición del clásico sudamericano entre uruguayos y brasileños, el espigado delantero dialogó con FIFA.com acerca de su particular racha, los duelos históricos entre ambos equipos y el aspecto psicológico que prevalece cada vez que la Celeste sale a enfrentar a los reyes del fútbol mundial.

Señor Abreu, regresó al fútbol español a los 32 años y parece sentarle de maravillas. ¿Es así realmente?
En lo personal, el análisis es muy positivo. He anotado 10 goles en 17 partidos, lo que representa un buen promedio. Hay que tener en cuenta que llegué a un fútbol muy competitivo y con poco tiempo de adaptación. Estoy feliz: el entorno social y económico es bueno y la gente muy cálida. He tomado la decisión correcta.

¿Y con la selección uruguaya? ¿Qué balance hace del momento del equipo?
Estamos bien, y es la consecuencia de un proyecto serio y con continuidad como el que encabeza el Maestro (Oscar) Tabárez. Está dando sus frutos: las selecciones sub-17 y sub-20 se clasificaron a los respectivos mundiales en este año, algo que no sucede tan a menudo. Y nosotros seguimos el mismo camino con buen juego, equilibrio y recambio. Recibimos buenas críticas y ahora apostamos a escaparle a la repesca.

Ya han afrontado la repesca en las últimas dos eliminatorias, mismo puesto que ocupan actualmente. ¿Se siente más cerca o más lejos de la fase final de la Copa Mundial?
Estamos más cerca que en eliminatorias anteriores, aunque la tabla diga lo contrario. Por lo que expliqué anteriormente, el equipo está firme y con posibilidades. Eso sí, no tenemos lugar para equivocaciones. Sabemos que si ganamos cada partido, lo peor que puede pasarnos es mantenernos en la posición de repesca. Por eso hay que jugar con mentalidad ganadora cada final.

El 6 de junio enfrentarán a Brasil, nada más ni nada menos...
Si vemos la estadística, Uruguay siempre se prepara de manera excelente para este partido. A lo largo de la historia, hemos enfrentado a Brasil al tope de nuestra capacidad psicológica. Eso es clave a la hora de jugar al fútbol. Si se fijan en el último partido jugado en el Morumbí, pese a la derrota (1-2), todos opinaron que nunca habían visto a un seleccionado uruguayo jugar así en Brasil. En la Copa América de 2007 también demostramos amor propio y levantamos dos resultados adversos para igualar 2-2. Si mantenemos esos conceptos firmes, en algún momento venceremos.

¿Cómo se explica esa suba en el rendimiento de Uruguay cuando enfrenta a Brasil?
Viene de nuestros ancestros, que defendieron la camiseta celeste con hombría y orgullo. Los brasileños son más técnicos, pero el temperamento y el amor propio también juegan, ¿eh?. He visto videos de antiguos equipos uruguayos que nunca bajaban los brazos, y nosotros mamamos eso. Nos transmitieron ese orgullo. El uruguayo en ese aspecto es como el argentino, aunque nosotros tenemos menos marketing...

A usted le ha ido particularmente bien con los brasileños...
Sí, jugué en dos oportunidades y marqué tres veces. Hice el primer gol en el Morumbí, empaté la semifinal de la Copa América y después marqué el penal en la definición. Pero no es que me motive de forma diferente. A mí me ilusiona la posibilidad de ponerme la Celeste, el resto es yapa.

Acaba de mencionar aquel partido en la Copa América, en el que se lo vio llorar en el festejo de su gol. ¿Por qué tanta emoción?
Me arrodillé y no pude contener las lágrimas porque me vino toda la película de mi niñez a la cabeza. Cuando jugaba en el campito con mis amigos, siempre relataba y hacía como que le metía un gol a Brasil. Fue muy fuerte recordar todo eso en ese momento.

¿O sea que puede repetirse algo así?
No lo sé. Lo más importante, en caso de anotar, será festejarlo con todo el grupo. Los suplentes, el cuerpo técnico, los auxiliares, todos... Así entiendo el fútbol ahora que estoy maduro, aunque en Venezuela aquella noche me ganó la emoción.

¿Y la definición en el penal? ¿Cuándo tomó la decisión de picar el balón?
No es algo que se prepare previamente, sino que se elige en el momento. Uno tiene que analizar el momento psicológico del portero y del partido. No es lo mismo hacerlo a los 10 minutos de juego que en una definición. De todos modos, la adrenalina está en patear y ver que el balón va a la red, independientemente de la forma en que se haya ejecutado.

Algunos opinan que Brasil juega las eliminatorias a media máquina. ¿Coincide con esa afirmación?
No creo que sea así. Hoy sienten que tienen que dar un plus para mantenerse entre los primeros lugares. ¡Si hasta su entrenador ha recibido críticas! Me remito a lo que pasó en la ida que jugamos en el Morumbí: jugando así contra ellos ganaremos nueve de cada diez partidos. Y ese ya lo perdimos.

¿Ganar los 3 puntos implicarían un momento bisagra desde lo anímico?
Seguro, representaría vencer a un rival fuerte y directo, conseguir tres puntos que muchos creen que no vamos a sumar. Pero después, si no damos un batacazo en Venezuela, no habrá servido de nada.

Diego Lugano, su capitán, supo ser referente del Sao Paulo. ¿Cuánto influirá su ausencia por suspensión?
Cada jugador tiene lo suyo. En este caso hablamos de nuestro capitán y un hombre respetado por los brasileños. Pero tenemos futbolistas capaces de entrar y disimular esas ausencias. Por ejemplo, nuestro jugador diferente es Diego Forlán. Y cuando él no estuvo, igual pudimos reemplazarlo. Esperemos que sea la misma situación.

En una entrevista anterior, nos confesó que si pudiera elegir un equipo histórico de Uruguay para integrar sería el del Maracanazo de 1950. ¿Lo mantiene?
¡Claro! Por cómo se dio todo, hubiera sido hermoso vivir esa experiencia. Ir perdiendo 1-0 ante 200 mil brasileños, sabiendo que el empate los coronaba a ellos... esos monstruos le pusieron el pecho a las balas y lo dieron vuelta. Creo que nunca volverá a repetirse algo así. Si tuviera la máquina del tiempo, al menos como aficionado, iría a presenciar ese partido. Gracias a ellos, Uruguay es lo que es.


segunda-feira, junho 01, 2009

Porto Alegre no site da Fifa


Porto Alegre es considerablemente distinta de las demás capitales de estado brasileñas.

Porto Alegre

Desde el clima subtropical hasta las costumbres culturales, Porto Alegre es considerablemente distinta de las demás capitales de estado brasileñas. Fundada en 1742 por inmigrantes procedentes del archipiélago portugués de las Azores, la capital de Río Grande do Sul se convirtió en el destino de miles de inmigrantes llegados de Portugal e Italia, al igual que muchas otras ciudades brasileñas, pero también de otros países europeos, especialmente Alemania y Polonia.

Además, dado que el estado se encuentra en el extremo meridional de Brasil, los gaúchos, como se conoce a los habitantes de Río Grande do Sul, comparten características culturales con sus vecinos de Argentina y Uruguay, desde la música tradicional hasta la costumbre de beber mate, infusión que en esta región se denomina chimarrão.

Porto Alegre se encuentra en la ribera oriental del río Guaíba, justo en el punto donde convergen otros cinco ríos, que forman la enorme Lagoa dos Patos ('la laguna de los patos'). El más de un millón de árboles que cubren sus 497 kilómetros cuadrados de superficie hacen de Porto Alegre una de las ciudades más verdes de Brasil, pese a ser el núcleo de la cuarta área metropolitana más poblada del país, con unos cuatro millones de habitantes. Más de 1,4 millones de personas viven dentro de los lindes de Porto Alegre.

Las temperaturas en Porto Alegre son mucho más templadas que en la mayoría de las capitales brasileñas, con una media anual de 19,5ºC e inviernos fríos, en los que a lo largo de la historia se han llegado a registrar nevadas y temperaturas bajo cero. No obstante, las cuatro estaciones están claramente delimitadas y durante el verano las temperaturas pueden superar ampliamente los 35ºC. La capital de Río Grande do Sul también es famosa por registrar uno de los índices de desarrollo humano más altos del país.

Fútbol
El panorama futbolístico de la ciudad de Porto Alegre tiene dos caras: la negra y azul del Gremio Foot-Ball Porto Alegrense y la roja y blanca del Sport Club Internacional. Estos equipos se reparten el favor de los portoalegrenses y son dos de los clubes más importantes en la historia del fútbol brasileño.

Además de monopolizar la historia deportiva de Río Grande do Sul, Gremio e Inter suman varios títulos nacionales e internacionales. El equipo Tricolor ha conquistado el Campeonato Brasileño en dos ocasiones (1981 y 1996), la Copa de Brasil en cuatro (1989, 1994, 1997 y 2001), la Copa Libertadores en dos (1983 y 1995) y la Copa TOYOTA en una (1983). El Inter cuenta en sus vitrinas con tres títulos del Campeonato Brasileño (1975, 1976 y 1979), una Copa de Brasil (1992), una Libertadores (2006) y una Copa Mundial de Clubes de la FIFA (2006), entre otros.

Gremio e Internacional son dueños de dos importantes estadios con mucha historia y capacidad para más de 50.000 espectadores, separados entre sí por 2,5 kilómetros: el Olímpico Monumental y el Beira-Río, respectivamente. Sus canteras se encuentran también entre las más prolíficas de Brasil y de ellas han salido jugadores de la talla de Ronaldinho Gaúcho, Emerson, Renato Gaúcho (Gremio), Falcão, Taffarel y Alexandre Pato (Internacional).